O QUE É?

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT - foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

A finalidade da SNCT é a de promover atividades (palestras, mini-cursos, entre outras) em torno de temas e atividades de C&T, valorizando sempre ações que promovam a criatividade, a atitude científica e a inovação. A Semana tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para se conhecer a relevância e os impactos das pesquisas científico-tecnológicas.


OBJETIVOS

A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País.

A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.


TEMA 2021

“A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”

Visa mobilizar a população, em especial crianças, estudantes e professores da educação básica, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica, em torno de temas e atividades de ciência, tecnologia e inovação, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Assim, a SNCT expande sua gama de atividades para ressaltar também a inovação.

A temática também visa problematizar as questões que ultrapassam fronteiras, como o enfrentamento do desafio sanitário e humanitário da Pandemia de COVID-19, em busca de construção e execução de ações e políticas cooperadas, integradas e convergentes.

O tema da transversalidade da ciência está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação, que objetiva fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Nessa direção, a soma de esforços e parcerias é considerada vital para o alcance do desenvolvimento sustentável das nações.