Entre os dias 27 a 29 de novembro de 2017, no Câmpus Inhumas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, com organização do mesmo Câmpus e apoio da Gepex, será realizado o 3º Simpósio de Educação, Tecnologia e Sociedade – SIMPOETS. Além deste evento, acontecem também a IX Semana do Livro e da Biblioteca, a VI Semana da Educação, Ciência e Tecnologia (SECITEC).

O IFG-Câmpus Inhumas realiza a SECITEC desde 2011, dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) promovida pelo Ministério de Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Esse evento já é tradição no câmpus com participação expressiva da comunidade interna e externa. No período desse evento realiza-se o projeto “Conhecendo o IFG” em que estudantes de escolas públicas e municipais da cidade e região vão à instituição participar da atividade e realizar uma visita guiada pelo câmpus. Esse projeto também ocorre ao longo do ano e visa desenvolver ações, com estudantes de outras escolas, nos laboratórios, na biblioteca, na sala de música entre outros, a fim de divulgar a instituição e os conhecimentos produzidos.

No ano de 2017 a SECITEC teve como tema geral "A matemática está em tudo". Ocorrerão palestras, mostra de matemática, oficinas, entre outros.

Nesta terceira edição, o III SIMPOETS, com o tema - Pensar a Educação, a Ciência e a Tecnologia como Elementos para Inclusão Social, apresenta uma programação diversificada e com ampla participação da comunidade do IFG e também pessoas da comunidade externa.

A cada realização, amplia e requalifica sua proposta com a finalidade de promover oportunidades diferenciadas de conhecimento por meio de palestras, exposição de trabalhos dos alunos do câmpus e minicursos, integração entre as comunidades interna e externa à instituição e maior divulgação das ações do IFG Câmpus Inhumas. A primeira edição foi realizada em 2008, tendo como tema Pensar a Educação, a Ciência e a Tecnologia na Sociedade Globalizada. O I SIMPOETS teve uma programação variada - palestras, minicursos, oficinas, exposição de experimentos, mesas redondas, apresentação oral e pôsteres -, e possibilitou a apresentação de pesquisas, participação em cursos de aperfeiçoamento e troca de experiências com expoentes da pesquisa e do debate científico, tecnológico e educacional brasileiro. A segunda edição ocorreu em 2010, com o tema Pensar a Educação, a Ciência e a Tecnologia na Formação da Diversidade. A programação garantiu a mesma variedade de atividades e também diversos palestrantes de reconhecida contribuição para a temática proposta.

A terceira edição visa manter a qualidade das demais edições e apresenta o compromisso de ampliar, cada vez mais, a participação, o intercâmbio e a qualidade do evento. O III SIMPOETS, a ser realizado de 27 a 29 de novembro de 2017, contará com palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas didático-pedagógicas, mostra científica, exposição oral e pôsteres e apresentações artísticas. O público alvo é a comunidade acadêmica dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e universidades; instituições de pesquisa; comunidade escolar da rede pública de ensino (estudantes e professores) e a comunidade em geral. O evento tem o esforço de levar ao público os debates, as pesquisas científicas, os produtos tecnológicos desenvolvidos nas mais variadas áreas do saber e, principalmente, fomentar o debate sobre o desenvolvimento científico e tecnológico e suas implicações sociais.

O objetivo do evento é possibilitar a interação entre a comunidade acadêmica do Câmpus Inhumas e a comunidade externa, a fim de estimular o debate sobre o desenvolvimento científico e tecnológico como elemento de inclusão social. Trata-se de um tema fundamental para a sociedade contemporânea, marcada por diversas formas de exclusão social e marginalização de vários setores da população. Desde as formas mais extremas de exclusão, tal como a não satisfação das necessidades básicas (fome, falta de moradia...), passando pelas formas mais contemporâneas e/ou conjunturais (exclusão digital, por exemplo), até chegar a casos intermediários (englobando questões políticas, culturais, entre outras questões), temos sérios problemas sociais. No caso brasileiro, como em outras sociedades consideradas “periféricas”, a situação é mais grave. A atual conjuntura da sociedade brasileira agrava ainda mais a situação. Nesse sentido, é uma temática fundamental e que precisa ser analisada e debatida, sendo esta uma contribuição do III SIMPOETS.