Oficinas

DO II ENCONTRO DE MULHERES

Griotagens

práxicas afroperspectivadas em educação

13/10 (quarta-feira) - das 19h às 21h


Emerge a necessidade de descolonização do ambiente escolar, garantindo o direito a uma educação intercultural que abrace a diversidade étnico-racial numa pedagogia que combata o racismo. Para tal, nossa oficina apresentará as "Griotagens" enquanto "Práxicas afroperspectivadas em educação". O nome foi inspirado nos griôs do Mali, no continente africano, e busca afro referenciar o currículo escolar, inserindo narrativas, brincadeiras e canções africanas de diversas regiões do vasto continente africano, subsidiadas pelos valores filosófico-culturais afro-brasileiros, marcadores das africanidades e pela cosmopercepção africana.

As inscritas precisam dispor de:

1 folha de papel, 1 abridor de latas, um espelho pequeno, um pouco de alecrim ou hortelã (ou outra erva aromática), uma camisa preta usada que possa cortar (ou outro tecido preto), retalhos de tecido estampado, barbante ou linha, tesoura.

Oficina de Saúde das Mulheres

autocuidado como promoção de saúde

21/10 (quinta-feira) - das 19h às 21h


O corpo das mulheres é visto socialmente como um problema em potencial: sangra todo mês, tá sempre correndo risco de engravidar em querer, gera dores, mucos, parece que está sempre prestes a ter um problema que precisa ser antecipado com exames de rotina.

Essa construção social da visão do corpo e da saúde, levou o corpo das mulheres (e não só) a ser super medicalizado. Medicalizado não é só um termo que foi criado para explicar o excesso de medicamentos ou de idas ao médico, mas é um conceito que ajuda a entender o controle que a medicina convencional, apoiada no machismo e racismo estrutural, exerce sobre nossos corpos e vidas.

Conversaremos sobre as origens dessa visão sobre o corpo das mulheres, e como isso nos afeta diretamente nos dias de hoje: a relação com nós mesmas e nosso autocuidado. Neste diálogo falaremos sobre as formas de autocuidado, a partir do autoconhecimento de si – nossos ciclos, anatomia, equilíbrios e eventuais desequilíbrios – como ferramentas de transformação de nossa autoimagem corporal, de saúde e também emocional.

Jussara Alves

Pedagoga e doutoranda em educação (UFJF/MG)
Oficina de Griotagens: práxicas afroperspectivadas em educação

Ellen Vieira

Obstetriz (EACH - USP)
Oficina de Saúde das Mulheres: autocuidado como promoção de saúde

E mais...

Após conferir nossas oficinas do II Encontro de Mulheres, não deixe de se inscrever no evento e nas oficinas (em breve disponibilizaremos formulário de inscrição nas oficinas), responder ao questionário sociocultural para levantamento de dados junto à comunidade para melhor elaborarmos condições de luta favoráveis às mulheres. Confira também nossa programação e apresente suas teses. Filie-se!