A pressão alta é uma condição médica aguda e, se não for verificada a tempo, pode ser fatal.
Na pressão alta, a pressão nas paredes arteriais aumenta, fazendo com que o coração trabalhe mais para bombear o sangue através dos vasos sanguíneos.
A pressão alta é também conhecida como hipertensão ou hipertensão arterial.
Tem duas condições, ou seja, pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica.
Quando o coração se contrai, a pressão exercida pelo sangue ao bombear nos vasos sanguíneos é maior; essa contração é conhecida como pressão arterial sistólica, e quando o coração se expande, a pressão exercida pelo sangue é menor e é chamada pressão arterial diastólica.
Diz-se que uma pessoa que tem uma pressão sanguínea de 120/80 mmHg (sistólica / diastólica) tem uma pressão sanguínea normal, enquanto que a pressão sanguínea acima de 140/90 mmHg é denominada pressão sanguínea alta.
Na hipertensão, os sintomas geralmente passam despercebidos e não há sintomas visíveis, antes que seu coração seja literalmente atacado por um derrame implacável.
Por isso, é conhecido como o "assassino silencioso".
Embora seus sintomas passem despercebidos, o sintoma mais comum é a dor de cabeça.
As pessoas sempre associam dores de cabeça com pressão alta. São os dois relacionados entre si? Vamos descobrir.
Cerca de 90% das dores de cabeça (cefaleia tensional) são causadas devido ao estresse, mas, de acordo com estudos e pesquisas feitos séculos atrás, acredita-se que as fortes dores de cabeça tenham sido um sintoma importante da pressão alta.
No entanto, não se pode garantir que qualquer outra pessoa que tenha uma dor de cabeça em algum momento ou outro tenha pressão alta; no entanto, a ocorrência freqüente de dores de cabeça é definitivamente um sinal de pressão alta.
A maioria das dores de cabeça se origina dos vasos sanguíneos nos tecidos abaixo do crânio.
Nesses vasos sanguíneos, um fenômeno chamado auto-regulação (um processo que permite que os órgãos determinem seu próprio suprimento de sangue) é causado devido ao aumento da pressão arterial.
Este processo fisiológico provoca constrição dos vasos sanguíneos, que é uma das principais razões para dores de cabeça.
Segundo estudos antigos, a dor de cabeça é o principal sintoma da hipertensão; ao contrário, as pesquisas recentes afirmam que a pressão alta provoca menos dores de cabeça.
No entanto, esses dados, além de serem recentes, são observados apenas em um percentual menor de pessoas e ainda precisam de tempo para serem confirmados.
As dores de cabeça de manhã são causadas principalmente devido à falta de sono, posição de dormir imprópria e estresse.
Outra razão simples pode estar relacionada a um parceiro que ronca!
As dores de cabeça junto com pressão alta são comuns em alcoólatras.
É comum que o estresse, dores de cabeça, depressão e pressão alta andam de mãos dadas.
Se você está tendo dores de cabeça freqüentes, então você deve verificar a sua pressão arterial.
Cefaleias e enxaqueca são dores de cabeça severas que se repetem durante um período de tempo.
E ocorrem devido a anormalidades nos nervos faciais.
Eles são como a enxaqueca, em que o ataque pode durar alguns minutos a algumas horas.
Também são causados por a alergias, estresse, fumo e consumo de álcool excessivo.
Os efeitos da enxaqueca podem piorar devido a um aumento na pressão arterial.
Cerca de 8% das mulheres grávidas sofrem de hipertensão juntamente com dores de cabeça.
Os médicos aconselham um exame de rotina de pressão arterial após 20 semanas de gravidez.
Isto porque, após seis meses de gravidez, uma mulher grávida bombeia um litro de sangue a mais todos os dias, o que provavelmente aumenta a pressão arterial; sendo a dor de cabeça sendo um dos sintomas.
Essa pressão alta pode afetar a saúde do bebê. E se as dores de cabeça são graves e recorrentes, seguidas por vômitos e visão turva, então você deve procura o médico.
A hipertensão pode ser uma causa de dores de cabeça graves, mesmo em bebês e em crianças mais velhas, e está associada à fadiga, hemorragias nasais, paralisia facial e visão turva.
Em bebês e recém-nascidos, a hipertensão pode causar dificuldade em respirar, falta de energia, irritabilidade e convulsões.
A hipertensão maligna é uma forma grave de pressão alta que danifica os revestimentos internos dos vasos sanguíneos, causando a falência de órgãos.
Os olhos, juntamente com os rins e o cérebro, são os órgãos mais suscetíveis.
A hipertensão maligna pode causar inchaço do nervo óptico atrás do olho, o que causa cegueira.
Dor de cabeça severa é um sintoma principal de hipertensão maligna.
Foi observado durante décadas que pessoas com pressão alta sofrem de dores de cabeça severas com muita frequência.
Mas o fato de que todas as dores de cabeça matinais e dores de cabeça são causadas devido à hipertensão está incorreto.
Na maioria das vezes, as causas da dor de cabeça podem não ser graves, pode ser devido a razões simples, como desidratação ou ficar com fome por um longo tempo.
De acordo com os médicos, as dores de cabeça comuns podem não ser devidas à pressão alta, pois há muitos outros fatores que podem estar causando isso.
Por fim, se você está sentindo regularmente fortes dores de cabeça e tontura, juntamente com náuseas, você deve consultar um médico o mais rapidamente possível.