NORMAS PARA FORMATAÇÃO DO ARTIGO

Para a redação do seu resumo e artigo, elencamos aqui algumas normas técnicas da  ABNT que devem ser observadas e seguidas na organização do texto que será  apresentado no atual Seminário Studia Brasiliensia, do  grupo de pesquisas Studia Brasiliensia (CNPq). 

a-Normas para a redação do resumo a ser enviado aos pareceristas para aprovação  e também para a comunicação no Seminário: 

1-A proposta de resumo para a comunicação deve conter entre trezentas e quinhentas  palavras, incluindo até cinco palavras-chave. 

2-O resumo e palavras-chave devem ser justificados, fonte Times New Roman, tamanho  12, espaço 1,5.  

3-Formatação: O resumo deve ser apresentado em formato eletrônico (.doc ou .docx)  com a página configurada no tamanho de papel A4. As margens superior e esquerda  com 3 cm, inferior e direita igual a 2 cm, na forma “retrato”. 

4-Deve conter breves informações sobre o tema do artigo, objetivos, de forma  dissertativa, em um único parágrafo em português, com o mínimo de trezentas e o  máximo de quinhentas palavras e ser seguido imediatamente pela apresentação das  palavras-chave (no mínimo três e no máximo, cinco palavras), separadas entre si por  ponto e vírgula (;) e seguidas por inicial maiúscula. 

b-Tendo sido aprovado o resumo enviado pelo proponente, caso tenha interesse em  publicar o artigo completo, eis a normas a serem seguidas: 

1-O resumo do artigo final deve conter breves informações sobre o tema do artigo,  objetivos, de forma dissertativa, em um único parágrafo, com o mínimo de duzentas e o  máximo de trezentas palavras e ser seguido imediatamente pela apresentação das  palavras-chave (no mínimo três e no máximo, cinco palavras), separadas entre si por  ponto e vírgula (;) e seguidas por inicial maiúscula. Devem ser justificados, fonte Times  New Roman, tamanho 12, espaço 1,5. 

2-O corpo do artigo contenha, no mínimo, sete mil e, no máximo, nove mil palavras,  incluindo as referências bibliográficas, notas e citações no texto conforme as normas  vigentes na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas / UFTM, 2019, p. 79- 87). 

3-Título e subtítulo principal do artigo são centralizados, os demais subtítulos, alinhados  à esquerda com parágrafo de 1,25 cm, além de uma linha em branco antes e depois,  redigidos em português, inglês e espanhol. Os títulos em língua estrangeira devem estar  em itálico. 

4-Deve ser utilizada a fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 entre linhas  em todo o texto, parágrafo de 1,25 cm, alinhamento justificado, exceto o título. A  numeração da página deve constar à direita na parte superior da folha, em algarismos  arábicos. 


5-Elementos constitutivos do texto:  

5.1 - Introdução: Deve ser clara e breve, contendo o problema estudado, os objetivos do  trabalho bem como a metodologia utilizada; apresentar o contexto o qual será discutido  no artigo; descrever o problema que tentará solucionar e explicitar a hipótese; 

5.2 - Desenvolvimento: Também deve ser claro e objetivo, com exposição detalhada e  bem elaborada do objeto em seções e subseções que facilitem a compreensão.  

5.3 - Conclusão: Deve apresentar, a partir do suporte teórico utilizado, análise dos  objetivos e outras possibilidades para solução do problema, conclusões a respeito das  questões de pesquisa e hipóteses. 

5.4 - Citações direta e indireta com recuo (10 cm), usando-se a mesma fonte e tamanho  10.  

5.5 - Citações direta e indireta com original em língua estrangeira sem tradução pública  deve trazer o texto original em nota de rodapé. Sendo citação em recuo (10 cm),  usando-se a mesma fonte e tamanho 10.  

5.6 - As citações seguirão o padrão (BOSI, 1988, p. 31). 

5.7 - Notas de rodapé: Elas devem ser digitadas no pé de página, reiniciando numeração  a cada página, com mesma fonte e tamanho 10. 

6.0 - Referências: Deverão conter apenas autores e obras mencionados no texto,  seguindo as normas da ABNT; fonte Times New Roman, corpo 12, alinhamento à  esquerda, com espaçamento entre linhas 1,5, e espaçamento antes e depois, com os  padrões para a seguir para as diferentes referências, respectivamente, livro, livro  disponível na internet, artigo, artigo disponível na internet, capítulo de livro: 

NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. 2. ed. Trad. J.  Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Ed. R. C. Mores. Disponível em <http://www.jahr.org/>  Acesso em 4.9.2019. 

ABREU, C. N. et alii. Dependência de internet e de jogos eletrônicos: uma  revisão. Revista Brasileira de Psiquiatria, 30(2), 2008, p. 156-167. Disponível em  <http://www.scielo.br/pdf/rbp/v30n2/a14v30n2.pdf> Acesso em 15.10.2019. AGAMBEN, G. L’invenzione di un’epidemia. (26.2.2020) Disponível em  <https://www.quodlibet.it/giorgio-agamben-l-invenzione-di-un-epidemia> Acesso em  6.12.2020

MARQUES, L. A. e SILVA, J. S. B. A idolatria como operador político nas Américas.  SOUZA, R. T. et alii (orgs.) A tentação ancestral: a questão histórico-cultural do tema  da Idolatria ao longo dos séculos e sua relevância na contemporaneidade. Porto  Alegre: Fundação Fênix, 2020. Disponível em <https://www.fundarfenix.com.br/a 

tentacao-ancestral> Acesso em 30.11.2020.