Encontro de Teatro 2026
13.ª Edição do Encontro de Teatro reúne companhias de Mondim de Basto, Ovar e Idanha-a-Nova
O Teatro Amador de Pombal promove, nos próximos dias 09, 10 e 11 de janeiro, o seu décimo terceiro Encontro de Teatro, sempre com o objetivo de apresentar o trabalho artístico de grupos teatrais, com quem tem vindo a desenvolver parcerias culturais.
Para esta edição, convidamos três companhias: TAM, de Mondim de Basto, Contacto, de Ovar e Ajidanha, de Idanha-a-Nova.
Logo no arranque, na sexta-feira, às 21h30, o Teatro Artístico Mondinense apresenta “3 Marias”, um espetáculo em que três mulheres portuguesas, de três gerações diferentes, cruzam-se numa empresa de limpezas na Suíça. Entre baldes, esfregonas e gargalhadas, partilham sonhos, desilusões e segredos que as unem mais do que o sangue. “3 Marias” conta com a interpretação de Nelson da Silva, Rui Reis e Tiago Pires.
No sábado, também às 21h30, a Contacto - Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar apresenta “Um inimigo do povo”, uma abordagem a temas como a manipulação da opinião pública, a corrupção, a hipocrisia e o poder da maioria sobre a minoria. Questiona a validade da democracia quando a opinião pública é facilmente manipulada e quando os interesses económicos prevalecem sobre a saúde pública. O texto é de Henrik Ibsen e a encenação de Pedro Damião.
Para encerrar, no domingo, às 17h00, é a vez da Ajidanha subir ao palco para apresentar “O Torcicolo”, um espetáculo em que entre o ver e o obedecer nasce o torcicolo: um erro de geometria, uma falha moral, uma pequena revolta anatómica. O país tenta curar-se da inclinação, mas há músculos que se recusam a alinhar. E talvez seja aí, nesse leve desvio do pescoço, que comece a liberdade. Uma encenação de José Carlos Garcia.
Todos os espetáculos acontecem no Teatro-Cine de Pombal, o acesso é livre, sendo o espectador quem define o preço do bilhete, de acordo com as suas expectativas e possibilidades.
O Encontro de Teatro de Pombal é uma organização do Teatro Amador de Pombal, que conta com o apoio do Município de Pombal e da Junta de Freguesia de Pombal.
Breve historial do Encontro de Teatro
O Teatro Amador de Pombal promove anualmente, desde 2014, um encontro de teatro, onde procura dar a conhecer o trabalho artístico desenvolvido por grupos teatrais com quem tem vindo a desenvolver parcerias culturais. O Encontro de Teatro carateriza-se, também, pela oferta diversificada de linguagens teatrais que, assim, procura alcançar várias faixas etárias, desde os três anos em diante, proporcionando uma alargada experiência cultural.
Esta troca e partilha de conhecimentos realiza-se no Teatro-Cine de Pombal, em janeiro e tem a duração de três dias (sexta, sábado e domingo).
Ao longo de treze edições, para além das criações do TAP, o público teve a oportunidade de assistir a trabalhos realizados pelas seguintes companhias: Ajidanha (Idanha-a-Nova), Ángel Fragua (Vila Real), Gambuzinos com 1 pé de fora (Benedita), Historioscópio (Porto), Cia Teatral Proscênio de Limeira-SP (São Paulo – Brasil), ESTE (Fundão), Leirena (Leiria), O Nariz (Leiria), Companhia de Teatro Pouca Terra (Entroncamento), Zé Mágico (Covilhã-Viseu), Marionetas da Feira (Santa Maria da Feira), ACERT (Tondela), ADAC (Charneca-Pombal), Teatro experimental da Camacha (Camacha – Madeira), Aquella Companhia (Vila Real), Talvez às Quatro (Angra do Heroísmo – Açores), 1Nó (Mondim de Basto), Teatro Apollo (Ourém) e GATERC (Esposende), TAM (Mondim de Basto) e Contacto (Ovar).