Concomitantemente às oficinas, será ministrado minicurso para a capacitação de civis e bombeiros militares quanto ao uso do software ALOHA.
O ALOHA é um programa de dispersão atmosférica usado para avaliar liberações de vapores químicos perigosos, permitindo ao usuário estimar a dispersão, à favor do vento, de uma nuvem química com base nas características toxicológicas / físicas do produto químico liberado, condições atmosféricas e circunstâncias específicas da liberação. Pode estimar também as zonas de ameaça associadas a vários tipos de emissões de produtos químicos perigosos, incluindo nuvens de gás tóxico, incêndios e explosões. As zonas de ameaças podem ser exibidas em mapas para ajudar os usuários a avaliar informações geoespaciais, como locais vulneráveis (como hospitais e escolas) que podem ser afetados pela liberação.
Nos Estados Unidos, Bombeiros, Comissões Estaduais de Resposta a Emergências, Comitês Locais de Planejamento de Emergências, Indústrias, Organizações Ambientais e Departamentos de Polícia utilizam o programa para a ações de planejamento e resposta de ocorrências envolvendo produtos perigosos.