SOBRE O EVENTO

As vozes e as linguagens no mundo virtual

III Semana de Letras da UERR

O que é a Semana de Letras

A Semana de Letras da UERR é um evento organizado pelo PET Letras em parceria com o Colegiado do Curso de Letras. Este ano, em sua terceira edição, o evento ocorre em formato virtual, com oficinas, palestras, rodas de conversa, mesa-redonda e apresentação de trabalhos.

Conferências

  • A língua na internet: como a Linguística dialoga com o espaço digital?

Nestes tempos de atividade intensa no mundo digital, encontramos novos meios de vivenciar esse espaço polifônico. Como a Linguística pode explorar esse espaço? Certamente encontramos aí uma riqueza de interações comunicativas que serão reveladoras das manifestações linguísticas de camadas sociais diversas e imersas em uma extensa rede de referências culturais. Vamos conversar sobre os meios de desenvolver uma observação atenta dos usos linguísticos que, ao contrário das interações de fala do dia a dia no ambiente "analógico", estão sendo permanentemente documentados na internet.

Com a professora Dra. Luana de Conto

Dia 24/05 às 19h


  • A língua kheuól e a região multilíngue do Uaçá (Amapá)

A língua kheuól do Uaçá é falada por dois povos indígenas de origem bastante distinta, os Karipuna e Galibi-Marworno, que compartilham a Terra Indígena do Uaçá no município de Oiapoque, no estado do Amapá, fronteira franco-brasileira e somam cerca de 4000 pessoas. Essa língua é derivada do guianense, língua proveniente do francês falada por cerca de 60.000 pessoas na Guiana Francesa. Elementos históricos, como o fato de a região ter sido fronteira contestada por Brasil e França até 1900 e, por sua difícil acessibilidade, ser destino de povos etnicamente distintos, fizeram do Uaçá uma região multilíngue, ainda que em pequena escala. Comentaremos elementos históricos, gramaticais e de ensino dessa língua inserida nesse ecossistema linguístico diverso e complexo.


Com o professor Dr. Glauber Romling

Dia 26/05 às 19h

Rodas de Conversa: Residência Pedagógica e PIBID Letras

  • Cultura Popular: uma abordagem necessária ao ensino de língua portuguesa

A sala de debate/mesa redonda intitulada “Cultura popular: Uma abordagem necessária ao ensino de língua portuguesa” tem o objetivo de promover discussões sobre como o tema “Cultura popular” está presente na composição das competências e habilidades determinadas pela Base Nacional Comum Curricular do ensino básico para a área de linguagens e língua portuguesa e também sobre importância dos conhecimentos sobre essa temática na formação dos alunos da educação básica. Essa sala será organizada pelos integrantes do Subprojeto Letras do Programa Residência Pedagógica da Capes/UERR.

Mediadora: Profa. Dra. Elecy Martins

Dia 25 de maio às 19h.


  • Caminhos e Vivências do PIBID Letras


Esse encontro promoverá discussão acerca dos projetos PIBID da UERR e UFRR, as experiências presenciais e remotas, a importância do Programa para a formação acadêmica e para o desenvolvimento da educação básica no estado de Roraima.


Mediadora: Profa. Dra. Maria do Socorro de Melo Araújo


Dia 27 de maio às 19h.

Oficinas

  • Experiências e propostas de gêneros textuais no ensino de línguas na modalidade remota

A finalidade desta oficina é compartilhar experiências para o ensino de línguas na modalidade remota com uso de diversos gêneros textuais (BAKHTIN, 2000), bem como propor que os participantes apresentem novas ideias ajustadas aos seus próprios contextos de atuação. Para tanto, serão realizadas atividades teórico-práticas (DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY, 2004), para refletir sobre o uso das novas ferramentas tecnológicas e educacionais que temos hoje por meio do ensino remoto, tendo em vista todas as dificuldades que enfrentamos com a internet em Roraima.


Mediadores:

Profa. Ma. Cora Gonzalo (UERR)

Profa. Ma. Fernanda Lima (UERR)

Prof. Me. Marcus Vinícius da Silva (CAp-UFRR)


Dias: 25, 26 e 27 de maio, das 15h às 16h.


  • A leitura e a escrita: sugestão de atividades com o uso de rótulos e a integração da tecnologia

É necessário que tanto na educação básica como na superior o desenvolvimento da linguagem (oral e escrita) seja promovido de forma sistemática e intencional, pois é uma ferramenta indispensável para o pensamento, aprendizagem e socialização. Explorar textos em diferentes suportes; aprender, pelo uso e também pelo descobrimento guiado, de características como a organização de texto e outros recursos (títulos, fotografias com imagens, outras formas de ilustração). O objetivo é trabalhar com rótulos que se encontrem no mercado para incentivar a leitura e melhorar a compreensão das informações fornecidas pelos mesmos e assim poder dar sugestões de atividades para favorecer o desenvolvimento da oralidade e da escrita nos alunos com a integração da tecnologia no processo ensino-aprendizagem.

Mediadores:

Alane Brenda Silva de Oliveira- UERR

Alcineide Pereira Augusto- UERR

Ana Cybelle Silva de Menezes- UERR

Camila Godoy de Menezes- UERR

Tatiana Pereira- UERR

Vilnêz Lira Ferreira Rodrigues- UERR

Profª. Orientadora Iris Anita Fabián Ramírez- UERR


Dia 28/05 das 18:30 às 19:30.


Quem é o PET Letras

O Programa de Educação Tutorial - PET da Universidade Estadual de Roraima é formado por alunas do curso de Letras. A tutora é a professora Dra. Isabella Coutinho, que orienta atividades nas áreas de letramento, LIBRAS, ensino de língua portuguesa e línguas indígenas.


Atualmente o PET é formado pelas acadêmicas:

Ana Paula Mayer

Camila Godoy

Rosilene Costa

Vitória Gabrielly


Para maiores informações, o contato do PET é: petletras@uerr.edu.br