Masterclass de abertura e Mesa de encerramento
Production designer e diretor de arte de séries, longas-metragens e filmes publicitários, cenógrafo para ópera, teatro e musicais e artista de histórias em quadrinhos.
Cocriador do Festival Internacional de Cine de las Alturas, sediado na Provincia de Jujuy e seu diretor artístico entre 2014 e 2021.
Como production designer, trabalhou para a dupla criativa Cohn & Duprat na série Star+ “El Encargado” com Guillermo Francella (temporadas 1, 2 e 3) - New York Festivals
- New York Festivals Gold Medal 2024, Prêmio Rose d' Or 2023 - e “Nada” (1ª temporada) com Robert De Niro e Luis Brandoni - New York Festivals Gold Medal 2024-.
Como diretor de arte de cinema, ganhou o Prêmio Sur 2009
(Argentina), ANAC 1999, Mérida 2008 (Venezuela) e indicado ao prêmio Goya 2010 (Espanha) com filmes como “El Secreto de sus Ojos” (Oscar, Goya, Ariel, Sur 2010), de Juan José Campanella, “Azul y no tan Rosa” (Goya 2014), de Miguel Ferrari, “Messi” (Goya 2014) de Miguel Ferrari, “Messi” de Álex de la Iglesia e clássicos latino-americanos como “La Hora Cero” (2010) e “100 años de Perdón” (1998).
Como diretor de arte em publicidade, com mais de 300 comerciais nos EUA, América Latina e Europa, ganhou, entre outros prêmios, o New York Festivals
Bronze World Medal 1997 (EUA).
Como cenógrafo de ópera, teatro e musicais, trabalhou em mais de 100 produções nos EUA, na Venezuela e Argentina, tendo sido membro do grupo Rajatabla, com trabalhos como “La tempestad” (Delacorte Theatre, Central
Park, NYC, New York Shakespeare Festival), dirigida por Carlos Giménez (1991).
Membro da Academia de las Artes y Ciencias Cinematográficas de Argentina e Sócio Fundador da Asociación Argentina de Directores de Arte (AADA).
É uma multiartista: cineasta, diretora de teatro e ópera, exposições, desfile de moda, ganhadora de diversos prêmios em suas diferentes atividades. Dirigiu os filmes, "Crede-mi" apresentado em vários festivais internacionais (Berlim, NY, Biarritz, Jerusalém, São Francisco etc.), "Então morri" ganhador do prêmio de melhor filme no Festival do Rio – Mostra Rumos e "O Diabo na rua no meio do redemoinho" (em fase de lançamento). Foi responsável pela criação do Pavilhão do Brasil na Expo 2000 em Hannover, Mostra do Redescobrimento – Bienal de SP, pela reinauguração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a Ópera "O Trovador" de Verdi, pela adaptação do projeto para stand da GreenPeople na feira APAS 2018, Direção Geral de Vídeo e Instalação para o Projeto Cicatrizes (Londres 2018), Criação do Pré-Projeto “Glória Pires 50 Anos”, pelo Pavilhão Humanidade 2012 durante a Rio +20 no Forte de Copacabana, exposição de 50 anos de carreira de Maria Bethânia no Paço Imperial, reinauguração dos painéis "Guerra e Paz" de Candido Portinari na ONU, criação, concepção, direção geral, arquitetura e expografia do Pavilhão do Brasil – Osaka (em andamento). Cena de Origem/ Haroldo de Campos. Orlando / Virgínia Woolf .Cartas Portuguesas / Julio Bressane .Viagem ao Centro da Terra/ Julio Verne .O Homem sem Qualidades /Robert Musil . As Três Irmãs/ Tchecov. Casa de Boneca / Ibsen. Medéia / Euripdes .Formas Breves/Grande Sertão Veredas. Panorâmica Insana/Pi. Macunaíma. Crede-mi/ Thomas Mann. Guerra e Paz /Portinari Don Giovanni /Mozart .Suor Angélica / Puccini .Cavalleria Rusticana / Mascagni .Pagliacci / Leoncavallo . Exposição Grande Sertão Veredas / Museu da Língua Brasileira. Museu Paço do Frevo. Museu Casa de Cultura da Paraty. Hanna Schygulla. Festival Back to Black, Movimento Afro-Pop Brasileiro / Margareth Menezes. Representou o Brasil nos teatros do Centre George Pompidou em Paris, Monique, Hamburgo, etc.
Benedito Ferreira é artista visual e pesquisador. Doutor em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Suas investigações artísticas estão centradas na imagem como escrita, na poética dos arquivos, suas montagens e apagamentos dos limites entre “documento” e “ficção”. Trabalha com audiovisual, objetos, instalação, cenografia e fotografia, sem estabelecer hierarquias entre os meios. Nos últimos anos,
mostrou seus trabalhos e colaborou com instituições em Portugal, França, Alemanha,Geórgia, Argentina, Uruguai e Coreia do Sul.
Mesas
Mesa 1 - Direção de Arte, História e Figurino
É Doutora e Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ, com doutorado sanduiche no exterior (PDSE Capes) pela Universidade do Algarve em Portugal. Bacharel em Artes Cênicas, com habilitação em Indumentária e Cenografia pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Com prática artística como Figurinista, cenógrafa e diretora de arte em audiovisual e teatro. Professora do curso de Cinema e Artes Cênicas da Escola de Artes do Centro Universitário Celso Lisboa. Professora no Centro Universitário Helio Alonso; Professora da Universidade Estácio de Sá em Cinema e Produção Audiovisual. Onde também coordena a Agência Experimental de Cinema. É Coordenadora do St de Estética e teoria da direção de arte audiovisual da Socine. Integra o Núcleo de Investigação em Direção de Arte Audiovisual (NIDAA/UFPE) e o Núcleo de Estudos de História da Moda e da Indumentária (Nehmi- UERJ), é bolsista de pesquisa e produtividade UNESA 2023/2024. Atualmente sua pesquisa e áreas de interesse se dividem em processos criativos, de desenvolvimento e espectatorialidade em figurino e direção de arte.
Historiador e pesquisador nas áreas de Arte e Moda. Doutor em História pela Uerj. Docente do Senai Cetiqt e da Escola de Artes Celso Lisboa. Coorganizador e coautor do livro “A História na Moda, a Moda na História”. Coordenador do GT “Moda, História e Cultura” do Colóquio Internacional de Moda da Abepem. Coordenador do Núcleo de Estudos de História da Moda e da Indumentária (Nehmi- UERJ).
Começou como assistente no universo lúdico dos filmes dos Trapalhões como: "O Casamento dos Trapalhões", "Os Trapalhões na Terra dos Monstros", passando pelo sucesso de bilheteria "Lua de Cristal", da Xuxa. Passou do cinema para a tv, participando de várias série e novelas como figurinista assistente. Nesses tantos projetos, acumula mais de 30 anos de profissão, e nesses últimos 8, passou a assinar como figurinista titulas. Fora do universo tv, ainda encontra tempo para se dedicar ao teatro e assinou
figurinos dos espetáculos "O Topo da Montanha" com os atores: Lázaro Ramos e Tais Araujo, "O Jornal" com direção de Kiko Mascarenhas e Lázaro
Ramos, "Meninas e Meninos" protagonizado por Maria Eduarda de Carvalho, "Todas as Coisas Maravilhosas" monólogo com o ator Kiko Mascarenhas e o mais recente o musical infantil "Ombela - A Origem das Chuvas" com direção de Arlindo Lopes que lhe rendeu o prêmio de Melhor Figurino de Teatro para Crianças de 2019. Seu trabalho mais recente no teatro é o espetáculo infantil "O Pequeno Herói Preto" e "O Menino Mandela", que depois de uma bela temporada no OI Futuro, parte para novas apresentações em SP.
Mesa 2 - Direção de Arte, Arqueologia e Produção de Objetos
Bacharel em Arqueologia, Mestre e Doutora em História Social. Professora Associada no Departamento de Arqueologia e coordenadora do Núcleo de Estudos de Cultura Material, Nupecm-UERJ; Pós-doutoranda no Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte, LAP-NEPAM / Unicamp; integra o Instituto de Memória e Ação Social / IMAS; integra a coordenação do GTÁFRICAS da Sociedade de Arqueologia Brasileira / SAB.
Formada em Arte e Mídia (UFCG), mestrado e doutorado em Comunicação (UFPE), pesquisando experimentalidades e hibridações entre cinema brasileiro e arte contemporânea. Trabalha no departamento de arte audiovisual desde 2007, já fez direção de arte para diversos curtas e longas-metragens, com trabalhos exibidos em importantes festivais como Rotterdam, Veneza, New Directors-New Films (NY), Tiradentes, Brasilia. Como realizadora dirigiu a ficção “Roda gigante” e os documentarios “É o que guardo dele” e “Passeio público”. Na área acadêmica vem desenvolvendo pesquisa sobre a direção de arte no cinema brasileiro, especialmente questões ligadas a gambiarras e artesanalidades, objetos, cultura e memórias na direção de arte. É integrante do NIDAA (Núcleo de investigação em direção de arte audiovisual- CNPQ). É uma das responsáveis pelo ST de direção de arte da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual – SOCINE. É professora Adjunta da UFPE/ CAA.
Formada em História (UFF), e pós - graduada em Produção Audiovisual (ESPM-RIO) atua no Departamento de Arte do mercado audiovisual há 18 anos, com experiência em diversos formatos: Filmes (longas/curtas), Tvs aberta e fechada, Publicidade, Clipe e Streaming.
No campo do ensino, orientou a Disciplina Direção de Arte por 3 anos na Graduação de Cinema e Produção Audiovisual da ESPM-RJ.
Na Pós graduação em Direção de Arte Audiovisual do Senac Lapa Scipião, em 2021, ministrou por 1 semestre a Disciplina: Produção Executiva Dept Arte.
Além dessas experiências, palestrou no projeto Nóis na Fita, no Instituto de Cinema - SP, na UNESP, entre outros.
Seu último trabalho foi como Produtora de Arte (Set Decorator) do Filme: "Ainda estou aqui," do diretor Walter Salles.
Mesa 3 - Direção de Arte, Tempo e Montagem
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Recherches Cinématographiques et Audiovisuelles - Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1990), doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Pós-Doutorado pela Université du Québec Abitibi-Témiscamingue. Atualmente é professora Associada II e coordenadora da Araci Incubadora de Projetos de Cinema e Audiovisual. Professora do Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (PPGMC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCINE) da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Doutora em Cinema e Audiovisual pelo PPGCine da UFF. Possui graduação em Comunicação Social – Cinema pela UFF (2004) e mestrado em Artes Visuais pelo PPGAV da UFRJ (2012). É professora do magistério superior da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM Rio. Integra os grupos de pesquisa NATLA – Núcleo de Arte e Tecnologia Latino-Americano (UNILA) e NIDAA – Núcleo de Investigação em Direção de Arte Audiovisual (UFPE). Atua na área audiovisual desde 1996, assinou direção de arte e participou da produção de arte de diversas obras, entre programas de TV, filmes de curta e longa metragem e séries. É mãe.
Doutor em Cinema e Audiovisual pelo PPGCINE da UFF e jornalista formado pela UFSC, com mestrado em Economia Criativa, Estratégia e Inovação (ESPM) e especialização em TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica (UFF). Professor na ESPM-Rio nos cursos de Cinema e Audiovisual e Jornalismo desde 2014 onde coordena o Portal de Jornalismo. Após 13 anos de TV Globo, editando e finalizando conteúdos jornalísticos e de entretenimento, hoje atua também como montador audiovisual freelancer em peças de comunicação para a Netflix e produtos independentes.
Mesa 4 - Direção de Arte, Paisagem e Fotografia
Professor Titular de História da Arte e História dos Jardins da Escola de Belas
Artes/UFRJ; Especialista em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela
PUC/RJ; Mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes
Visuais da Escola de Belas Artes/UFRJ; Doutor em Artes Visuais pelo
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes/UFRJ;
Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA); Membro da
Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), sendo seu segundo Vice-
Presidente no período 2022-2024; Membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA); Membro do ICOM-BR; Coordenador do Grupo de
Pesquisa História do Paisagismo (GPHP); Diretor da Escola de Belas
Artes/UFRJ – 2010-2018.
Artista visual, curadora e pesquisadora, realizou diversos filmes experimentais exibidos em festivais e exposições como Crossroads Film Festival, San Francisco Museum of Modern Art (USA), Alchemy Film & Art Festival (Hawick, Escócia), Féstival des Cinémas Différents de Paris (França), Espaços do Ainda (Paço Imperial, Rio de Janeiro e CCSP, São Paulo), entre outros. Como curadora, é criadora e diretora do Festival Internacional de Cinema Experimental DOBRA. Doutorado em Artes pelo PPGArtes/UERJ, mestrado em Comunicação e Cultura pelo PPGCOM/UFRJ, professora no curso de Cinema e no curso de Design da Universidade Hélio Alonso UNIFACHA. Realizou uma retrospectiva de seus filmes na Cinemateca do MAM-RJ, ‘Pequenos Poemas - Filmes de Cristiana Miranda’.
Doutora em Teatro pela UNIRIO, Mestre em Comunicação Social pela UFF, DEA - Diploma de estudos aprofundados- em Esthètique: Cinema, Television et Audiovisuel - Université de Paris I Pantheon Sorbonne, Bacharel e Licenciada em História pela PUC/RJ tendo em todas as teses trabalhado com questões relativas à direção de arte, construção de espacialidade e de visualidades no cinema e na cena expandida. Foi coordenadora do Curso de Pós Graduação em Artes da Cena, ECO/ UFRJ (2017- 2020),é Professora Associada do Curso de Comunicação Visual - Design, EBA/UFRJ. Conceituou, implantou e coordenou a Pós-graduação em Direção de Arte na UNESA onde foi professora dos cursos de Cinema e de Produção Audiovisual. Professora convidada pela "Escuela Internacional de Cine e Tv", Cuba. Trabalhou para The Survivors of the Shoah Archives de Steven Spielberg na realização de uma série de documentários hoje disponibilizados no Museu do Holocausto em Washington - DC. Trabalhou para diversas emissoras de televisão no Brasil e no exterior, longas e curtas metragens além de publicidade. Trabalha atualmente com questões relativas a visualidade háptica, espacialidade e direção de arte na cena contemporânea.
Minicursos
52 anos dos quais 20 dedicados ao audiovisual, iniciados na Escola Grande Rio como escultor de carnaval e no Projac (TV Globo) como aderecista. Desde então, focado em atender o adereço, efeitos especiais e figurino extraordinário.Com as mais variadas demandas geradas pelas produções, a mistura de técnicas e materiais é fundamental. Valendo-se do isopor à espuma, do acrílico ao aço e contando sempre com uma equipe multifuncional.
Professor, Artista, Maquiador e Escultor. Cursou escultura e cerâmica no Centro de Arte Calouste Gulbenkian, fez escultura no Liceu de Artes e Ofícios. No Parque Lage, escultura e escultura contemporânea. Estudou Maquiagem de Efeitos especiais e Beleza na Atelier Paris, França e Maquiagem Artística e Fashion na Stick Art 2006 em Barcelona. Desenvolveu a maquiagem da comissão de frente de algumas escolas de Samba do Rio de Janeiro, como Beija-Flor, Mangueira, entre outras. Realizou uma série de trabalhos de Maquiagem e Caracterização, com as minisséries Amazônia (2007) e Casa das Sete Mulheres (2003) e o Filme Olga (2004). Implantou na Rede Globo a técnica de maquiagem HD. Está presente em diversos Videoclipes com artistas como Jão, Thiago Pantaleão, Rafael Portugal, Fábio Porchat e outros. Atualmente é Diretor e Professor da CAMPI Makeup School, no Rio de Janeiro, onde desenvolve junto aos alunos uma perspectiva de pensar a maquiagem através da arte, nas suas camadas, Maquiagem de Beleza, Maquiagem Artística e Efeitos especiais.