A proposta desse evento nos provoca a conhecer as nascentes das águas de Bonito e compreender que a educação que queremos nasce das raízes culturais dos povos originários de Mato Grosso do Sul. É uma educação que, embora plural como são as gentes destas terras, está impregnada dos princípios da vida que acontece mediada pela natureza e pela oralidade, mas também da vida que acontece nas escolas e na universidade. Vida constituída na amplidão dos horizontes. Vida que busca a sobrevivência e, consequentemente, confinada pelo trabalho excessivo. Vida capaz de gestar a esperança.

Com essa concepção, apresentamos o II Seminário Regional EaD: ensino, pesquisa, extensão e expressões culturais com a temática “As águas e as diversificadas experiências de ser, sentir e conhecer: saberes ancestrais, populares, científicos.”

Com fundamentação em Paulo Freire, patrono da educação brasileira e um dos autores que fortalecem a matriz epistemológica e política que embasa os nossos processos de ensino e de aprendizagem, o II SEREAD é um evento científico e cultural, política, pedagógica e coletivamente proposto pela parceria entre os cursos de graduação e de especialização a distância da UFMS, com apoio da prefeitura de Bonito, que abre os tempos e os espaços institucionais para que se efetive o encontro de diferentes saberes construídos cotidianamente nas roças, nas periferias urbanas, nas ruas, nas praças, nas escolas e na universidade.

Objetivos:

- Problematizar os processos formativos, as suas nascentes filosóficas, históricas e sociológicas, as políticas públicas e as ingerências do poder hegemônico, para repensar a formação pessoal, coletiva e a inserção no mundo do trabalho.

- Proporcionar o encontro e a integração entre professores, tutores e discentes da UFMS, na modalidade a distância, dos polos de apoio presencial UAB de Bonito.

- Ampliar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem por meio de palestras; rodas de conversa; mostras de fotografias, vídeos, painéis e banners; debates; troca de experiências e de conhecimentos.

- Criação, ampliação e fortalecimento de redes solidárias de estudo e de pesquisa para que os discentes se constituam, de fato e de direito, sistematizadores e construtores de conhecimentos e de experiências com as comunidades de inserção profissional.

- Visitar a Gruta do Lago Azul para que os discentes possam conhecer e sentir a magia de um dos mais belos locais de Bonito, reconhecido no Brasil e no mundo.

- Proporcionar uma tarde de lazer, no Balneário Municipal, para que os discentes conheçam as belezas naturais de Bonito e possam celebrar a alegria da vida e de seus encantamentos.