Olá, sou pesquisadora de pós-doutorado em Física Teórica na Universidade de Trento e pesquisadora afiliada ao Instituto de Física Fundamental e Aplicações de Trento (TIFPA) do Instituto Nacional de Física Nuclear (INFN).
Meu trabalho se concentra principalmente em temas fundamentais da cosmologia, incluindo inflação cósmica, energia escura e a estrutura em grande escala do universo. Sou movida por uma forte paixão por explorar modelos cosmológicos complexos e analisar dados da radiação cósmica de fundo em micro-ondas em conjunto com dados da estrutura em grande escala, utilizando ferramentas estatísticas nas linguagens Python e Fortran (como os códigos CAMB, CLASS, CosmoMC, MontePython e MultiNest). Meu objetivo é encontrar o compromisso mais eficaz para descrever com precisão o nosso universo.
Cresci no pequeno povoado de Vereda Grande (zona rural de Barra de Santana, Paraíba), que tem cerca de 200 habitantes.
Minha jornada acadêmica começou com uma graduação em Física, seguida por um mestrado na mesma área. Durante a graduação morei com meus avós na cidade de Puxinanã (cerca de 15,000 habitantes) e durante o mestrado me mudei para Campina Grande, uma cidade com cerca de 400.000 habitantes.
Depois, continuei minha trajetória acadêmica no Rio de Janeiro — quase 2.900 km distante da minha cidade natal — onde fiz um doutorado em Astronomia no Observatório Nacional sob orientação do Prof. Jailson Alcaniz.
Após concluir meu doutorado, fiz um pós-doutorado também no Observatório Nacional de 2019 a 2022. Vale destacar que parte desse período coincidiu com a pandemia de COVID, o que me deu a oportunidade de trabalhar remotamente e estar perto da minha família na Paraíba.
Quando as fronteiras finalmente foram reabertas, me mudei para a Itália, onde passei dois anos na Toscana, vivendo na histórica cidade de Pisa. Lá, trabalhei como pesquisadora pós-doutoral no Instituto Nacional de Física Nuclear (INFN) sob supervisão do Prof. Giovanni Marozzi, por meio de uma prestigiada bolsa destinada a estrangeiros (ou italianos que estiveram no exterior por tempo suficiente).
Mais recentemente, me mudei para a deslumbrante região dos Alpes, onde faço um pós-doutorado na Universidade de Trento. Essa oportunidade foi possível graças a um financiamento da fundação CARITRO, que conquistei após um extenso processo de seleção. Agora, tenho a chance de trabalhar com os professores Sunny Vagnozzi e Massimiliano Rinaldi para expandir ainda mais minha pesquisa e experiência acadêmica.
Além do meu trabalho em física e astronomia, sempre fui fascinada pelo mundo natural. Viver nos Alpes me permite alimentar minha paixão por trilhas e ciclismo, explorando paisagens deslumbrantes em todas as estações. Também gosto de praticar Pilates e yoga, atividades que me ajudam a manter o equilíbrio e a concentração. No meu tempo livre, adoro resolver quebra-cabeças e trabalhar em projetos de scrapbooking, encontrando alegria na criatividade e nos detalhes minuciosos.
Minha jornada tem sido marcada pela curiosidade e exploração, tanto na ciência quanto na vida. Seja estudando o cosmos ou descobrindo novas trilhas nas montanhas, estou sempre em busca de aprender, crescer e apreciar a beleza do mundo ao meu redor.
No meu doutorado, explorei diferentes modelos inflacionários (também no contexto de teorias de gravidade modificada), examinando seus efeitos na estrutura em grande escala do universo e avaliando sua viabilidade observacional utilizando os dados atuais das anisotropias de temperatura da Radiação Cósmica de Fundo em Micro-ondas (CMB) e das Oscilações Acústicas de Barions (BAO).
Meus trabalhos abrangem modelos com características no espectro de potência primordial motivados pela física do universo primordial, modelos inflacionários α-attractor com um potencial semelhante ao de Higgs, inflação em branas, inflação não minimamente acoplada β-exponencial, inflação quente, backreaction nos modelos de inflação axion, e mais recentemente, também investiguei o impacto dos dados de BAO do DESI nos parâmetros inflacionários.
Também tenho interesse em investigar o setor escuro do Universo, ou seja, a Matéria Escura (DM) e a Energia Escura (DE), cuja natureza ainda é desconhecida. A componente de DM é conhecida principalmente pela sua característica de aglomeração, desempenhando um papel crucial na formação da estrutura em grande escala nas escalas cosmológicas. A componente de DE, por sua vez, é responsável por impulsionar a aceleração da expansão do Universo. Apenas 5% do conteúdo energético do Universo é composto por matéria ordinária (ou bárions).
Em particular, explorei modelos que consideram uma abordagem geométrica para a energia escura no contexto de teorias modificadas de gravidade, como a gravidade f(R,G), f(R,T)−Λ(ϕ) e um modelo tipo cuscuton.
Image Credit: D’arcy Kenworthy
As tensões cosmológicas, particularmente as tensões H₀ e S₈, são tópicos que merecem atenção em toda a comunidade científica atualmente. Em um estudo recente, meus colaboradores e eu demonstramos que resolver a tensão H₀ requer um aumento na densidade física de matéria escura ωm, o que, por sua vez, agrava a tensão S₈.
Além disso, também considero o impacto da produção de matéria escura não térmica como uma possível explicação para a discrepância entre as medições locais e globais da constante de Hubble.
Uma das minhas crenças mais fortes é que a Ciência é colaborativa e deve ser acessível a todos. Em particular, sou apaixonada por divulgação científica. Assim, além da minha pesquisa, estou profundamente comprometida com a comunicação científica pública. Organizei e liderei programas de divulgação em várias instituições no Brasil e na Itália, com o objetivo de tornar conceitos científicos complexos mais acessíveis a um público mais amplo. Realizei diversas palestras e workshops, ajudando a aumentar a conscientização sobre a pesquisa científica em cosmologia e suas implicações para o nosso entendimento do universo.
Também tenho me envolvido ativamente na orientação e no ensino de alunos de graduação. Essas experiências reforçaram meu compromisso em desenvolver a próxima geração de pesquisadores e contribuir para a missão educacional das instituições nas quais estive envolvida.
A seguir, você pode encontrar algumas ATIVIDADES SELECIONADAS que desenvolvi ao longo dos anos:
Supervisões:
Orientadora das estudante Ana Clara da Rocha e Silva (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Ester Costa Nascimento (Universidade de Brasília) - Trabalho de Conclusão de Curso.
Orientadora das estudantes Ana Clara da Rocha e Silva (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Ester Costa Nascimento (Universidade de Brasília) e Maria Eduarda Gomes Lopes (Instituto Federal do Sertão de Pernambuco) no programa de Iniciação Científica no Observatório Nacional.
Ensino:
Curso de 9 horas sobre "Modelos cosmológicos alternativos" para alunos de graduação e pós-graduação, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Mossoró (RN).
Curso de 2 horas sobre "CAMB (Code for Anisotropies in the Microwave Background)" para alunos de graduação e pós-graduação no Instituto Internacional de Física - IIP, Natal (RN).
Curso de 3 horas sobre "Cosmologia Observacional" para alunos de graduação e pós-graduação na Universidade Federal de Góias - UFG, Goiânia (GO).
Divulgação Científica:
Palestrante convidada: "Onde a Física me levou" para o Laboratório de Ensino e Estudos em Astronomia - Departamento de Física - Universidade Estadual do Ceará, Iguatu (CE), Brazil.
Palestrante convidada: "Una breve storia dell'Universo" no Istituto Arcivescovile di Trento, que faz parte das atividades da "Assemblea comune delle scuole secondarie di Trento - 2030 Odissea nel futuro”.
Palestrante convidada: "Universo: planetas estrelas e tudo mais'' no I Encontro de Física - Instituto Federal do Sertão de Pernambuco, Ouricuri (PE), Brazil.
Palestrante convidada: "Mistérios do Universo: da Radiação Cósmica de Fundo à Energia Escura" in 16ª Quinta Científica e Cultural (QCC) - Departamento de Física da UFS. Sergipe, Brazil.
Mostra: "Observação do Céu com a Luneta 46'' no Observatório Nacional - Luneta Equatorial 46, Rio de Janeiro, Brazil.
Mostra: "Pelo Céu de Sobral'' em celebração aos 100 anos do Eclipse Solar que confirmou a Teoria da Relatividade Geral de Einstein em Sobral (CE).
Mostra: "Dia de Portas Abertas do OPD" apresentando Experimentos de Relatividade Geral no Observatório Pico dos Dias, Itajubá (MG).
Na mídia:
Entrevista: "Gravidade Modificada e Cosmologia'' para a Rádio MEC AM, Rio de Janeiro.
AstroMulheres || AstroFísica ft. Simony Costa. Youtube: Física e Afins.
Teoria da Relatividade Geral e o Eclipse Solar de Sobral. Vídeo para a rede social do Observatório Nacional.
Entrevista: Perseverança | Simony Costa: As mulheres podem ser o que quiserem.
Entrevista: "Universo: a fronteira final" para a Rádio MEC AM, Rio de Janeiro
Entrevista: "Mulheres na Astronomia'' para o "Programa Mulheres na Astronomia da LAOBA".
Escritório:
Departmento de Física, Universidade de Trento
Sala 313, Povo 0 building (3ʳᵈ floor)
Via Sommarive 14
38123 Povo (TN)
Italia
E-mail: simony.santosdacosta@unitn.it