Entre os séculos XVII e XVIII os processos industriais na Europa juntamente com o surgimento do sistema capitalista moderno abalaram o mundo, transformando nossas concepções sobre tempo, trabalho e exploração. Com isso, foram naturalizadas jornadas de trabalho de mais de 18 horas, assim como o trabalho infantil, a pobreza extrema e a morte precoce.

O sistema que ali se estabelecia, tinha como centro a mercadoria e desprezava as condições básicas para a sobrevivência humana. Portanto, se viu necessária uma oposição à opressão que ali se estabelecia, os trabalhadores chegaram ao esgotamento e não mais as condições impostas pelos patrões e junto com intelectuais da época se juntaram contra essas barbaridades com o intuito de construir uma sociedade melhor.

Assim, organizaram-se os movimentos de esquerda da Europa em uma frente única e unida, conhecida como a Internacional! Juntos trabalhadores de diversos países se uniram para mudar os rumos da sociedade! Cabe então a esta união, guiar a população a um futuro melhor.