De 26 a 29 de agosto de 2024, será realizado o II Simpósio Internacional de Direção de Arte Audiovisual (SIDART), uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (ECO/UFRJ) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e apoio institucional do Núcleo de Investigação em Direção de Arte Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco (NIDAA/UFPE). O encontro será híbrido, com conferências, mesas e mini cursos presenciais no Rio de Janeiro e comunicações on-line.

O SIDART visa abordar de modo transdisciplinar as questões relativas à Direção de Arte Audiovisual, incentivando a pesquisa e contribuindo para a capacitação de profissionais, pesquisadores e demais interessados nesta área. Em sua segunda edição, o Simpósio adota como tema Direção de Arte como Campo Expandido, propondo uma ampla discussão sobre as fronteiras e possibilidades deste campo.

A relevância que a imagem adquiriu na contemporaneidade nos aponta para uma grande importância das operações de criação, planejamento e materialização de espaços e personagens nos mais diversos suportes, desde o cinema até as redes sociais, onde o espaço do real é sempre passível de tornar-se imagem. Ao mesmo tempo, avanços em estudos no campo revelam a capacidade de a direção de arte contribuir na construção de múltiplas camadas na imagem, capazes de ampliar a experiência audiovisual para além das ideias de narrativa e denotação.

Sendo um campo transdisciplinar, a pesquisa em direção de arte audiovisual é tradicionalmente marcada por temas pertinentes à arquitetura, design, cenografia, audiovisual e artes visuais. Pesquisas mais recentes apresentam, também, atravessamentos de outras áreas como geografia, antropologia, sociologia e filosofia. Tal fenômeno agrega ao campo vislumbres que contribuem com a análise, interpretação e construção da imagem, expandindo formas de ver e fazer obras audiovisuais.

Os desdobramentos tecnológicos mais recentes no campo da imagem digital tendem a modificar estruturas de produção e criação em variados aspectos e impulsionam debates sobre limites éticos, estéticos, legais e trabalhistas. A aplicação de tais tecnologias no âmbito da direção de arte audiovisual expande possibilidades criativas e materiais ao mesmo tempo que impõe questões ideológicas relevantes sobre representação, identidades e autoria. Por outro lado, observamos na produção mainstream a emergência de projetos audiovisuais que optam pelo uso de tecnologias analógicas, ainda que associadas ao digital. Tais fenômenos destacam as abrangências das tecnologias e devem ser modulados a favor de contextos econômicos e estéticos.


Convidamos à submissão de propostas de comunicação no evento autores, pesquisadores, estudantes e profissionais das mais diversas áreas, que dialoguem com  o tema desta edição do Simpósio, ou outros temas pertinentes à Direção de Arte Audiovisual, tais como:


Direção de Arte Audiovisual e suas múltiplas atividades, materialidades e tecnologias;

Estética e teoria da Direção de Arte Audiovisual;

Direção de Arte, paisagens e imaginários;

Poéticas e processos artísticos no campo da Direção de Arte;

História(s) da Direção de Arte;

Pedagogia(s) da Direção de Arte;

Direção de Arte em contextos locais e globais;

Diálogos entre Direção de Arte e equipes criativas da produção audiovisual;

Diálogos entre Direção de Arte e pós-produção de imagem e som;

Diálogos entre Direção de Arte e diferentes campos de conhecimento e pesquisa.

  

Comissão Organizadora

Dra. Elizabeth Jacob (PPGAC/UFRJ/NIDAA)

Dra. Iomana Rocha (UFPE/NIDAA)

Dra. Nívea Faso (UNESA/FACHA/NIDAA)

Dr. Benedito Ferreira (NIDAA)

Dra. Tainá Xavier (ESPM/NIDAA)


Parceiros do evento

FORCINE - Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual

AGECINE - Agência Experimental de Cinema e Audiovisual UNESA

Escola de Arte Celso Lisboa

ESPM Rio