Rua Dezenove, 54 - Corcovado, Melo Viana - Esmeraldas - MG, CEP 32818-365
Os benefícios da jardinagem vão muito além da beleza estética. Jardins floridos e hortas bem cuidadas fazem bem ao olhar. Mas não é só isso. Estudos comprovam que ter um jardim em casa possui fins terapêuticos.
A redução da depressão e da ansiedade são apenas algumas vantagens de mexer com plantas. Confira outros benefícios da jardinagem:
Curiosidades sobre a jardinagem
A prática de mexer na terra, seja para embelezar jardins ou para produzir o próprio alimento, é milenar. No Egito antigo, por exemplo, a atividade era utilizada para promover a conexão entre as pessoas e com a natureza. Além disso, durante os séculos 18 e 19, a jardinagem foi utilizada como terapia clínica.
Inclusive, um dos fundadores da psicologia moderna, Benjamin Rush, apostava nessa prática para alcançar efeito curativo em seus pacientes. Mais tarde, jardins e estufas estavam presente em unidades de reabilitação para tratamento dos veteranos de guerra.
Atualmente, o conceito de horticultura terapêutica, incluindo a jardinagem, é uma prática comum no mundo todo. Em países ocidentais, onde o número de idosos está crescendo, as hortas terapêuticas são oferecidas como apoio a esse público.
Um artigo publicado na Science Direct mostrou que uma dose de jardinagem duas ou três vezes por semana aumenta a sensação de bem-estar. Para chegar a essa conclusão, a Sociedade de Horticultura do Reino Unido entrevistou 6 mil pessoas.
No entanto, esse estudo não é o único. Pesquisadores da Universidade de Princeton constataram que a jardinagem doméstica proporciona altos níveis de felicidade. Muito maiores do que sair para jantar ou andar de bicicleta.
Fortalece o sistema imunológico: praticar jardinagem, ao ar livre, favorece a exposição à luz natural e à vitamina D. Assim, o organismo cria resistência às doenças crônicas.
Alivia sintomas de asma, alergias e psoríase: a presença de uma bactéria no solo alivia sintomas de doenças comuns ao sistema imunológico enfraquecido;
Fornece senso de propósito: promover sensação de valor e propósito é outro benefício da jardinagem. Afinal, há envolvimento, dedicação e resultados concretos do esforço aplicado. Cuidar e nutrir plantas aumenta o nível de bem-estar.
Contribui para a boa forma: praticar jardinagem é fazer exercício físico. Atividades como capinar, cavar, cortar grama e remover ervas daninhas queimam cerca de 650 calorias. Ao fim, os benefícios da jardinagem têm reflexos até na qualidade do sono.
Como podemos ver, a jardinagem traz muitos benefícios para o indivíduo. É uma atividade prazerosa, terapêutica e muito importante para o bem-estar físico e mental.
Entre os principais benefícios da jardinagem podemos destacar:
Promove atenção ao tempo presente: escavar, podar ou remover ervas daninhas faz com que deixemos as preocupações de lado, mantendo o foco no aqui e agora;
Aterramento e fortalecimento das conexões: reconecta nossas raízes como ser humano e aumenta nossa conexão com a natureza;
Reduz o estresse: um dos principais benefícios da jardinagem é aliviar o esgotamento físico e mental;
Reduz o risco de Alzheimer e demência: a jardinagem melhora a função cerebral, ativa a concentração e a memória;
Contate-nos
31 99927-0533