PALESTRANTES
PALESTRANTES
Doutora em enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá. Docente no curso de Medicina no Centro Educacional Integrado, Campo Mourão – PR. O foco do minicurso será compreender as singularidades da população em situação de rua e a problematização da assistência à saúde.
Vice-presidente da Associação Colombiana de Escolas e Faculdades de Enfermagem.
Diretora do Programa de Enfermagem da Universidade de Ciências Aplicadas e Ambientais U.D.C.A.
Enfermeira da Universidade Nacional da Colômbia
Mestre em Psicologia Comunitária Pontifícia Universidade Javeriana
Especialista em Filosofia da Ciência Universidade El Bosque.
Desenvolve estudos sobre saúde mental/integral de pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade em saúde. Trabalha com pesquisa-ação e photovoice. Temas de interesse: Saúde Mental; Saúde Coletiva; Atenção Primária à Saúde; Educação Popular em Saúde; Vulnerabilidade em Saúde; Iniquidades em Saúde; Justiça Social; e Interseccionalidade. No SIPSE, abordará a interseccionalidade como caminho para promover a equidade em saúde.
Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Enfermeira na Proteção Social Especial de Alta Complexidade - Secretaria de Assistência Social - Prefeitura Municipal de Maringá. Atualmente compõe a equipe de apoio e supervisão aos serviços de acolhimento institucional para pessoas em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência, situação de rua e em situação de risco. O foco do tema a ser abordado no SIPSE será "A Violência Contra Grupos Vulneráveis: Desafios e Intervenções"
Enfermeira, doutora, Coordenadora do Grupo Disciplinar de Enfermagem na Uni-CV. Liderança em projetos colaborativos, incluindo implementação do curso de enfermagem com EsenfC e gestão de projetos internacionais. Interesse: família, comunidade e inovação em saúde. Publicações em cuidados primários. No SIPSE, vai compartilhar abordagens multiníveis para o suporte às famílias com adolescentes em situação de vulnerabilidade em saúde coletiva.
Enfermeiro, Mestre e Doutor em Ciências pelo Departamento de Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), Doutorado Sanduíche pela Escuela de Enfermería Fundación Jiménez Díaz - Universidad Autónoma de Madrid - Espanha, Pós-doutorado pelo Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP/USP, pós-doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (PSE/UEM). Atualmente é colaborador no Programa Nacional de Hepatites Virais (PNHV) do Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis - DATHI, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde. Realizou estágio profissional no Comité Étude Information Drogue (CEID) em Bordeaux-França (10/2023 - 12/2023) para conhecer a atuação do enfermeiro no cuidado das pessoas com hepatites virais, considerando as populações prioritárias para o desenvolvimento de ações para o processo de eliminação das hepatites virais como problema de saúde pública, até 2030. É membro dos Grupos cadastrados no diretório de Pesquisas do CNPQ: Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas em Saúde (GEPPES - UEM) e Biótica e Administração: Ensino e Assistência à Saúde (EEUSP/SP).
Professora Coordenadora da Escola de Enfermagem de
Coimbra e pesquisadora senior da Unidade de Pesquisa em Ciências da
Saúde: Enfermagem (UICISA-E)
É co-diretora do Centro Colaborador para Prática e Pesquisa em
Enfermagem da Organização Mundial de Saúde
Membro do Comitê Executivo da Colaboração Internacional em Pesquisa
Participativa em Saúde (ICPHR), onde também coordena o Grupo
Internacional de Educação em Pesquisa-ação Participativa em Saúde.
Coordena a Pós-graduaçao de Pesquisa-ação Participativa em Saúde (PaPS)
e dinamiza internacionalmente a oficina de iniciação à PaPS.
Lidera projetos participativos de desenvolvimento comunitário em várias
áreas
Na sua comunicação "Pesquisa participativa no contexto das
vulnerabilidades para empoderamento" objetiva apresentar alguns dos
projetos que liderou para demonstrar os desafios desta abordagem mas
sobretudo o impacte que gera nos grupos-alvo e e que vai para além da
produção científica de conhecimento que a pesquisa clássica almeja
Graduado em Enfermagem, Mestre em Educação. Especialista em Gestão de Capital Emocional e em Tanatologia. Doutor em Ciências de Enfermagem e Doutor em Desenvolvimento Humano. Pós-doutorado em Epistemologia e Pesquisa Científica.
Professor em tempo integral do Departamento de Enfermagem Clínica da Universidade de Guanajuato. Coordenador do Doutorado em Ciências da Enfermagem da Universidade de Guanajuato.
Professor Membro da NANDA Internacional. Membro da Rede Mexicana de Enfermagem e Saúde do Idoso e do Capítulo Sigma Theta Tau Tau Alpha. Membro do Sistema Nacional Mexicano de Pesquisadores nível I.
Professor convidado e membro do Núcleo Acadêmico Básico da Universidade Iberoamericana Puebla no Doutorado em Pesquisa Psicológica. Membro do grupo NESPI da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.
Presidente da Academia Mexicana de Fenomenologia e Pesquisa Qualitativa em Enfermagem e Saúde, AC.,
Autor do diagnóstico de enfermagem “Disposição para melhorar o comprometimento com o exercício”, na taxonomia NANDA 2021-2023.
Prêmio María Guadalupe Cerisola Salcido 2024 concedido pelo Conselho Geral de Saúde do México. No SIPSE, abordará a diversidade e o cuidado.
Graduada em enfermagem e doutorado em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Servidora pública há 16 anos no Departamento de Polícia Penal do Paraná (DEPPEN) e docente no curso de Enfermagem na Unicesumar. Dedica-se à pesquisa com pessoa privada de liberdade. No SIPSE, abordará os desafios e estratégias na assistência à saúde das pessoas privadas de liberdade, explorando políticas e práticas relevantes para esta população.
Me. Angela Valdés Jara
Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade de Concepción, Chile; Mestre em docência para professores universitários pela Universidade de Barcelona, Espanha. Professora no Departamento de Enfermagem da Universidade de Antofagasta. Monitor de pós-graduação em manejo avançado de feridas e estomias. Fundação Instituto Nacional de Feridas, Santiago, Chile. Aprimoramento no ensino avançado em simulação clínica. Universidade Finis Terrae, Santiago, Chile; Integrou a equipe de Desenho e Implementação Curricular, carreira de Enfermagem. Universidade de Antofagasta 2012-2019; aperfeiçoamento em Fundamentos para Cuidados de Saúde Centrados na Pessoa. Pontifícia Universidade Católica do Chile, Santiago, Chile; Aperfeiçoamento de Competências em Educação Interprofissional para o Cuidado à Saúde Centrado na Pessoa. Pontifícia Universidade Católica do Chile, Santiago, Chile; Faz parte da equipe de Acreditação da Carreira de Enfermagem, Qualitas, seis anos de acreditação. Linhas de pesquisa: Pesquisa em Ensino e Cuidado Humano
Me. Rosella Santoro Ageno
Enfermeira. Mestre em Educação pela Universidade da República, Chile; Mestre em Enfermagem pela Universidade de Concepción, Chile; Mestre em docência para professores universitários pela Universidade de Barcelona, Espanha. Aprimoramento no ensino avançado em simulação clínica. Universidade Finis Terrae, Santiago, Chile. Integrou a equipe de Desenho e Implementação Curricular, carreira de Enfermagem. Universidade de Antofagasta 2012-2019. Aperfeiçoamento em Fundamentos para Cuidados de Saúde Centrados na Pessoa. Pontifícia Universidade Católica do Chile, Santiago, Chile. Aperfeiçoamento de Competências em Educação Interprofissional para o Cuidado à Saúde Centrado na Pessoa. Pontifícia Universidade Católica do Chile, Santiago, Chile. Aprimoramento em Tecnologias para inovação educacional Professora Assistente no Departamento de Enfermagem da Universidade de Antofagasta. Linhas de pesquisa: Pesquisa em Ensino e Cuidado Humano
Me.Leslie Villarroel Yáñez
Enfermeira. Mestre em Saúde Pública, ênfase em saúde comunitária e familiar. Universidade de Antofagasta, Chile. Diploma em docência universitária. Especialista em metodologia de pesquisa com uso de inteligência artificial e Tecnologias diversas para inovação educacional; Certificação de pós-graduação “Suporte Pré-Hospitalar de Vida no Trauma” P.H.T.L.S. A Associação Nacional de Técnicos de Emergência Médica dos EUA; Pós-graduação em Suporte Básico de Vida em RCP. Associação Americana do Coração; ampla experiência no atendimento a trabalhadores em operações de mineração de grande porte e resgate, aperfeiçoamento em Simulação Clínica. Universidade de Antofagasta, Aperfeiçoamento em Fundamentos para Cuidados de Saúde Centrados na Pessoa. Pontifícia Universidade Católica do Chile, Santiago, Chile Aperfeiçoamento de Competências em Educação Interprofissional para o Cuidado à Saúde Centrado na Pessoa. Pontifícia Universidade Católica do Chile, Santiago, Chile. Professora no Departamento de Enfermagem da Universidade de Antofagasta. Linhas de pesquisa: Pesquisa em Ensino e Cuidado Humano
Me. Yenny Valdivia Rojas
Enfermeira. Mestre em Mestre em Enfermagem pela Universidade de Concepción, Chile; Mestre em Saúde Pública, saúde comunitária e familiar pela Universidade de Antofagasta, Chile; Mestre em docência para professores universitários. Especialista em Saúde da Família. Universidade de Santiago do Chile. Especialista em saúde pública; Diploma de qualidade internacional em organizações educacionais (ISSO) 21001. AENOR; Auditor líder na ISO 21001 “qualidade em organizações educacionais”. AENOR; Aprimoramento no ensino avançado com simulação clínica. Universidade Finis Terrae, Santiago, Chile; Pós-graduação em certificação e avaliação de competências com simulação clínica. Universidade Finis Terrae, Santiago do Chile, Melhoria no debriefing, simulação clínica com uso tecnológico. Universidade Diego Portales, Santiago, Chile; Diretora Adjunto do Projeto ANT1105. Ministério da Educação do Chile. “Implementação curricular com orientação sobre competências para a Carreira de Enfermagem.” Universidade de Antofagasta 2012-2019; lidera o processo de autoavaliação do curso de Enfermagem da Universidade de Antofagasta, Qualitas Chile, seis anos de acreditação. Professora Assistente no Departamento de Enfermagem da Universidade de Antofagasta. Linhas de pesquisa: Pesquisa em Ensino, Cuidado Humano, Envelhecimento e Saúde Pública.