A criação artística pode abrir espaços de liberdade, escuta e transformação.
Este eixo reúne projetos que colocam as mulheres no centro do processo criativo, valorizando as suas histórias, experiências e vozes. Através da dança, do vídeo, da performance e de metodologias participativas, procuramos criar contextos onde a arte se torna um lugar de expressão, dignidade e construção coletiva.
Criações participativas
Processos artísticos com mulheres
Vídeo-dança, Documentário, Curtas, Arquivos Vivos
Performance
Investigação sobre corpo, identidade e liberdade
DESENCADEADAS é um projeto de criação artística participativa que convida mulheres de diferentes idades, contextos e percursos de vida a transformar as suas histórias em movimento.
Através da dança, da improvisação, da voz e da escuta somática, criamos um espaço seguro onde cada mulher pode reencontrar o seu corpo como lugar de memória, expressão e liberdade.
Cada encontro é um laboratório de criação coletiva. Partimos de experiências reais — de coragem, vulnerabilidade, perda, resistência, cuidado, amor e transformação — para construir uma linguagem artística que emerge do corpo e da relação entre mulheres.
O projeto reúne mulheres da comunidade, mulheres migrantes, mulheres idosas e mulheres privadas de liberdade (reclusas no Estabelecimento Prisional de Odemira), criando pontes entre realidades que raramente se encontram, mas que partilham uma profunda humanidade.
DESENCADEADAS culmina na criação de uma videodança/documentário, onde as histórias individuais se entrelaçam numa narrativa coletiva sobre liberdade, pertença e transformação. Mais do que registar testemunhos, a obra procura revelar a força poética dos corpos que dançam aquilo que, muitas vezes, as palavras não conseguem dizer.
Cada participante é coautora deste processo. O filme nasce do encontro, da confiança e da criação partilhada.
Porque todas as mulheres guardam histórias.
E algumas histórias, quando encontram espaço para respirar, transformam-se em movimento.
2
0
2
5
Imagem de Julia Bjork @julia.bjork.ttt
2
0
2
6
Documentário - Videodança
em desenvolvimento...