*Um encontro com Tarsila
Sinopse: O gosto pela arte e pela educação reuniu as autoras Rosane Acedo e Cecília Aranha neste projeto, que fala da arte brasileira para crianças. Em textos fluentes e essenciais, falam da vida e da obra desses artistas e reproduzem muitas dessas obras, bem como fotos e documentos. Ao longo de cada livro, perguntas curtas e objetivas (cujas respostas aparecem no final do livro) orientam a leitura do texto e das obras de arte, pontuando elementos ou detalhes que ajudam a criança a ver melhor cada uma delas. Neste volume, o pequeno leitor entra em contato com a vida e a obra de Tarsila do Amaral, ícone da arte brasileira.
*Tarsilinha e as Formas
Sinopse: Conhecer as formas geométricas por meio de obras de arte famosas é muito interessante. Em Tarsilinha e as Formas, a percepção dos elementos que compõem as pinturas da modernista Tarsila do Amaral é uma nova forma de estimular e aguçar o olhar das crianças.
Quando o urso acordou por causa do som alto da banda que tocava ali ao lado, ele não imaginou que seria convidado a se juntar aos quatro amigos para fazer um som. Mas que instrumento poderia tocar? Tentou os tambores do leão, a guitarra da zebra, a corneta do alce... E a única coisa que conseguiu foi fazer barulho. Será que um urso grandalhão e desajeitado tem algum talento? Será que ele vai conseguir encontrar algo em que possa se destacar e contribuir com os outros animais?
Um quintal pode esconder um baú de tesouros, pode ter árvores com as mais deliciosas frutas! Quem sabe, até um cofre com segredos escondidos...
Elias José descreve, em forma de poesia, como usar a imaginação e brincar de faz de conta no quintal de casa!
Vamos viajar com o autor nessa aventura?
Convido você a ler e ouvir o poema “Quintal” de Elias José.
Como alegrar a cara sempre emburrada de um orangotango? Para descobrir, leia e ouça o poema “Orangotango” de Elias José.
Elias José , mineiro, contista, romancista, poeta e autor de livros didáticos, dedicou boa parte de sua vida escrevendo livros para o público infantil, muitos deles em forma de poesia.
Conheça, leia e se delicie com alguns dos seus poemas extraídos dos livros “Caixa Mágica de Surpresa”, “Quem lê com pressa tropeça: o ABC do trava-língua” e “Um jeito bom de brincar”.
Uma escola assim, eu quero pra mim
Na escola da cidade, há meninos e meninas de todas as origens. Rodrigo, que veio da roça, tem uma maneira de se expressar que difere da de seus colegas. Isso é motivo de chacota e de implicância por parte de sua professora e dos colegas. Rodrigo sofre, se cala e cogita voltar para a roça, onde é bom em suas habilidades. No entanto, entra em cena outra professora que age de modo diferente e ajuda Rodrigo a desabrochar como aluno, longe de medos ou inibições. Em Uma escola assim, eu quero pra mim, Elias José aborda a recepção do outro, o preconceito, a aceitação da diversidade já na fase da infância e do aprendizado escolar.
Era uma vez um monstro. Coisa mais feia: falava de boca cheia! Ninguém no aguentava. Comia, comia e arrotava. Monstro? Não! São vários, e o autor descreve poeticamente alguns deles. Neste livro, Elias José explora , com muito humor e poesia, os diversos comportamentos e condutas dos monstros. Aproveite e divirta-se!
A CENTOPEIA ESTÁ ANDANDO POR AÍ, QUANDO ENCONTRA UMA BARATA E FICA PENSANDO: SE COM SEIS PERNAS A BARATA CONSEGUE SER TÃO RÁPIDA, SERÁ QUE UMA CENTOPEIA PRECISA MESMO DE CEM PERNINHAS? O BOI, COM APENAS QUATRO, SABE SE VIRAR MUITO BEM... E O MACACO, COM DUAS, CONSEGUE FAZER TANTA COISA... MUITOS BICHOS E PROBLEMAS DEPOIS, A CONTOPEIA ACABA FAZENDO UMA GRANDE DESCOBERTA!
VOCÊ SABIA QUE O CAMELEÃO É UM BICHO QUE MUDA DE COR, DEPENDENDO DO LUGAR ONDE ESTÁ? EM BOM DIA TODAS AS CORES VOCÊ VAI CONHECER UM CAMALEÃO MUITO BONZINHO QUE NÃO GOSTA DE DEIXAR NINGUÉM TRISTE. POR ISSO, CADA VEZ QUE SE ENCONTRA COM UM BICHINHO QUE ACHA A SUA COR FEIA, ELE TROCA PARA OUTRA COR. COMO SERÁ QUE O CAMALEÃO CONSEGUIU RESOLVER ESSE PROBLEMA?
VOCÊ PODE SENTIR VONTADE DE FAZER MUITAS COISAS , MAIS NÃO GUARDE ESSES SENTIMENTOS SÓ PARA VOCÊ. COMPARTILHE SUAS EMOÇÕES COM QUEM VOCÊ AMA.
O MONSTRO DAS CORES NÃO SABE O QUE SE PASSA COM ELE. FEZ UMA BAGUNÇA COM SUAS EMOÇÕES E AGORA PRECISA DESEMBOLAR TUDO.
SERÁ CAPAZ DE POR EM ORDEM A ALEGRIA, A TRISTEZA, A RAIVA, O MEDO E A CALMA!