A região Norte do Brasil apresenta o maior índice nacional de pessoas solteiras em sua população acima de 15 anos de idade, enquanto o Sudeste concentra viúvos e separados, de acordo com os resultados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).
O levantamento mostra que, no conjunto, a proporção de casados (45,8%) supera a de solteiros (42,8%) entre os brasileiros com mais de 15 anos. Em seguida estão a população de viúvos (5,9%) e os divorciados, desquitados e separados judicialmente (5,4%).
Diferenças regionais
De acordo com o Pnad, os solteiros representam quase 58% da população da região Norte, onde os casados são cerca de 35%. Solteiros superam casados também na região Nordeste (47% contra 43%) e no Centro-Oeste (45% contra 43%). O Estado com maior presença de solteiros do país é o Amapá (64%).
O Sudeste se destaca pela maior presença de divorciados, desquitados, judicialmente separados ou viúvos. Em termos gerais, cerca de metade dos brasileiros que já encerraram um casamento ou cujo cônjuge morreu estão no Sudeste. O primeiro grupo representa 6,4% da população regional, enquanto o segundo compõe 6,6% – os maiores índices do país, nos dois casos. O Estado com maior proporção de viúvos é o Rio de Janeiro (8%).
Na região Sul está a maior proporção de casados do país. São 50%, doze pontos percentuais a mais do que os solteiros na região. Proporção de separados (5,9%) e viúvos (6,4%) está acima da média do país (5,4% e 5,9%, respectivamente).
Quase cinco viúvas para cada viúvo
Considerando o estado civil da população por grupos de idade e por sexo, observa-se que a presença de mulheres viúvas é maior do que a de homens viúvos. Em números absolutos, a relação é de quase cinco viúvas para cada viúvo.
De acordo com o Pnad, este resultado é uma consequência da maior expectativa de vida das mulheres, uma diferença que também se manifesta em outros indicadores.
Fonte: https://www.ufjf.br
Dados fazem parte da Pnad 2011, divulgada nesta sexta (21) pelo IBGE.
O número de brasileiros solteiros supera o de casados em todas as regiões do país. e por essa razão estamos criando a Sociedade dos Solteiros e Separados Virtureais - como forma de aproximar esses solteiros e separados de um(a) párceiro(a) em nosso clube.
E através de uma raspadinha premiaremos nossos associados com uma mesada de 3 mil reais mensais durante um ano.
Oferecemos um grupo (para cada uma das regiões do Brasil) - Região Centro-Oeste, Região Norte, Região Nordeste, Região Sudeste e Região Sul para que conheçam pessoas das cidade que formam cada uma das regiões acima.
Conte mais sobre os participantes do clube. É preciso ter algum tipo de experiência para participar? Há um processo de inscrição? Adicione fotos dos participantes abaixo.
Função
Função
Função
Função
Função
Função
Função
Função
Função