As próteses dentais têm como objetivo reabilitar regiões onde houve perda de elemento dental. Cáries extensas ou traumas são alguns dos fatores que podem destruir parte da coroa dos dentes. A reabilitação com uma prótese devolve a função e estética do elemento dental em questão, além de evitar fraturas.
O Protesista é o profissional que realiza o diagnóstico e executa o trabalho de confecção de próteses, desde a tomada (obtenção) das medidas do usuário, elaboração de moldes em gesso, confecção, prova e entrega das próteses.
Existem diferentes tipos de próteses: as TOTAIS, que são as dentaduras, as PARCIAIS, às quais estão incluídas, as de grampo, as próteses ADESIVAS e as próteses FIXAS – unitárias, quando há perda de uma unidade dentária e pontes, quando há perda de mais de um dente.
É importante informar que qualquer tipo de prótese dentária exige um período de adaptação e que o cliente deve estar consciente disso.
Toda prótese tem um tempo de vida útil de aproximadamente 3 a 5 anos e que a sua durabilidade está diretamente relacionada com cuidados diários de uso e higienização da prótese dentária.
Tipos de Próteses: