de 01 a 03 de Dezembro de 2021

I Seminário Internacional sobre Migrações

Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais

Seminário Internacional de três dias com Conferências, Mesas-redondas, Painéis, Actividades Culturais e Feira de Livros

Evento Presencial

Créditos de Imagem

A imagem foi cedida pelo Artista Kapitangõ.

UPI- "o percurso do utensílio do físico ao ritmo da canção das mulheres na Ohanda"

Artista Kapitangõ

Dia 1

Conferência de Abertura com a ilustre Participação do Prof. Dr. Lineu Norio Kohatsu (USP/Brasil)Apresentação de Trabalhos do Eixo I - Migrações, Diversidades Étnicas, Culturais e Religiosas e Actividades Culturais.

Dia 2

Mesa-Redonda com a Participação da Profa. Dra. Roseli Mello (UFSCar/Brasil), Apresentação de Trabalhos por Póster e Painéis. O Eixo II - Migração e Educação e o Eixo III - Migrações e Mercado de Trabalho serão apresentados nesta data.Feira de Livros

Dia 3

Mesa-Redonda com a Participação do Prof. Ms. Lutina Santos e Apresentação de Trabalhos do Eixo IV - Migrações em Diferentes Contextos.A Conferência de encerramento será proferida pelo Prof. Dr. Amaral Lala.

-- Sapere Aude --

OBJECTIVOS DO EVENTO

O I SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE MIGRAÇÕES, promovido pelo Centro de Estudos Africanos – CEACIS, será realizado de 01 a 03 de Dezembro de 2021 no Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais – CIS, em Talatona, Luanda – Angola.


O seminário integra as reflexões do Dia Internacional dos Migrantes, celebrado mundialmente em 18 de Dezembro, sublinhando a importância de abertura de espaço para um diálogo sobre as questões de importância acerca dos processos migratórios na África (em especial na África subsaariana), na Europa, Américas e outros espaços, relativamente às questões de mercado de trabalho, inserção social, educativa, o acesso aos serviços de saúde, segurança, a garantia dos direitos humanos, a vivência e o respeito a diversidade, a interculturalidade e a igualdade, possibilitando diálogos entre as identidades, culturas e etnias.


O I SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE MIGRAÇÕES constitui-se como um espaço de diálogo, de divulgação científica e de discussão académica sobre as temáticas e abordagens que circundam a temática das Migrações, num contexto interno ou internacional, buscando trazer diferentes teorias e metodologias que possibilitem a compreensão da diversidade, da construção das identidades, culturas, unidade e justiça social, no âmbito dos estudos sobre migrações, deslocamentos, mobilidades, refugiados, regressados e pessoas em situação de asilo.

O seminário busca promover um diálogo aberto, procurando respeitar as diferentes abordagens relativas ao tema em estudo e suas envolventes.


O lema do I SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE MIGRAÇÕES será “Dialogar na Diversidade”.


O I SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE MIGRAÇÕES está aberto a participação de estudantes de graduação/licenciaturas, pós-graduação, professores do ensino geral, docentes universitários, especialistas, organizações não-governamentais e demais interessados. O Seminário será gratuito, devendo realizar a inscrição no site do evento ou no CEACIS.


O I SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE MIGRAÇÕES proporcionará diálogos interdisciplinares com pesquisadores e pesquisadoras de diversos países com experiências diversificadas sobre o contexto histórico, educacional, económico, social e político sobre as migrações, identidades, culturas e etnias.

Palestrantes

Prof. Dr. Amaral Lala

Doutor em História das Relações Internacionais Institut d'Études Politiques de Paris "Sciences Po"

Professor Associado

Coordenador do Centro de Estudos Africanos do CIS - CEACIS/Angola

Prof. Dr. Lineu Norio Kohatsu

Pós- Doutorado na Universidade do Porto

Professor da Universidade de São Paulo (USP/Brasil)

Coordena Pesquisas no Instituto de Psicologia da USP sobre Migrações e Educação


Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello

Pós-Doutorado em Sociologia e Educação na Universidade de Barcelona

Professora Titular

Coordena Pesquisas no NIASE/UFSCar/ Brasil, autora de Livros e inúmeros artigos científicos

Prof. Ms. Lutina Santos

Mestre em Relações Interculturais pela Universidade Aberta de Portugal e Doutorando na mesma instituição

Autor dos Livros "Competição política: a guerra pelo poder" e "Fluxos Migratórios em Angola: novos contextos e desafios" (Autores: Simão Milagres e Lutina Santos)


Organização

Comissão Organizadora


Prof. Dr. Amaral Lala (Coordenador do CEACIS/ Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais)

Prof. Ms. Isaías Falau (Coordenador Coadjuvante do CEACIS/Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais)

Profa. Dra. Marciele Coelho (Pesquisadora do CEACIS/ Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais)

Prof. Ms. Sabino Ferraz (Departamento de Economia/ Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais)

Prof. Lic. Helmer Alexandre (Pesquisador Colaborador do CEACIS/Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais)


Comissão Científica


Prof. Ms. Isaías Falau (Coordenador Coadjuvante do CEACIS/Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais)

Profa. Dra. Marciele Coelho (Pesquisadora do CEACIS/ Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais)

Prof. Dr. Francisco de Assis (Departamento de Ciências Sociais e Humanas/ Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais)

Prof. Dr. Higino Lombe (Universidade Cuito Cuanavale)

Prof. Ms. Eduardo Jordão (Associação Ritmos do Pensamento)

Prof. Ms. Fernando Baleia (Pesquisador independente)

Profa. Lic. Nair da Silva (Departamento de Extensão Universitária/ Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais)

Prof. Lic. Esmael Francisco (Departamento de Ciências Sociais e Humanas/ Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais)

Secretariado


Prof. Lic. Helmer Alexandre (Pesquisador Colaborador do CEACIS/Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais)

Sandra Francisco (Estudante do Curso de Relações Internacionais - Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais/ CIS)

Albertino José (Estudante do Curso de Relações Internacionais - Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais/ CIS)


Luanda Sul, Talatona, Via S3 - Luanda/Angola

Nas instalações do Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais – CIS

Esperamos contar com sua presença!

ORGANIZAÇÃO

PATROCINADORES