Links

Para comprar:

Compre no site da editora, na Amazon, Saraiva ou na Cultura.

Livros sugeridos:

Técnicas de pesquisa:

AVILA BERNI, D. DE. Técnicas de pesquisa em economia: transformando curiosidade em conhecimento. Abrangente e divertido, deveria ser o livro texto para os envolvidos em pesquisa em Economia.

ELTON, G. R. The practice of history. Classicão. Um historiador de verdade escrevendo sobre o seu ofício. Mesmo não sendo da área, eu recomendo.

ECO, U. Como se faz uma tese. Pega bem colocar na bibliografia, mas é bem careta e meio anacrônico. Contudo, como até lista de compras do Umberto Eco é bem-escrita, vale a pena ler.

LUKER, K. Salsa dancing into the social sciences: Research in an age of info-glut. O primeiro grande livro pós-internet de pesquisa em Ciências Sociais. A autora é uma demógrafa que, depois, foi para a sociologia. O livro serve para todos.

Escrita:

GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. O livro tem mais edições do que a Bíblia (e é bem mais útil). Tudo o que você gostaria e não gostaria de saber para escrever bem em português.

MCCLOSKEY, D. N. Economical writing. Prospect Heights, IL: Waveland Press 2000. A Deirdre tem a melhor prosa que a Economia já viu e elaborou um breve guia de escrita útil não só para economistas, mas também para seres humanos.

Livros muito profundos mesmo:

ADAMS, D. O guia do mochileiro das galáxias. Rio de Janeiro: Sextante, 2004. Filosofia disfarçada de livro de humor e ficção científica. Não veja o filme.

FEYERABEND, P. Contra o método. São Paulo: Editora da Unesp, 2007. O autor foi orientado pelo Popper, mas – talvez por isso mesmo – virou o anti-Popper. Anarquista, malucão, ele não deixa pedra sobre pedra no castelo da ciência. Recomendado para que você mantenha o ceticismo em relação à pesquisa científica. Só não leve ao pé da letra.

POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 2001. Coisa para filósofo, mas vale a pena encarar para você ver se gosta mesmo do assunto.

SAGAN, C. O mundo assombrado por demônios. São Paulo: Companhia da Letras, 1996. Bela defesa da ciência contra os bárbaros pelo autor que, através da série de TV Cosmos, fez uma geração de moleques se interessar por Biologia e Astronomia.

Sites e softwares

LaTeX: distribuição proTeXt e o table generator, para facilitar a sua vida;

Software estatístico R: R e Rstudio;

Gestão de referências bibliográficas: Zotero e os estilos ABNT

Periódicos

O site que você deve usar se estiver na universidade: Periódicos Capes;

Site ilegal (que você não deve usar!!!!): http://sci-hub.cc/