A banda Sol de Canto (@soldecanto/instagram) nasceu em 2018, no ambiente universitário de Recife. O primeiro nome da banda foi Sol de Canto do Cordado Batido, mas logo mudou para Sol de Canto, cuja inspiração do nome se deu em uma apresentação inesquecível da banda na Praia de Touros no Rio Grande do Norte. Naquela praia, o sol ao entardecer parecia ser por em um canto do horizonte. A banda estreiou oficialmente em Caruaru, em um evento local denominado Tempero Cultural. Seu som mistura elementos regionais como o manguebeat, blues rural com o rock. É formada atualmente por Léo Marinho no vocal e guitarra, Édison Vicente na bateria, Lauro Montefalco de Lira no baixo, Matheus Cavalcanti, vocal e Cristiano Bastos, no teclado e sanfona.

O primeiro EP da banda intitula-se "Antes do tempo" lançado em 2019. Foi gravado e produzido no estúdio Apollo 17, em Recife. A produção ficou por conta de Victor Gran e a mixagem e masterização por Glausto Filho. A faixa principal do EP é “Barragem”, que retrata na letra a tragédia do rompimento da Barragem de Brumadinho em Minas Gerais, em janeiro de 2019. Em 2020, a banda lançou um single chamado Frágil Laço, com autoprodução dos músicos da banda. Esse single e todas as músicas estão disponível nas plataformas digitais, incluindo YouTube e Spotify.


A Sol de Canto é uma banda que explora as essências do rock e da psicodelia que brotou no Nordeste nos anos 70 e 80, combinado com as

poesias urbanas atuais. Explora também elementos do blues na música “Anarquia” e do Mangue Beat em “Barragem”.