FÓRUM DE EDUCAÇÃO
O Fórum de Educação de Getúlio Vargas é um evento promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, que já vem sendo realizado há dezenove anos.
O evento tem como objetivo a efetivação de um projeto educacional cuja ênfase é educação de qualidade para todos, por meio da promoção da formação continuada a todos os profissionais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
Um dos momentos mais significativos para qualificar o processo é o Fórum de Educação, no qual são debatidos assuntos relacionados à educação, tendo em vista a articulação entre teoria e prática. Nesse sentido, busca-se proporcionar o envolvimento entre os profissionais da educação, possibilitando a reflexão acerca dos desafios relativos à práxis, às necessidades e demandas, bem como aos compromissos subjacentes ao processo de ensino-aprendizagem.
Sua primeira edição realizou-se no ano de 1995, sendo de âmbito Municipal. Já em 1998, passou a ser realizado em âmbito Regional e, em 1999, tornou-se Nacional. Assim, o Fórum de Educação tem como público alvo, não apenas os educadores do município, mas de toda a região do Alto Uruguai gaúcho e do Brasil. A partir de 2011, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto passou a organizar o evento com o apoio financeiro da CAPES, através do PAEP – Programa de Apoio a Eventos no País – o que engrandeceu e qualificou ainda mais o trabalho realizado.
Vários educadores de renome nacional passaram por Getúlio Vargas e deixaram suas contribuições:
Ano 1998: Rubem Alves, Jeronimo Sartori
Ano 1999: Clarisse Leal,Paulo Caruso, Jorge Fritscher
Ano 2000: Dirceu Moreira, Thereza Penna Firme
Ano 2001: Carmem Maria Craidy, Beatriz Vargas Dorneles, Nilton Bueno Fischer
Ano 2003: Nalu Farenzena, Bernard Charlot
Ano 2004: Ilma Passos Alencastro Veiga
Ano 2006: Danilo Streck, Maria Teresa Steban
Ano 2007: Ricardo Rossato, José Eustáquio Romão, Miguel Velasquez
Ano 2008: Carlos Rodrigues Brandão, Nalú Farenzena, Heloísa Lück, Jorge Trevisol
Ano 2010: Celso Antunes, Jaime Zorzi, Miguel Velasquez
Ano 2011: Celso Vasconcellos, José Eustáquio Romão, Gilvan Dockhorn, Hamilton Werneck
Ano 2012: Miguel Arroyo, Elvira Souza Lima, Daltro Monteiro
Ano 2013: Gabriel Perissé, Arquilau Moreira Romão, Rodrigo Dias da Silva, Altair Fávero
Ano 2014: Joe Garcia, Julio Furtado, Tânia Rösing, Gaudêncio Frigotto
Ano 2015: Ricardo Spindola Mariz, Roque Strider, Jorge Trevisol, Max Haetinger
Ano 2016: Júlio Groppa Aquino, Jair Antônio Krassuski, Felipe Biasus, Fernanda Cascaes Teixeira, Élsio José Corá, Máximo Daniel Lamela Adó, Altair Fávero
Ano 2017: Cipriano Carlos Luckesi, Augusto Niche Teixeira, Jaime Folle, Thiago Ingrassia Pereira
Ano 2018: José Moran, Maria Teresa Égler Mantoan, Ricardo Luiz Pasini, Élsio Corá, Ítalo Modesto Dutra, Vera Lucia Miranda Rosa
Ano 2019: Emília Cipriano, Daltro Monteiro, Valther Maestro, Tiago Link, Marléa Alves, Roberto Rafael Dias da Silva
Ano 2020: o evento não foi realizado, em virtude da pandemia de COVID-19
Ano 2021: Fabrício Carpinejar, Ana Rosimeri Cunha, Marta Pires Relvas, Marcos Meier
Paralelo ao Fórum de Educação, a cada ano, ocorre o lançamento da Revista Saberes e Fazeres Educativos. Os detalhes do evento e da revista podem atualmente, ser obtidos junto ao site da SMECD.
Acredita-se que a formação dos profissionais da educação é o principal fator no que tange à melhoria da qualidade na educação. Os resultados de uma formação de qualidade são vistos nas práticas cotidianas em sala de aula, no trabalho empreendido pelos gestores e, principalmente, na aprendizagem dos alunos. Sabe-se que uma das metas nacionais da educação é a melhoria dos resultados nos indicadores da aprendizagem dos alunos. Mesmo que o conhecimento não possa ser quantificado, que a educação visa à qualidade e não à quantidade, e que o processo de ensino-aprendizagem deva pautar-se na humanização, isso não significa cair no laissez faire. A formação de qualidade dos educadores refletirá, por conseguinte, na formação de qualidade dos alunos. Pensando nisso é que, todos os anos, busca-se realizar um evento que proporcione aos educadores e demais profissionais da área, momentos de formação e de reflexão, o que acarreta mudanças e melhorias no seu trabalho cotidiano junto aos alunos.