I Fórum Nacional da Disciplina Gramática, Variação e Ensino do ProfLetras
II Círculo da Norma
Siga-nos instagram: @osimvale (https://www.instagram.com/osimvale/ )
Haverá brindes aos que estiverem presencialmente!
O V SIMVALE - Simpósio de Variação Linguística e Ensino, nesta edição, promovido pela equipe do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da instituição associada Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), na cidade de Uberaba, Minas Gerais, será realizado nos dias 11, 12 e 13 de agosto de 2025, em formato híbrido e totalmente gratuito. A quinta edição do SIMVALE visa a continuar as discussões profícuas sobre variação linguística, pluralidade de normas, diversidade linguística e cultural, ensino de gramática, novas tecnologias e contexto de ensino de língua portuguesa como língua materna, estrangeira/adicional e outras línguas. O evento continua a homenagear os Professores da Educação Básica de todo o país, especialmente, os responsáveis pelo ensino da Língua Portuguesa, em toda a sua variedade e extensão.
Por essa perspectiva e temática, agregam-se a esta edição do SIMVALE discussões e relatos ligadas à disciplina “Gramática, Variação e Ensino “ da matriz curricular do Profletras (programa em rede), site da disciplina com vários produtos pedagógicos: https://sites.google.com/view/gramaticavariacaoensino/apresenta%C3%A7%C3%A3o?authuser=0 . E ainda discussões do projeto “Pró Norma Plural” (que reúne pesquisadores de diferentes instituições, entre elas, UFRJ, UFTM, UFSCAR, UEM, UPE, UFPR), no âmbito do Círculo da Norma, coordenado pela profa Silvia Vieira (UFRJ).
Este evento plural tem como missão contribuir para o aperfeiçoamento acadêmico-científico dos discentes e docentes de pós-graduação e de graduação da área de estudos linguísticos e áreas afins, além de propiciar a capacitação profissional de professores da educação básica e do ensino superior, promovendo a divulgação e o debate de pesquisas atuais, realizadas em torno da temática da variação linguística e do ensino. Tem, portanto, como público alvo discentes de pós-graduação, graduação, egressos do Profletras (também docentes da Educação Básica) e docentes de ensino superior, técnico e educação básica.
Dessa forma além de contribuir para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 (Educação de qualidade, visa garantir que todos tenham acesso a uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e que possam aprender ao longo da vida) e à ODS 10 (Reduzir Desigualdades sociais, econômicas e culturais entre as pessoas) , também está alinhado à Portaria MCTI nº 6.998, de 10.05.2023, que estabelece as diretrizes para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o período de 2023 a 2030 por meio, principalmente, de quatro eixos estruturantes. Nossa proposta alinha-se totalmente ao ao Eixo 4, devido ao evento envolver formação de professores, problemas e propostas de ensino de língua portuguesa para Educação Básica e buscar ainda atingir e divulgar para além da universidade tecnologias sociais inovadoras de ensino, principalmente a docentes em formação e já formados (atuantes na Educação Básica), sendo assim, se aproxima do objetivo do eixo 4 por promover a defesa e a popularização da ciência, a universalização do acesso aos bens gerados pelo desenvolvimento científico e tecnológico, e a difusão de tecnologias para a melhoria das condições de vida da população e a resolução de problemas sociais (neste caso de educação e diversidade linguística e cultural), de forma a promover a difusão da ciência e os produtos educacionais locais desenvolvidos nos PPGs das IES que participarem do evento, incluindo a local, Profetras da UFTM. Tem ainda aderência ainda ao Eixo 1, pelo fato do evento proposta promover a consolidar e a integrar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de articulação entre universidade e escolas/sociedade, com vistas a ampliar a base científica e tecnológica nacional.
Agradecemos aos que se inscreveram no evento, aos que colaboraram de alguma forma com sua realização, à UFTM, a CAPES e, principalmente, ao CNPq pelo financiamento!
Convidados a todos e todas a conhecerem nossa programação e participarem das discussões! Sigam-nos instagram: @osimvale