A III Semana Noemia Varela: 100 Anos de uma Arte/Educadora Plural compreende um Encontro de Formação de Professores de Artes, que pretende promover reflexão em rede sobre a valiosa contribuição da Arte/Educadora Noemia de Araujo Varela para o Movimento Escolinhas de Arte do Brasil, do qual foi fundadora, e seu legado para a Arte/Educação contemporânea brasileira. Noemia Varela completaria cem anos em 2017 e, por esta razão, pretendemos abrir espaço de debates, ampliar a rede de discussão ao tempo em que a homenageamos.

Este evento dá prosseguimento a dois outros que o precederam e foram assim nomeados: I Semana Noemia Varela: O ensino de arte no Brasil e suas Histórias ocorrido em 2006; e a II Semana Noemia Varela: multicuturalidade no ensino da arte em 2007. Esses são trabalhos que se revestem de elemento aglutinador do pensamento noemiano bem como sua disseminação em rede, que caracteriza este evento, falar de Dona Noemia não é apenas falar da sua herança no que tange à formação e ao ensino de arte no Brasil, mas falar da força da mulher nordestina que teve seu nome reconhecido no cenário nacional cujo trabalho antever temas que só viriam a ser destacados décadas depois, tais como inclusão, formação de professores, educação infantil, as quais foram algumas vertentes de sua rica prática no ensino da Arte junto à Escolinha de Arte do Recife.

A Semana Noemia Varela é um espaço de aprofundamento, de construção, e transformação através do que Joseph Beuys denominou “escultura social”, segundo este artista alemão podemos modelar o outro através da palavra. Seu pensamento tem como base a linguagem que rege os seres humanos. Desse modo, a transformação que desejamos que aconteça no campo do ensino da arte pode, dessa maneira, assumir o cunho de molecular ao sabor deleuziano para então assumir magnitudes desejáveis.

Sabedores da pluralidade do pensamento de Dona Noemia aproximamos suas ideias ao conceito de dispositivo de Foucault e Agamben, nessa linha terão a função de fazer falar, agir, flexibilizar, adaptar as práticas formativas no campo das artes ao contexto contemporâneo, aquecendo este debate intentamos desencadear a construção de novos conhecimentos embasados nas vivências desta grande arte/educadora.

O evento assume importância pelo espaço interativo, pelo fortalecimento dos laços de pertença entre os professores de arte e do pensamento sistêmico bem como o seu testemunho de vida pode inspirar e adensar a profissão docente em Arte.

Participam da mencionada rede as seguintes IES: Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE; Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; Universidade de São Paulo – USP; Universidade Federal do Piauí - UFPI e Instituto Federal do Piauí - IFPI. É importante ressaltar que as universidades colaboradoras estão promovendo, em suas sedes, eventos semelhantes a este. As edições anteriores da Semana Noemia Varela foram organizadas e realizadas na UFPI, motivo pelo qual o contexto ufpiano foi escolhido para a culminância destes eventos.

Ademais, evidenciamos a necessidade de discussão sobre a Arte/Educação brasileira sob o viés de Noemia Varela – Educadora Plural – no atual cenário de mudanças que caracteriza a Educação no Brasil.