XIII SEMANA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE 2017

A Semana do Meio Ambiente em Mato Grosso foi instituída por meio da lei 7.937 de 16 de junho de 2003, alterada pela Lei 9.013, de 10 de novembro de 2008. A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (SEDUC), juntamente com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) atuam em parceria com as demais instituições e órgãos para a realização de uma semana de atividades conjuntas em alusão a esta data, de forma a acompanhar as discussões a nível local, regional, nacional e internacional.

O ano de 2017 foi declarado pela Organização das Nações Unidas - ONU o “Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”. Sendo assim, a SEDUC, SEMA e demais instituições, partindo da propositura da discussão global, fundamentaram-se no tema para a XIII Semana do Meio Ambiente – 2017, trazendo em pauta a região mato-grossense, sua cultura e seus costumes através do tema Territorialidade, Cultura e Identidade.

Sabemos que muitos municípios matogrossenses apresentam grande potencial turístico, sendo inclusive uma importante atividade econômica na região, contudo, ainda necessitamos de estrutura e de uma política com foco na sustentabilidade da atividade turística.

De tal forma, convidamos as escolas da rede estadual a perceberem oportunidades para a valorização, inclusão e visibilidade dessa temática. A escola, juntamente com a comunidade se torna um local imprescindível para essa reflexão e para o trabalho com a Educação Ambiental de uma forma geral.

Assim, gostaríamos de sensibilizar todas as unidades escolares a realizarem a Semana do Meio Ambiente que se aproxima, buscando envolver sua comunidade em torno da temática ambiental em questão. Enquanto isso, nós do Núcleo de Educação Ambiental na Educação (NEAE), apresentamos alguns subsídios afim de que a escola considere a integração dos mesmos em sua programação, como também, estendendo para outros momentos afim de articular as temáticas ao currículo.

1. Visita a um Espaço Educador na comunidade: parques, hortos florestais, associação, cooperativa, ONG, ponto de cultura, entre outros presentes no entorno da escola que trazem um conceito de sustentabilidade.

A escola é convidada a visitar espaços educadores em sua comunidade, de forma a buscar um diálogo com as iniciativas locais e integrar-se à realidade local. Agende uma visita e procure preparar uma atividade com os/as estudantes de forma a valorizar essas experiências e valoriza-las em sua ação educativa.

Sugestão para Cuiabá, Várzea Grande e região: O Espaço Vitória: Sustentabilidade e Inclusão Ecossocial é um espaço de referência no gerenciamento sustentável de resíduos orgânicos baseados na permacultura, excelente sugestão para uma visita na Semana do Meio Ambiente. A sede possui algumas experiências de ecotécnicas como o reaproveitamento de água da chuva, construção de composteira doméstica e horta que vale a pena conhecer.

Para agendar sua visita, organize a sua escola e entre em contato pelo telefone: (65) 98127-0102 falar com Paulo. Endereço: Av. José Estevão Torquato, 999, Jd. Vitória. Cuiabá – Mato Grosso.

Busque em seu município um espaço educador como parques, associações, organizações comunitárias, órgãos e instituições de meio ambiente, hortos florestais, cooperativas, ONG, ponto de cultura, centros culturais entre outros, presentes no entorno da escola que tem ações relacionadas a educação ambiental, meio ambiente e sustentabilidade.

2. Promover roda de diálogo, atividades coletivas ou produções artísticas na escola sobre o tema Ecoturismo: “Territorialidade, Cultura e Identidade” ou temas relacionados a Educação Ambiental e Meio Ambiente

Esta atividade pode promover um diálogo com toda a comunidade escolar sobre as ações de Educação Ambiental presentes ou a serem inseridas no PPP, enfatizando as dimensões do currículo, espaço físico, gestão e relação escolacomunidade, conforme explicitado no Orientativo pedagógico de 2017.

Abaixo seguem algumas sugestões de atividades:

- Identificar pessoa, projeto ou ação em sua comunidade, que tenha ações voltadas a Educação Ambiental, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Turismo e demais temas-chave, e convidá-los para uma atividade na escola;

- Propor uma atividade lúdica, em forma de desafios, por exemplo, que podem fazer parte de uma ação maior como uma conferência, assembleia, dia D. Uma sugestão é explorar os Cadernos "Mudanças Ambientais Globais: pensar + agir na escola e na comunidade: Terra, Água, Fogo e Ar; - Realizar uma mostra de Fotografia, Cartuns, Desenhos, vídeo de bolso e outros produtos de educomunicação, tendo como foco a temática e propondo uma exposição das produções dos estudantes e toda comunidade;

- Realizar uma Intervenção: artística e cultural;

- Promover feiras de troca (saiba como promover um Dia de troca, além de outras atividades, consultando esta publicação), feiras de livros, oficinas teatrais.

3. Instituir uma Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na escola - Com-Vida

Inspirar a responsabilidade compartilhada na escola através da construção de mecanismos eficazes para a tomada de decisões e implementação das ações visando a construção de conhecimentos, relações de respeito à diversidade, democracia e participação. A constituição da Com-Vida valoriza e promove a mudança, no sentido de colaborar para um engajamento coletivo para o alcance dos objetivos, em especial no que concerne ao protagonismo dos seus estudantes.

Finalizando:

Solicitamos às escolas que neste primeiro momento enviem a programação das atividades a serem realizadas até o dia 31 de maio, afim de conhecer o trabalho das escolas durante essa semana. Posteriormente, convidamos a todos e todas a enviarem registro da realização das atividades para que a secretaria possa realizar a divulgação.

Solicitamos que a programação das atividades seja enviada para o email educacao.ambiental@seduc.mt.gov.br até 31 de maio de 2017.

No mais, agradecemos e desejamos um excelente trabalho a todas e todos. Ficamos ainda a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

Núcleo de Educação Ambiental na Educação SEDUC/SAPE/SUDE/Coordenadoria de Diversidades (65) 3613-6475 educacao.ambiental@seduc.mt.gov.br

Equipe

Andréia Franceschetto – andreia.pereira@seduc.mt.gov.br Marlene Pereira – marlene.pereira@seduc.mt.gov.br José Bazan – jose.bazan@seduc.mt.gov.br

Lista de links:

1. Referência para atividades como Dia de troca e outras sugestões: Criando habitats na escola sustentável: livro de atividades https://www.imprensaoficial.com.br/downloads/pdf/projetossociais/criando2.pdf

2. Espaço Vitória: http://www.cidadeamiga.org.br/

3. Orientativo Pedagógico de Educação Ambiental 2017: https://drive.google.com/file/d/0B0QMPQb9O1iHVHBIZERkZTNtX1U/view?usp=sharing

4. Cadernos "Mudanças Ambientais Globais: pensar + agir na escola e na comunidade:

5. Formando Com-Vida e construindo Agenda 21 na escola: http://conferenciainfanto.mec.gov.br/images/pdf/com_vida_isbn_final.pdf

Fonte: Subsídio Semana de Meio Ambiente-Timbrado-Junho/2017

O desenvolvimento e a manutenção desta página, contempla as ações do projeto de educomunicação Educom.Marca2017