Com atuação estratégica e associativismo ativo, a Fiea fortalece o setor produtivo alagoano e promove um ambiente mais competitivo e representativo. A entidade representa, articula e defende os interesses de 19 sindicatos patronais que integram o Sistema Indústria. Com base no associativismo, a Federação promove a união das indústrias para enfrentar desafios coletivos e construir soluções estratégicas para o desenvolvimento industrial de Alagoas.
Hoje, cerca de 350 indústrias alagoanas são filiadas a sindicatos vinculados à Fiea, tendo acesso a benefícios exclusivos, como condições especiais em produtos e serviços do Sesi, Senai e IEL. A atuação é coordenada pela Unidade Sindical, que oferece suporte jurídico, contábil, administrativo e de comunicação aos sindicatos, fortalecendo sua gestão e representatividade.
Clique aqui e acesse a matéria completa!
26/05/2025 - Fiea Alagoas
Neste domingo, 25 de maio, o Sistema Fiea celebra o Dia da Indústria reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de Alagoas. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, afirma que a data é um marco para reconhecer o papel transformador do setor no estado.
“É um dia para festejar, mas também para renovar o nosso compromisso com a inovação, a qualificação profissional e o bem-estar da população alagoana”, afirmou Lyra.
Clique aqui e acesse a matéria completa!
26/05/2025 - Fiea Alagoas
O encontro reforçou a importância do crédito para o setor produtivo e alinhou estratégias de ação para o segundo semestre de 2025
Foi encerrado na última quinta-feira (22) o I Encontro de Gestores da Rede NAC de 2025, realizado na Casa da Indústria, em Maceió. O evento reuniu representantes de federações de todo o país para debater o desempenho e as perspectivas dos Núcleos de Acesso ao Crédito (NACs).
Clique aqui e acesse a matéria completa!
23/05/2025 - Fiea Alagoas
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, foi agraciado, na tarde dessa quarta-feira (5/2), com a Comenda Jayme de Altavila. O evento, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), contou com a presença de autoridades, acadêmicos, empresários e membros da sociedade alagoana.
A homenagem destacou a relevante contribuição de José Carlos Lyra para o desenvolvimento da indústria alagoana e seu papel fundamental no fortalecimento da parceria entre o setor produtivo do Estado e o Instituto Histórico.
“Trata-se do reconhecimento ao papel que o industrial José Carlos Lyra desempenha, não só na defesa do setor industrial, mas também às causas sociais e educacionais, procurando sempre aliar as atividades empresariais às culturais, mantendo uma parceria de sucesso com nossa instituição, que passou a ser uma extensão da sala de aula das escolas Sesi, recebendo alunos em visitas ao nosso acervo”, afirmou o presidente do IHGAL, Jayme de Altavila, filho do acadêmico que dá nome à Comenda recebida pelo presidente da Fiea.
Clique aqui e acesse a matéria completa!
06/02/2025 - Fiea Alagoas
O acordo de cooperação técnica firmado entre o Sistema Fiea e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no final de 2024 teve o primeiro desdobramento nesta quarta-feira (22/01), em um treinamento oferecido a colaboradores da Federação das Indústrias, Sesi, Senai e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), sobre os produtos e serviços disponibilizados pelo banco.
O objetivo do treinamento foi capacitar os colaboradores para que eles atuem para facilitar o acesso do setor industrial alagoano aos cerca de R$ 210 milhões em linhas de crédito e financiamento disponibilizados pelo banco somente para a Indústria do estado em 2025.
Clique aqui e acesse a matéria completa!
23/01/2025 - Fiea Alagoas
O 39º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) ocorreu no Minascentro, em Belo Horizonte/MG, contando com a presença de Francisco Acioli como representante da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e Dielze Mello representando o CIN Alagoas. O evento teve como objetivo estreitar as relações entre os dois países, debatendo temas como sustentabilidade, descarbonização e Hidrogênio Verde.
A abertura do evento contou com discursos do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, do presidente da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), Prof. Dr.-Ing. Siegfried Russwurm, do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil, Geraldo Alckmin, do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, da Secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Maria Laura da Rocha, do vice-premiê da Alemanha e Ministro da Economia e Ação Climática da Alemanha, Robert Habeck e do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
Leia matéria na íntegra clicando aqui
13/09/2022 - Comunicação FIEA
Ambos assumiram o compromisso de ouvir o setor produtivo caso sejam eleitos
O senador Rodrigo Cunha (União Brasil) e o ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD), encerram a série de palestras e debates sobre a "Agenda do Setor Produtivo para o Desenvolvimento de Alagoas" com candidatos ao governo. O documento contém propostas da Indústria, Agricultura e Pecuária, Federação das Associações Comerciais e Sebrae para ajudar o estado a crescer com foco no desenvolvimento.
Foram ouvidos os quatro nomes mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto registradas no Tribunal superior Eleitoral (TSE). Na semana passada, a Agenda foi entregue a Paulo Dantas (MDB) e Fernando Collor (PTB). Durante cafés da manhã na Casa da Indústria, os candidatos apresentaram seus planos de governo e discutiram o documento onde são apontados os desafios estruturais e conjunturais que criam obstáculos ao crescimento e desenvolvimento do estado. A "Agenda do Setor Produtivo" propõe medidas que ajudem a superar esses entraves.
13/09/2022 - Comunicação FIEA
Paulo Dantas e Fernando Collor são os primeiros a debaterem temas com o empresariado
O governador Paulo Dantas (MDB) e o senador Fernando Collor (PTB) foram os primeiros candidatos ao governo de Alagoas a discutirem, com o setor produtivo, a "Agenda do Setor Produtivo para o Desenvolvimento de Alagoas". O empresariado os recebeu para um café da manhã ma Casa da Indústria, respectivamente, nessa segunda (5) e terça-feira (6).
No documento, as lideranças do setor produtivo alagoano - Indústria, Agricultura e Pecuária, Federação das Associações Comerciais e Sebrae - apontam os desafios estruturais e conjunturais que criam obstáculos ao crescimento e desenvolvimento do estado. A "Agenda do Setor Produtivo" propõe medidas que ajudem a superar esses entraves.
06/09/2022 - Comunicação FIEA
Na última quinta-feira (30), representantes do Sistema Fiea e dos sindicatos industriais alagoanos, liderados pelo presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade, participaram do Encontro Nacional da Indústria, o Enai 2022, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Brasília/DF.
A CNI reuniu cerca de 1.500 empresários de todo o país em Brasília-DF, de forma online e presencial, para a elaboração do Mapa Estratégico da Indústria 2023-2033. O documento vai traçar estratégias e políticas públicas para enfrentar os desafios da nova economia do conhecimento.
O evento contou com seis painéis, com temas como inovação, economia de baixo carbono, política industrial e educação. Além disso, teve dois espaços talks, para apresentação e bate-papo sobre as principais ações no âmbito do Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022 e exposição de produtos e serviços da CNI, Sesi, Senai e IEL.
04/07/2022 - Ascom Unidade Sindical
O empresário José Carlos Lyra de Andrade foi reeleito, nesta terça-feira, 22, para a presidência da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) no quadriênio 2022/2026. A eleição de Lyra se deu pela unanimidade de votos dos presidentes dos 19 sindicatos que formam a entidade.
A chapa eleita tem como vice-presidente o empresário José da Silva Nogueira Filho, reconduzido ao cargo.
O empresário José Carlos Lyra e seu vice, José Nogueira, foram reeleitos também para os cargos de representantes efetivos junto ao Conselho da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Seus suplentes são os empresários Alberto Cabús e Pedro Robério de Melo Nogueira.
Além da diretoria, foram eleitos os membros efetivos e suplentes do Conselho Fiscal.
A posse da diretoria reeleita ocorrerá em maio próximo.
25/02/2022 - ASCOM