Minicursos

Inscrições on-line até dia 18/9 (quarta-feira)

Haverá inscrições , presencialmente, na data do evento, conforme disponibilidade.

ATENÇÃO!!

1. Como todos os minicursos acontecerão no mesmo horário, faça sua inscrição para participar em APENAS UM deles.

2. Alguns minicursos já atingiram o limite de vagas, por isso NÃO estão mais disponíveis para inscrições.

3. Se, na data do evento, houver desistências, você pode fazer inscrição no local.


Minicurso 1 - Economia Solidária e Políticas Públicas (Inscreva-se aqui para este Minicurso)

Ministrante: Prof. Dr. Elcio Gustavo Benini

Resumo: Este Minicurso objetiva apresentar as possibilidades da economia solidária e sua institucionalização enquanto resposta ao desemprego e perspectiva de política pública. Temas que serão trabalhados: Introdução ao estudo das políticas públicas: conceitos, abordagens e tipologias. O problema público e ciclo das políticas públicas: formulação, implementação e avaliação. O trabalho na contemporaneidade: alienação, precarização e desemprego. Políticas públicas e o debate institucional. A economia solidária enquanto resposta ao desemprego. As organizações da economia solidária. Redes e instrumentos de cooperação. Economia solidária enquanto política pública. A perspectiva de autogestão de desenvolvimento humano. Finalizaremos com um estudo de caso para aplicação e reflexão.


Minicurso 2 - Introdução a gêneros, sexualidades e diferenças: aproximações com a intersccionalidade (Inscreva-se aqui para este Minicurso)

Ministrante: Prof. Dr. Marcelo Victor Rosa

Vagas: 20

Resumo: O curso pretende introduzir a discussão atual sobre gêneros, sexualidades e diferenças, tendo como elemento balizador a interseccionalidade. Partirei da matriz de inteligibilidade sexo-gênero-sexualidade para compreensão dos processos de constituição de sujeitos normalizados, dito de outra forma, sujeitos naturalizados como normais e anormais nas diferentes esferas das relações humanas. Por fim, iremos refletir as diferenças como elemento central para a composição da diversidade e a busca de relações humanas dialógicas e de alteridade.


Minicurso 3 - Coisas brincantes e infâncias arteiras (Inscreva-se aqui para este Minicurso) INSCRIÇÕES ENCERRADAS! Se, na data do evento, houver desistências, você poderá fazer inscrição no local.

Ministrante: Cristina Araújo de Oliveira e André Miranda dos Santos Júnior

Vagas: 20

Resumo: O minicurso - a ser ministrado por dois discentes do curso de Pedagogia UFMS/EaD/Bonito que são profissionais de Educação Física -, convida para o reencontro com brinquedos e brincadeiras das infâncias que carregamos em nossas memórias. Os brinquedos serão concebidos como caminhos de sensibilização e de humanização, enfatizando a magia do brincar. O minicurso é um convite para se lambuzar de peraltices que nos tornem mais mansos/as e mais felizes no encontro com a poética de Manoel de Barros (2010, p. 62-63): “Ah como é bom a gente ter tido infância! Como é bom a gente ter nascido numa pequena cidade banhada por um rio. [...] Como é bom a gente ter tido infância para poder lembrar-se dela [...] Como tudo é tão belo e tão cheio de encantos!” O minicurso “Coisas brincantes e infâncias arteiras”, na poetização do viver crianceiro de Manoel de Barros, busca proporcionar o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, na busca do brincar que encanta crianças e adultos e que se faz no cirandar da vida, que se quer livre e alegre. Com esta concepção transgressora, traz como objetivos: a) ampliar experiências com a confecção de objetos brincantes com materiais diversos; b) reconhecer a arte como manifestação livre e auto expressiva; c) provocar a sensibilidade como potência criadora; d) explorar os tempos e os espaços do brincar livre. A metodologia será participava, aberta às habilidades de cada participante, com proposta de confeccionar, no mínimo, quatro brinquedos: pião, aranha, paraquedas e barangandãs arco-íris. Os materiais serão fornecidos pela organização do evento, mas pedimos que tragam tesoura.


Minicurso 4 - Contação de Histórias e produção de material didático para contar (Inscreva-se aqui para este Minicurso) - INSCRIÇÕES ENCERRADAS! Se, na data do evento, houver desistências, você poderá fazer inscrição no local.

Ministrantes: Lucídia Balbuena, Ramona Alice Benites e Érica Cristina Fonseca Correia

Vagas: 20

Resumo: A presente oficina justifica-se pelo fato de que, ao se constatar a contribuição da contação de histórias na aproximação na formação do ser leitor, torna-se possível criar momentos nos quais a história seja vista pela pura beleza da literatura e pelo encantamento que cada texto tem, fazendo com que essa prática lúdica esteja presente no planejamento do professor. Os alunos, motivados a ler textos literários, agregarão à sua formação pessoal e humana a sensibilidade, assim como a criticidade e ampliação de mundo, tornando-se alguém capaz de escrever a sua própria história de vida. Sendo assim, trataremos das seguinte questões: Como escolher uma história? O papel e a importância das leituras literárias; Utilização de técnicas teatrais; Inversão de papéis: Preparação para uma vivência lúdica, onde o aluno faz parte do espetáculo; Um professor bem motivado faz com que o olhar do aluno desperte o interesse, seja escritor da sua própria história e saia do anonimato; Produção de material para contação de histórias.


Minicurso 5 - Recursos Educacionais Abertos (Inscreva-se aqui para este Minicurso)

Ministrante: Profa. Dra. Daiani Damm Tonetto Riedner

Vagas: 20

Resumo: o objetivo do minicurso discutir conceitos e práticas sobre educação aberta, os recursos educacionais abertos e as licenças flexíveis a partir de uma perspectiva de criação, produção, adaptação e disseminação de recursos e materiais educativos.


Minicurso 6 - Educação Especial Inclusiva, Adaptações Curriculares e Educação Infantil (Inscreva-se aqui para este Minicurso) INSCRIÇÕES ENCERRADAS! Se, na data do evento, houver desistências, você poderá fazer inscrição no local.

Ministrante: Profa. Dra. Raquel Elizabeth Saes Quiles

Vagas:

Resumo: Este Minicurso trará reflexões sobre a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Aprofundaremos as discussões no campo da Educação Infantil evidenciando os desafios e perspectivas para o currículo. A partir da defesa da educação para todos, socialmente referenciada e de qualidade, nos propomos a pensar as necessidades educacionais especiais das crianças público-alvo da Educação Especial considerando o respeito pelas diferenças e aceitação da diversidade.