“… criança é todo o ser humano menor de 18 anos, salvo se, nos termos da lei que lhe for aplicável, atingir a maioridade mais cedo.”
(Artigo 1º da Convenção sobre os Direitos da Criança).
“… criança é todo o ser humano menor de 18 anos, salvo se, nos termos da lei que lhe for aplicável, atingir a maioridade mais cedo.”
(Artigo 1º da Convenção sobre os Direitos da Criança).
Conhece a Convenção dos Direitos da Criança?
Vamos testar os conhecimentos!...
A não discriminação, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial – todas as crianças, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo.
O interesse superior da criança deve ser uma consideração prioritária em todas as ações e decisões que lhe digam respeito.
A sobrevivência e desenvolvimento sublinha a importância vital da garantia de acesso a serviços básicos e à igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver-se plenamente.
A opinião da criança que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntos que se relacionem com os seus direitos.
54 Artigos, que podem ser divididos em quatro categorias de direitos:
Os direitos à sobrevivência (ex. o direito a cuidados adequados);
Os direitos relativos ao desenvolvimento (ex. o direito à educação);
Os direitos relativos à proteção (ex. o direito de ser protegida contra a exploração);
Os direitos de participação (ex. o direito de exprimir a sua própria opinião).
Para saber mais...
NOTÍCIAS
UNICEF Portugal realizou no dia 26 de junho, a Conferência Anual "Direitos da Criança: Ação Local, Desafio Global”
Esta conferência promove a reflexão sobre a construção de comunidades mais seguras e justas para todas as crianças, particularmente a partir dos programas Escolas pelos Direitos da Criança e Cidades Amigas das Crianças
16 de maio
Dia Internacional de viver juntos em Paz
Criado pela resolução 72/130, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a 8 de dezembro de 2017, este Dia visa defender o desejo de viver e agir juntos, unidos nas diferenças e na diversidade, para construir um mundo sustentável de paz, solidariedade e harmonia.
Nestas eleições precisamos de dar #PrioridadeàsCrianças.
Junte-se a nós e apele à ação dos decisores – assine a carta da UNICEF.
A sua carta será enviada diretamente aos partidos candidatos às eleições legislativas
24 de Janeiro
Dia Internacional da Educação
Um Direito Humano!...
Um Direito da Criança!...
O Clube de História, em articulação com a Biblioteca Escolar, as equipas Educativas 5ºC/D e 5ºE/F e os docentes de HGP e História, dinamizará atividades comemorativas desta data.
Uma das atividades intitula-se “Onde estavas no 25 de Abril?” e será baseada em testemunhos escritos dos elementos da nossa comunidade educativa (docentes, agentes operacionais, familiares dos alunos…)
Os textos ser-me-ão enviados por email acompanhados, se possível, de uma fotografia do autor na época em questão, até ao dia 15 de Fevereiro.
Lídia Rodrigues, Coordenadora do Clube de História
Este ano, o Dia Internacional dos Direitos Humanos 2023 é uma ocasião especial, pois comemoramos 75 anos desde a adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nesta celebração significativa, urge refletir sobre o progresso alcançado ao longo das décadas na defesa dos direitos fundamentais de cada indivíduo.
O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.
Neste dia, as crianças até aos 10 anos (creche, jardim de infância e escola de 1º ciclo), nas instituições e escolas participantes, de todo o país (continente e ilhas) - ou de países onde há escolas portugueses -, vêm vestidas em pijama para a escola e passam, assim, o dia em atividades educativas e divertidas até regressarem a casa.
O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de novembro de cada ano. Nas semanas anteriores, as educadoras e professoras organizam, na sala com as crianças e com as famílias, um conjunto de atividades lúdicas e educativas inspiradas pela Missão Pijama. A data coincide com o dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.
Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família".
O Dia Nacional de Pijama é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida. É também uma iniciativa que faz parte da Missão Pijama.
http://www.mundosdevida.pt/_o_que_e_o_dia_nacional_do_pijama
Este Dia Nacional da Cultura Científica foi criado em 1996 em Portugal. Foi escolhido o dia 24 de novembro para a sua celebração pois foi neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional. Rómulo de Carvalho foi também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.
A 20 de novembro comemora-se um duplo aniversário que pretende alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo:
Proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (1959)
Adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
A Convenção dos Direitos da Criança é o mais ratificado de todos os tratados sobre direitos humanos!