Perguntas respondidas
- Como os Telescópios COSMOS são construídos?
O Telescópio COSMOS é construído artesanalmente, usando técnicas manuais divulgadas por uma comunidade internacionalmente conhecida como ATM (Amateur Telescope Making). Usamos canos de PVC, parafusos, madeira (MDF) e materiais comuns para construir a base e o tubo óptico. As oculares e os espelhos são adquiridos prontos. O focalizador e algumas das outras peças são fabricadas com impressora 3D. As peças da base de madeira são cortadas com CNC router, obtendo maior precisão e qualidade na montagem.
- Como funciona o Telescópio COSMOS?
O Telescópio COSMOS é do tipo refletor newtoniano. Este tipo de telescópio foi construído pela primeira vez por Isaac Newton (1643-1727), usando um espelho de metal côncavo e circular como elemento principal para ampliar as imagens. São chamados de Telescópios Refletores porque usam um espelho côncavo que reflete a luz e amplia a imagem, ao passo que os telescópios que usam lentes na frente do tubo são chamados de Telescópios Refratores, pois as lentes refratam a luz.
- O Telescópio COSMOS já vem ajustado e pronto para usar?
Sim! Os espelhos e as demais peças do telescópio são precisamente alinhadas e ajustadas. Este ajuste se chama colimação. A colimação é realizada em todos os telescópios COSMOS, e as posições dos ajustes dos parafusos e das porcas-borboleta que prendem os espelhos primário e secundário (localizados em ambas extremidades do tubo do telescópio) não devem ser alteradas para não descolimar o telescópio.
- O espelho do Telescópio COSMOS é parabólico ou esférico?
É esférico para os modelos até o diâmetro de 160mm, pois a relação focal deles permite que estejam dentro do limite para um espelho esférico sem apresentar aberração esférica perceptível e fornecerem uma imagem de qualidade excelente. Os telescópios com diâmetros acima de 160mm possuem espelhos parabólicos fabricados pelos reconhecidos e renomados ATM (Amateur Telescope Maker): Sebastião Santiago Filho e Roberto Fornaciari.
- O que dá para ver com os Telescópios COSMOS?
Consulte as descrições em cada modelo para saber o que é possível observar. Em geral, todos eles podem mostrar (em maior ou menor detalhes) as crateras e montanhas na Lua, anéis de Saturno, nuvens de Júpiter, luas principais de Júpiter, fases de Vênus, nebulosas, aglomerados abertos e globulares, galáxias e demais objetos do tipo Deep Sky (astros com baixa luminosidade como nebulosas, galáxias e aglomerados abertos e globulares são chamados de Objetos Deep Sky). Veja as fotos de alguns astros obtidas com eles, clicando aqui.
- Quantas vezes o Telescópio COSMOS consegue ampliar?
Depende da distância focal do telescópio e da ocular que você estiver usando. Para saber quantas vezes seu telescópio está ampliando, basta dividir dois números: a distância focal do telescópio e a distância focal da ocular. Por exemplo, se você estiver usando o modelo D114 F900, então a distância focal dele é de 900mm. Se você colocar a ocular de 4mm, então você terá um aumento de 225 vezes (pois 900 dividido por 4 é igual a 225). Se você colocar uma lente Barlow 2x junto com a ocular de 4mm, você duplicará o aumento, obtendo 450 vezes de ampliação. Porém, é bom lembrar que ao atingir aumentos cada vez maiores em qualquer telescópio, a qualidade da imagem diminui (também depende das condições da atmosfera).
- Qual é a ampliação máxima que o Telescópio COSMOS pode fornecer?
Depende do modelo do telescópio. Para saber qual é o limite prático que podemos ampliar ao máximo, basta multiplicar por 2 (ou 2,5) o diâmetro do espelho em mm. Esta regra vale para qualquer telescópio. Por exemplo, se você estiver usando nosso modelo Master, que possui um espelho de 200mm de diâmetro, então a ampliação máxima, na prática, será de 400 vezes de aumento (pois 200 x 2 = 400). No entanto, a qualidade da imagem sempre dependerá da situação da atmosfera na noite da observação, a qual poderá permitir apenas ampliações menores, ou, às vezes, poderá dar até maiores ampliações do que a máxima calculada.
- Dá para fazer fotos com o Telescópio COSMOS?
Se você usar um celular para fotografar, dá para fazer excelentes fotos da Lua com suas crateras e montanhas. Mas, para fazer astrofotografias de planetas e astros de céu profundo, é melhor você usar outro tipo de câmera, como uma CCD ou câmeras dedicadas para astrofotografias. Se você pretende fazer fotos de longa exposição, então é preferível que o tubo esteja montado numa Base Equatorial (a nossa base é Altazimutal) ou colocar seu telescópio COSMOS sobre uma Plataforma Equatorial. Consulte nossos Acessórios para saber mais sobre como adaptar celulares ou usar câmeras CCDs.
- Como é a buscadora do Telescópio COSMOS?
Usamos buscadoras ópticas reticuladas (o retículo é formado por duas linhas em cruzamento em forma de “x”). No modelo Master, a buscadora é de alta qualidade. Você pode preferir adquirir conosco um green laser (laser verde) que forma um risco no céu para facilitar o apontamento do telescópio no astro desejado.
- O Telescópio COSMOS é fácil de usar?
Sim, é bem fácil de usar, pois ele foi projetado para pessoas que desejam aprender Astronomia observando o céu. Ao passo que alguns vendem telescópios com o objetivo principal de ganhar dinheiro, o nosso objetivo principal é proporcionar satisfação para a pessoa ao observar um astro pelo telescópio que comprou. Muitas pessoas compram certos telescópios que são difíceis de montar e de mantê-los sem balançar, são difícies de alinhar, de apontar, focalizar, manter o acompanhamento e obter uma boa qualidade de imagem. O resultado é fatal e triste: a pessoa começa a achar muito difícil observar os astros e passa a não gostar mais da Astronomia. Por isso, fabricamos nossos telescópios COSMOS para a pessoa GOSTAR da astronomia, pois são rápidos de montar, fáceis de apontar e de acompanhar o astro, com movimentos suaves e sem vibrações indesejadas.
- É demorado para montar o Telescópio COSMOS para uma noite de observação?
Não, você monta seu telescópio em minutos. Sua base é prática e não necessita fazer prolongados e complexos alinhamentos, como nas bases equatoriais que possuem contrapesos e ajustes finos em relação ao eixo polar. A base dos telescópios COSMOS é do tipo mais simples possível, chamada de base Dobsoniana, que gira em 2 eixos: no Azimute e na Altura (ou Elevação). Por isso, é uma base Altazimutal.
- É fácil apontar o Telescópio COSMOS para um astro?
Sim! O apontamento do telescópio COSMOS é fácil porque a buscadora e a ocular de grande campo ajudam a localizar o astro desejado. Começando pela ocular de menor aumento e usando a buscadora ou o apontador laser, você localiza o astro desejado rapidamente. Com a prática, você fica cada vez mais rápido.
- É fácil acompanhar o movimento do astro com o Telescópio COSMOS?
Sim! Conforme a Terra gira, o astro vai saindo do campo de visão da ocular, e por isso, você precisa ficar fazendo o acompanhamento do astro, movimentando o tubo do telescópio periodicamente, para que ele se mantenha no campo visual. Devido ao projeto de construção da base do telescópio COSMOS, este acompanhamento fica fácil, pois possui uma movimentação suave e leve (tanto em Azimute quanto em Altura).
- São vocês que fabricam os espelhos?
Antes éramos nós. Mas o processo de fabricação é demorado e os pedidos de compras dos telescópios são muitos. Por isso, encontramos fornecedores de confiança e agora estamos adquirindo os espelhos prontos. Também adquirimos as lentes oculares de qualidade.
- Quem ensinou vocês?
O Sr. Lionel José Andriatto, um dos poucos ATMs (Amateur Telescope Making) do Brasil que mora em Bauru. O nome do Observatório de Astronomia da Unesp é em sua homenagem. Ele ainda continua nos ensinando. Seu filho, Anderson, também é um ATM e nos ajuda bastante.
- De onde vem os espelhos?
Eles vêm do mesmo fabricante que fornece para os telescópios comercializados de boa qualidade e das marcas de excelência no mercado internacional. No caso dos nossos modelos de telescópios com espelhos maiores do que 160mm de diâmetro, os espelhos são parabólicos e fabricados pelos reconhecidos e renomados Sebastião Santiago Filho e Roberto Fornaciari.
- A lente Barlow é de boa qualidade?
Sim, ela não é de acrílico, mas de vidro e é duplicadora, ou seja, é Barlow 2x.
- Posso ir buscar o telescópio em Bauru?
Pode. Basta combinar data e horário.
- Vocês postam o telescópio pelo correio/transportadora?
Sim, postamos. Neste caso, o telescópio vai dentro de uma caixa de madeira especialmente construída para proteger o telescópio durante o transporte.
- Vocês têm telescópios a pronta entrega?
Nem sempre. Dependemos da fabricação artesanal e manual. Por isso, consulte quantos telescópios finalizados temos em estoque. Costumamos fabricar os telescópios em lotes.
- Quais são as condições de pagamento?
Consulte nossos contatos.
- Ele vem com tripé?
Vem com uma base melhor do que tripé. É uma base de madeira que se chama Base Dobsoniana, que gira o tubo na horizontal e na vertical (azimute e altura, respectivamente). Um tripé ficaria muito instável e balançaria muito. Este tipo de base é muito mais precisa, estável e fácil de transportar, montar e apontar.
- Tem brindes?
Há a lente Barlow 2x de brinde na compra do telescópio. Podemos negociar mais brindes, caso você compre mais coisas!
- Pode comprar oculares adicionais?
Sim, temos uma ocular de 4mm que fornece as máximas ampliações do telescópio, mas a qualidade da imagem depende muito das condições da atmosfera. Se você comprar o telescópio conosco, podemos fazer um desconto no valor desta ocular. Temos também outras oculares com qualidades diferenciadas.
- Tem garantia?
Damos 1 ano de garantia para defeitos de fabricação. Mas não para acidentes ou problemas de uso ou falta de cuidados.
- Desde quando vocês estão fabricando telescópios para vender?
Desde janeiro de 2019 (mas, já construíamos telescópios há alguns anos antes de 2019, porém, sem vender).
- Quanto tempo dura um telescópio?
Se for bem cuidado, dura décadas!
- Vocês oferecem suporte técnico?
Qualquer dúvida pode entrar em contato conosco após a compra. Nosso diferencial é que oferecemos atendimento e assessoria pós-venda.
- Se o telescópio quebrar, vocês dão manutenção?
Sim, pode entrar em contato conosco que avaliaremos a manutenção e o valor da mão de obra e das peças.
- Em linhas gerais, quais seriam os comentários sobre os telescópios COSMOS?
Os telescópios COSMOS foram projetados para aqueles que não podem gastar muito dinheiro, mas desejam observar o céu com qualidade mesmo sem conhecer muito de Astronomia. Sem grandes complicações de montagem e alinhamentos demorados, os telescópios COSMOS foram idealizados para serem fáceis de montar e manusear. Os telescópios COSMOS são ideais para quem quer começar a observar os astros com maiores ampliações, após ter se familiarizado com o céu a olho nu e com binóculos.
Fabricamos artesanalmente os telescópios usando espelhos de fornecedores de boa qualidade e quantidade. Anteriormente, chegamos a fabricar os próprios espelhos, mas ficou impossível atender em tempo a grande demanda e a grande quantidade de pedidos. Por isso, colocamos na balança o tempo dispensado na construção, a quantidade demandada e a qualidade óptica para produzir telescópios numa quantidade que atendesse os interessados. Levamos em conta o valor do espelho, a confiabilidade do fornecedor internacional, a qualidade final do produto construído e o benefício final proporcionado para a comunidade interessada em iniciar nas observações astronômicas. Quanto aos espelhos maiores do que 160mm de diâmetro, devido às suas configurações de relação focal (f/D), são construídos pelo renomado e nacionalmene reconhecido Roberto Fornaciari, e são parabolizados adequadamente para atender as configurações de um telescópio deste porte.
As oculares básicas e a lente Barlow acompanhantes possuem lentes de vidro (não são de plástico) e fornecem boas imagens para os iniciantes a um preço acessível, resultando no melhor custo-benefício. O comprador dos telescópios COSMOS tem total liberdade em adquirir futuramente outras oculares mais caras (veja a nossa seção de Acessórios) que podem fornecer imagens de precisão com a qualidade exigida por astrônomos amadores que desenvolvem pesquisas.
Nosso objetivo é tornar a observação astronômica acessível a pessoas desejosas em realizar seu sonho de ter seu próprio telescópio num preço justo e no melhor custo-benefício!
Veja as imagens e fotos (clique aqui) que as pessoas conseguiram fazer com alguns modelos dos telescópios COSMOS.
Até o momento, já foram mais de 100 telescópios entregues, com muitos elogios, agradecimentos e satisfação.
Resumindo: o Telescópio COSMOS é “Fantástico para quem quer começar!”
(texto produzido com base no comentário encontrado em: https://www.facebook.com/reginaldo.dasilva.1420)