ALUNOS

AVALIAÇÕES E MENÇÕES DA FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL

Entenda o sistema de avaliação do aproveitamento escolar do aluno das Escolas Técnicas (Etecs).

APROVEITAMENTO ESCOLAR E AVALIAÇÕES

Aproveitamento Escolar

A aproveitamento escolar do aluno das Escolas Técnicas (Etecs) é composto pela frequência do aluno e pelas avaliações de rendimento. A apuração da frequência leva em conta a presença do aluno nas aulas e é realizada de maneira contínua pelo professor através do lançamento das chamadas. Já a avaliação de rendimento é realizada pela aplicação de atividades avaliativas, sendo estas instrumentos quantitativos e qualitativos que diagnosticam a aferição do conteúdo desenvolvido pelo aluno.

Menções

O resultado da avaliação de rendimento é expresso em menções (MB, B, R e I), que são sintetizadas pelo professor ao final dos trimestres e do ano. A menção é uma síntese do rendimento do aluno, não constituindo uma menção obtida automaticamente pela transposição de uma nota ou obtida a partir da frequência.

Menções Parciais e Finais

Conselhos de Classe

No intuito de dar efetividade ao Regimento Comum das Etecs, os Conselhos de Classe serão realizados de maneira presencial com a participação dos alunos e pais de alunos na Extensão Dr. Fausto C. F. de Mello: "Os resultados da verificação do rendimento do aluno serão sistematicamente registrados, analisados com o aluno e sintetizados pelo professor numa única menção. Parágrafo único - O Calendário Escolar preverá os prazos para comunicação das sínteses de avaliação aos alunos e, se menores, a seus responsáveis." (Art. 78).

PROMOÇÃO OU RETENÇÃO DO ALUNO NA FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL

Promoção

Para promoção (aprovação) do aluno da Formação Técnica e Profissional é necessário que este tenha menção final MB, B ou R em todos os componentes.

Promoção com Progressão Parcial

Caso o aluno tenha, em até 3 componentes, a menção final I, este será promovido com progressão parcial. Ou seja, o aluno poderá cursar os componentes referentes ao 3º ano do Ensino Médio (2º ano do curso técnico intercomplementar), porém terá que realizar atividades em concomitância para recuperar as competências, habilidades e bases tecnológicas do(s) componente(s) em que obteve menção final I (insuficiente).

Retenção

Caso o aluno tenha menção final I em mais de 3 componentes, o aluno estará retido. Tendo direito à prova de reclassificação ao final do ano letivo, no intuito de aferir eventual recuperação das competências, habilidades e bases tecnológicas por este. Em caso de aprovação nesta prova, o aluno será promovido.