25-27 DE MAIO DE 2021
SÃO PAULO, SP - BRASIL (ONLINE)

O Evento

O 1º Seminário de Divulgação Científica do IFSP é um evento organizado de forma colaborativa por um grupo de servidores e estudantes de vários campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. Visa promover discussões relacionadas à produção e divulgação de conhecimentos nas áreas de ciência, tecnologia e cultura.

Devido às condições sanitárias e à necessidade de isolamento social, o 1º Seminário de Divulgação Científica do IFSP será realizado inteiramente à distância. Nesta primeira edição, o evento contará com mesas-redondas e apresentações orais de trabalhos.


Conhecer para engajar: Linguagens e Práticas da Divulgação Científica em momentos de crise


A Divulgação Científica, a Comunicação Científica, a Democratização da Ciência e Tecnologia (C&T) e tantas outras variantes do campo de estudos, têm como princípio agregador a difusão do conhecimento sistemático produzido por especialistas ao público em geral, promovendo a popularização da C&T e o engajamento na construção de novos saberes e soluções técnicas. Para isso, utilizam-se diferentes estratégias de produção de texto, recursos audiovisuais e um amplo rol de processos formativos a fim de transmitir conhecimento de maneira compreensível e edificante ao indivíduo que a recebe. Neste processo dialógico, aproximam-se pesquisadores e cidadãos não familiarizados com as diversas temáticas abordadas pelas escolas, universidades e instituições de pesquisa e inovação presentes no território brasileiro.

A partir desse primeiro contato, almejamos construir pontes sólidas entre o IFSP e a comunidade externa, tanto nas proximidades dos 36 campus espalhados pelo Estado de São Paulo, quanto com a totalidade da população brasileira, que pode ser alcançada pelo uso inteligente das novas tecnologias da informação e da comunicação.
A sociedade contemporânea exige um diálogo claro entre o público em geral e as pessoas que se dedicam à ciência e ao desenvolvimento de tecnologias. Tal interação pode amenizar problemas ou potencializar condições concretas que interferem na dinâmica social ou ambiental das regiões. A aproximação destes diferentes atores sociais retroalimenta a dinâmica das instituições de ensino e pesquisa, que passam a atuar de maneira integrada à sociedade e produzir conhecimentos e soluções engajadas.
A divulgação científica é importante para que todos tenham oportunidade de adquirir conhecimentos básicos sobre a ciência e seu funcionamento, possibilitando participar de processos de definição de agenda de pesquisa (regional ou nacional) e, ainda, tomar partido sobre as políticas públicas que financiam ou estruturam o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do país.

Evento gratuito! Faça sua inscrição.