ALAGOAS EM AÇÃO
Conheça movimentos abraçados pelo Sururu Valley em Alagoas.
Em março, foi iniciado o processo de implementação da metodologia de desenvolvimento de ecossistemas de inovação, mapeando os atores e rodando o diagnóstico do grau de maturidade em três ecossistemas simultaneamente: Maceió, Agreste (Arapiraca, Palmeira dos Índios e Batalha) e Sertão (Delmiro Gouveia, Piranhas e Santana do Ipanema).
Após dois meses de mapeamento, em junho de 2020, os primeiros workshops de inovação em cada um dos três ecossistemas foi realizado e foram validados os graus de maturidade de Maceió como em estruturação e Agreste e Sertão como inicial. Depois desse momento foi construído um plano de intervenção compartilhado por todos os atores do ecossistema, e também foi realizada a organização para materialização do plano desenvolvido.
Esse trabalho está voltado ao fortalecimento de redes de cooperação a partir da quádrupla hélice (sociedade/ governo/ Universidades/ Comunidade empresarial) focadas na promoção do fluxo da inovação, do conhecimento, da criatividade e do empreendedorismo a fim de desenvolvermos os territórios em que os ecossistemas estão inseridos por meio da economia da inovação representada pela transformação digital, empreendimentos criativos, startups, negócios de impacto social e ambiental, e cultura da inovação e do empreendedorismo.
O Sebrae atua como promotor e articulador desses ecossistemas na capital, Agreste e Sertão do Estado. Nos últimos dois anos a instituição trabalhou na construção de planos de intervenção compartilhados, no fortalecendo de incubadoras de negócios, além de apoiar programas e projetos voltados à aceleração do processo de inovação em empresas, governo, academia e sociedade, ampliando as trocas de conhecimento de modo digital, democrático e escalável.
Em paralelo ao trabalho com o ecossistema de inovação, montou-se um grupo de trabalho com as quatro incubadoras de Maceió (INCUBAL, UNITEC, INOVIFAL E IET) onde foram redesenhados seus processos de incubação, afim de que estejam melhor preparadas para receber as micro e pequenas empresas de potencial inovador.
Além disso, continuou-se com a participação ativa nos grupos gestores dos principais editais de subvenção do estado (Centelha, Tecnova 2), participando do processo decisório, acompanhando o andamento dos projetos e realizando contratações para a sua materialização.
Também permanecemos como ponto de contato e ativação de editais contínuos como o edital de inovação para a indústria e Iniciativa Embrapii (destacamos que em maio, com o apoio do Sebrae, o Centro de Inovação Edge da UFAL foi credenciado como polo em Alagoas, trazendo benefícios como projeção nacional do instituto). Agora no final do ano, promovemos a convergência de esforços com nossos parceiros para divulgação maciça do edital nacional Catalisa, onde temos a possibilidade de conduzir a transformação de pesquisas acadêmicas de mestrandos e doutorandos em empresas de base tecnológica.
Houve também a participação ativa do Sebrae na proposição de projetos para editais. Esse ano foram propostos dois projetos para o edital Digital.br da ABDI, juntamente com a Prefeitura Municipal de Maceió, SECTI, IEL, FIEA e UFAL. O foco do edital era estimular e fomentar políticas públicas, programas e projetos voltados à transformação digital de empresas. Houve aprovação na primeira fase de ambos os projetos, mas no resultado final para obtenção de recurso, apenas o projeto "Construção Alagoas em Rede” foi selecionado, ficando na oitava colocação.
Baixe o relatório da Implementação da Metodologia ELI em Alagoas na página Sala de Aula, Conteúdo Extra.
Clique aqui e saiba mais.
Surgiu com o propósito de destacar as habilidades profissionais do nosso povo, dos alagoanos, nascidos aqui ou que adotaram nosso estado como seu, de coração.
Essa plataforma foi desenvolvida com muito afinco por integrantes do ecossistema empreendedor alagoano, que diante dos avanços tecnológicos e culturais compreenderam o desenvolvimento do mercado e a necessidade de conectar bem as oportunidades e o potencial humano que Alagoas tem.
Aqui você pode se cadastrar e ser apresentado como um Talento Alagoano na sua área de atuação e especialidade, ou publicar oportunidades para atuação dos nossos talentos. Nosso intuito é tornar esse processo mais simples e acessível, através da busca em cada perfil e o contato disponibilizado.
Clique aqui e saiba mais.
Somos o Instituto Mandaver, uma Organização Social (OS), sem fins lucrativos que atua na promoção de cidadania através de ações de assistência e empreendedorismo social. Nossos eixos de atuação para com a comunidade são oficinas de cultura, esporte e qualificação profissional, sendo assim uma propulsora de geração de renda para diversas famílias. Desta forma, atuando significativamente na transformação social do bairro do Vergel do Lago, localizado na cidade de Maceió, estado de Alagoas.
O Instituto Mandaver nasceu em 2015, através do sonho de transformar a realidade do bairro do Vergel do Lago e a vida de seus moradores. Foi nas margens da Lagoa Mundaú, conhecida pela extração do sururu, que é patrimônio cultural de Alagoas, que originou o Instituto. Este, foi idealizado pelo líder social Carlos Jorge, que já realizava trabalhos comunitários no local e tinha o sonho de mudar a realidade sociogeográfica da região, tornando o Vergel um dos lugares mais inovadores e empreendedores do estado.
Clique aqui e saiba mais.
Uma organização social que atua dentro de estratégia de rede, em periferias e favelas. Nossos projetos estão focados em esporte e cultura para crianças e adolescentes e qualificação profissional para jovens e adultos, sendo um motor de geração de renda para famílias, inclusive egressos do sistema penitenciário. O Gerando Falcões tem um modelo de gestão inspirado nos mecanismos de administração da Ambev, com metas, indicadores de performance, rituais de gestão, plano de carreira e gratificação para os colaboradores. Temos como princípio equilibrar um propósito incendiador, que nos move para a frente, com capacidade de gestão e busca de resultados a longo prazo.
Clique aqui e saiba mais.
E-mail: sururuvalleyoficial@gmail.com