Palestrantes confirmados

Ana Cristina de David

Professora titular na Universidade de Brasília (UNB), doutorado em Educação Física e mestrado em Ciência do Movimento Humano pela UFSM. Realizou estágio pós-doutoral no Human Performance Laboratory na University of Calgary, Canadá. Atua nas áreas de biomecânica e desempenho motor com interesse especial na locomoção normal e patológica e equilíbrio postural em grupos especiais. Desenvolve projetos de pesquisa investigando, principalmente, os efeitos da atividade física e do exercício em pessoas com esclerose múltipla, osteogênese imperfeita e obesos.

Cíntia Ehlers Botton

Doutora e mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente faz pós-doutorado pelo Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no qual faz parte do Laboratório de Fisiopatologia do Exercício. Atua na área da Educação Física com ênfase nas linhas de pesquisa em cinesiologia aplicada ao treinamento de força, avaliação neuromuscular, adaptações neuromusculares, envelhecimento e exercício físico na saúde e na doença.

Isabel de Camargo Neves Sacco

Professora Livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Educação Física pela USP. Coordena o Laboratório de Biomecânica do Movimento e Postura Humana (LaBiMPH), cujas principais áreas de investigação incluem Sistemas inteligentes para a tomada de decisão em saúde, Educação em Saúde, Biomecânica e Reabilitação de pacientes diabéticos e com osteoartrite. Foi homenageada em 2014 pelo CNPq como uma das 22 jovens mulheres pesquisadoras PQ-1 por sua carreira acadêmica de reconhecimento nacional e internacional.

Lilian Teresa Bucken Gobbi

Professora livre docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela UFSM e doutorado em Kinesiology - University of Waterloo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: neurociências, envelhecimento, atividade física, postura, locomoção e doença de Parkinson.

Marco Aurélio Vaz

Professor titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutorado em Cinesiologia e pós-Doutorado em Biomecânica Musculoesquelética pela Universidade de Calgary (Canadá). Membro do Conselho Executivo da Sociedade Internacional de Biomecânica, do Conselho Mundial de Biomecânica e da Diretoria da Sociedade Brasileira de Biomecânica. Coordenador do Setor de Plasticidade Neuromuscular do Laboratório de Pesquisa do Exercício da ESEFID-UFRGS. Trabalha com pesquisa básica nas áreas de Biomecânica Neuromuscular e Esquelética, Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva, Eletrotermofototerapia, Diferentes Modelos de Plasticidade Neuromuscular (Treinamento Físico, Problemas Traumato-Ortopédicos, Fadiga Neuromuscular, Dano Muscular, Doenças Degenerativas e Reumatológicas, Envelhecimento e Espasticidade), e Biomecânica do Esporte.

Pâmela Billig Mello Carpes

Professora na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), mestre e doutora em Ciências Biológicas - Fisiologia pela UFRGS, líder do Grupo de Pesquisa em Fisiologia da UNIPAMPA e coordenadora do Programa "POPNEURO: Ações para divulgação e popularização da Neurociência". Tem experiência na área de neurofisiologia da memória e ensino e divulgação da Fisiologia. Atualmente é fellow do programa Para Mulheres na Ciência Loreal/UNESCO/Academia Brasileira de Ciências.

Regis Radaelli

Professor substituto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Faz parte do grupo de pesquisa em treinamento de força (GPTF) e do Laboratório de avaliação neuromuscular (LABNEURO). Desenvolve linhas de investigação na análise das adaptações morfológicas, neurais e no desempenho físico promovidas pelo treinamento de força em indivíduos de diferentes populações.

Rodrigo Cauduro Oliveira Macedo

Professor na Universidade de Santa Cruz do Sul, mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Membro do Grupo de Estudos em Fisiologia e Bioquímica do Exercício (GEFEX) e tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Clínica e Esportiva, atuando nos seguintes temas: bioenergética, lipemia em jejum e pós-prandial, avaliação e prescrição nutricional de obesos, adolescentes, esportistas e atletas.

Rodrigo Scattone da Silva

Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestrado e doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos com período sanduíche (2014/2015) na Monash University (Melbourne, Austrália) e no Australian Institute of Sport (Canberra, Austrália). Possui experiência nas áreas de Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia e Fisioterapia Esportiva. Também possui experiência na área de Terapia Manual (Certificate in Spinal Manual Therapy - Curtin University, Perth, Austrália).

Rodrigo Sudatti Delevatti

Professor adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Atua principalmente na área de treinamento físico em populações especiais, investigando efeitos agudos e crônicos de diferentes modelos de treinamento.

Ronei Silveira Pinto

Professor Associado da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e doutor em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa . É lider do grupo de pesquisa em treinamento de força (GPTF) e suas linhas de investigação são treino de força, cinesiologia aplicada ao treino de força, exercício físico e saúde

Viviane Bortoluzzi Frasson

Fisioterapeuta, mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é diretora técnica e fisioterapeuta da PHYSIQUE - Centro de Fisioterapia. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia Traumatológica e Ortopédica, atuando principalmente nos seguintes temas: adaptação funcional, lesões do joelho, impacto femoroacetabular e ruptura do tendão calcâneo