LABORATÓRIO INTERNET DO FUTURO E TECNOLOGIAS HABILITADORAS

Sobre Nós

Bem vindos ao grupo do Laboratório da Internet do Futuro e suas Tecnologias Habilitadoras. A Internet e suas tecnologias habilitadoras têm evoluído de forma rápida, transformando a maneira como as pessoas e máquinas se comunicam e interagem entre si. Dentro deste novo ambiente muito dinâmico, em constante transformação, surge a necessidade da descoberta de novos padrões de mercado, melhores arquiteturas de sistemas, desenhos mais elaborados de produtos, estabelecimento de processos de maior qualidade, algoritmos e protocolos mais eficientes, e softwares mais robustos e sofisticados.

Como resposta a este ritmo acelerado de inovação são criados novos paradigmas, como as Redes Definidas por Software (SDN – Software Defined Network), as Funções Virtualizadas de Rede (NFV – Network Function Virtualization), a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), e a Computação em Nuvem (Cloud Computing), entre outras.

Este é o cenário atual, com muitos desafios novos dentro de cada tecnologia citada, que move o nosso grupo a se encontrar e fazer reuniões, pesquisas, compartilhamento de conhecimento e trabalho em grupo.

Nossa Equipe:

OBJETIVO GERAL:

Pesquisar, modelar, simular, testar e propor novas aplicações, arquiteturas, sistemas, processos, protocolos e algoritmos, que permitam a evolução do estado da arte das tecnologias habilitadoras para o futuro da Internet.

NOSSAS PRODUÇÕES:

LINHAS DE PESQUISa:

1. Laboratório de Computação em nuvem: Desenvolvimento e implementação de sistemas e soluções em nuvem, incluindo, mas não limitado a: infraestrutura de computação em nuvem; sistemas em nuvem; interoperabilidade com sistemas de névoa / borda, serviços e aplicações; segurança na nuvem; padrões de nuvem; big data em nuvem; nuvem móvel; comunicações em nuvem; negócios e administração; IoT em nuvem; e nuvens sustentáveis.


2. Laboratório de Redes definidas por software (SDN – Software Defined Network): Desenvolvimento de soluções que possam transformar e impactar os setores de IT e telecomunicações através da virtualização de elementos de rede e controladores de rede definidos por software. Promover redução de custos, digitalizando e automatizando processos, otimizando o uso de recursos e criando novas formas de cooperação e concorrência nas cadeias de valor.


3. Internet das Coisas: A internet das coisas nada mais é que uma rede de objetos físicos (veículos, prédios e outros dotados de tecnologia embarcada, sensores e conexão com a rede) capaz de reunir e de transmitir dados. É uma extensão da internet atual que possibilita que objetos do dia-a-dia, quaisquer que sejam mas que tenham capacidade computacional e de comunicação, se conectem à Internet. A conexão com a rede mundial de computadores possibilita, em primeiro lugar, controlar remotamente os objetos e, em segundo lugar, que os próprios objetos sejam usados como provedores de serviços.


4. Redes de Comunicação Ópticas: É um método de transmissão de informações de um lugar para outro enviando pulsos de luz através de uma fibra óptica. A luz forma uma onda portadora eletromagnética que é modulated para transportar informação. As fibras ópticas são preferidas em detrimento do cabeamento elétrico quando são necessárias largura de banda, longa distância ou imunidade a interferência eletromagnética.