Mostra de Profissões

22 e 23 de novembro de 2022 - campi de Goiabeiras e de Maruípe - Vitória

29 de novembro de 2022 - campus de Alegre

01º de dezembro de 2022 - campus de São Mateus

Organização: Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)

Campus de Goiabeiras, Vitória


  • MOSTRA DE PROFISSÕES: visitas guiadas nos diferentes cursos do campus de Goiabeiras

22 e 23/11- 8 às 17 horas

Local: Estacionamento do Teatro Universitário, campus de Goiabeiras


  • Palestra: Ingresso na Ufes: Sisu, assistência estudantil, cotas e apoio às pessoas com deficiência.

22/11 - 14h

23/11 - 8h

Local: Cine Metrópolis, campus de Goiabeiras


Centro de Artes

ARQUITETURA E URBANISMO

Local: Cantina do Centro de Artes

8-11h e 13-17h –Exposição dos objetos representativos do universo arquitetônico (maquetes, plantas baixas, projetos) e de trabalhos de alunos. Presença de monitores para a recepção de alunos visitantes. Visitas aos laboratórios e núcleos.

ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS

Local: Cantina do Centro de Artes

8-11h e 13-17h – Apresentação de stand para exposição de folders, banners e trabalhos de alunos (vídeos, portfólios, esculturas etc.). Exposição de trabalhos de alunos nas paredes e corredores dos prédios do Departamento de Artes Visuais. Local: CEMUNI II.

Galeria de Arte e Pesquisa - GAP: Exposição DaVisuais. Os artistas receberão os estudantes secundaristas para uma conversa e mediação na exposição.

CINEMA E AUDIOVISUAL

Local: Cantina do Centro de Artes

8-11h e 13-17h –Apresentação do curso na Cantina do Centro de Artes. Abertura de laboratórios e estúdios do curso para os alunos secundaristas. Exibição de filmes feitos por alunos e ex-alunos do curso no prédio do Departamento de Arquitetura.

DESIGN

Local: CEMUNI IV

8-11h e 13-17h – Exposição de trabalhos de alunos (peças gráficas, embalagens, objetos tridimensionais, pranchas de desenhos, fotos, livros, entre outros). Exibição de vídeos. Roda de conversa sobre cinema de animação. Apresentação da produção realizada por laboratórios e núcleos (banners, revistas, instalações etc). Presença de professores e monitores para a recepção dos alunos visitantes. Visitas aos laboratórios e núcleos.

MÚSICA

Local: Cantina do Centro de Artes

8-11h e 13-17h – Apresentações musicais realizadas por alunos do curso de música. Presença de monitores e professores para a recepção dos alunos visitantes.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

22 e 23/11

Local: Cantina do Centro de Artes

8-11h e 13-17h – Exibição de trabalhos de alunos (peças publicitárias e projetos). Tour guiado com monitores pelos laboratórios do curso. Apresentação da grade curricular e demais informações sobre o curso pelo coordenador e professores em salas do curso.

JORNALISMO

22 e 23/11

Local: Cantina do Centro de Artes

8-11h e 13-17h – Recepção feita por voluntários. Apresentação de trabalhos feitos por alunos do curso.


Centro de Ciências Exatas (CCE)

22 e 23/11

Local: Centro de Ciências Exatas (CCE) nos prédios IC1, Anexo B (Salas Temáticas), Laboratórios de Física e Química e no Auditório d CCE (Show de Física e Palestras).

8h-12h, 13h30-17h e 18-20h – Mostra de Ciências do CCE, onde as salas de aulas e laboratórios estão abertos para visitação

*A Mostra de Ciências do CCE acontece de 22 e 25 de novembro. Mais informações no site http:\\mostradeciencias.ufes.br.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

A Mostra de Biologia, focada no bicentenário da independência do Brasil trará uma viagem no tempo por meio da qual os visitantes poderão passear por diferentes momentos na história do Brasil encontrando os cientistas brasileiros que marcaram época, visitando as primeiras instituições científicas brasileiras, descobrindo seu legado, sua importância e os principais avanços científicos e tecnológicos dos últimos 200 anos.

ESTATÍSTICA

Na Mostra de Ciências Estatística o público terá a oportunidade de participar de atividades interativas utilizando conceitos básicos de Probabilidade e Estatística, abordando ideias do uso e da importância da Estatística no dia a dia e sua enorme importância nas tomadas de decisões de diversas atividades profissionais.

FÍSICA

A Mostra de Física & Astronomia da UFES é um evento científico-cultural tradicional no estado do Espírito Santo e acontece anualmente desde 1997. A Mostra consiste na apresentação de conceitos científicos através da interação dos expectadores com experimentos desenvolvidos por estudantes do curso de licenciatura em física. Os visitantes têm a oportunidade de vivenciar a construção do conhecimento científico corroborado pela observação experimental. Os experimentos e as exibições que acontecem durante a mostra são organizados tradicionalmente em temas relativos às áreas do conhecimento na física, sendo distribuídas em salas, i.e., mecânica, eletromagnetismo, ótica, astronomia, etc. A atividade central da mostra consiste na visitação da exposição, que é por sua vez, interativa e conta para isso com a participação dos estudantes de graduação como monitores e guias. Neste ano a Mostra de Física & Astronomia busca correlacionar as aplicações tecnológicas com conceitos Físicos de forma multidisciplinar e transversal, também mostra os impactos destes na sociedade e sua influência para o desenvolvimento do Brasil.

MATEMÁTICA

A Mostra de Matemática tem um conceito voltado para a divulgação da Ciência de forma lúdica e inclusiva. Nossa estratégia para as interações transversais e disciplinares é apresentar atividades que envolvam História, Artes, Física, Engenharia Mecânica e outras.

QUÍMICA

A Mostra de Química tem como o tema “Bicentenário da Química no Brasil: 200 anos produzindo história, ciência, tecnologia e inovação”. São previstas atividades que resgatam os saberes de povos indígenas e africanos e os contextualizam com os conhecimentos químicos. Resgatam ainda, o desenvolvimento da ciência no Brasil, iniciado pelo imperador Dom Pedro I, proclamador da independência brasileira e o progresso científico e tecnológico significativamente influenciado por seu filho Dom Pedro II e a família real, como a criação das Escolas de Medicina. As proposições contextualizam o conhecimento químico com o cotidiano, promovem a igualdade de gênero na ciência, aproximam o empreendedorismo e a inovação de crianças, jovens e adultos e conscientizam a sociedade dos problemas ambientais que causamos, mas que podemos resolver.


Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas

22 e 23/11

Local: as atividades dos cursos do CCJE serão desenvolvidas nas salas de aula dos prédios ED-I e ED-II, bem como no espaço entre esses dois prédios


14h – Palestra da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) sobre escolha da profissão e mercado de trabalho, com foco em Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Gemologia e Serviço Social.


Atividades gerais

Apresentações artísticas e culturais diversas (música, dança etc.).

RH na Mostra de Profissões: presença de agências de estágio/emprego para divulgação de vagas abertas.

Palestra sobre carreira e empregabilidade com voluntário(a) da ABRH: enfoque nas profissões do CCJE.


ADMINISTRAÇÃO

Apresentação sobre o curso e a profissão (entidades, matriz curricular, atuação profissional, remuneração, entre outros).

Ações conjuntas com Economia e Contábeis - CJA;

Atividades variadas com brindes do CRA e da Atlética ADM:

- Simulações/testes de algumas atividades desenvolvidas por consultores no dia a dia;

- Quiz com brindes sobre projetos, como Plano de Marketing e Plano de Negócios (ramo empresarial);

- Quem seria você numa empresa? Teste de compatibilidade;

- Quiz sobre problemas de Administração;

- Definição de um perfil CHA: conhecimentos, habilidades e atitudes para uma vaga específica;

- Análise de erros em currículos profissionais;

- Áreas de atuação a serem apresentadas: extensão, pesquisa, (IC, mestrado e doutorado) e tecnologia (transformação digital, indústria 4.0, sistemas ERP, CRM e SCM, SAP etc.).


ARQUIVOLOGIA

Circuito com estações - Visita guiada mostrando as aplicações da Arquivologia no tratamento dos documentos do passado, até as perspectivas futuristas de atuação na área, passando pela demonstração da atuação profissional atual dos egressos do curso.

1ª estação: Trabalhos históricos

Usar um material que sirva de fio condutor para uma introdução na cultura arquivística, funcionaria como uma visita em uma exposição histórica.

Serão expostos diversos tipos de documentos, tais como fotografias antigas, pertencentes aos acervos dos professores do curso.

Queremos expor algumas máquinas dos nossos laboratórios, por exemplo, a máquina de leitura de microfilme e a máquina para higienização de documentos, caso haja viabilidade de trazê-las dos laboratórios para o local de apresentação da Mostra.

2ª estação: Possibilidades futuristas

Mostrar ferramentas e plataformas utilizadas para lidar com dados e documentos digitais. Nesta estação, teremos uso de dois computadores (se possível, com projeção no data show):

Demonstração de Painéis de Business Intelligence, para demonstrar a interface da Arquivologia com a ciência de dados.

Humanidades Digitais: sites que dão acesso a documentos históricos, tais como o do Arquivo Nacional e o do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, entre outras plataformas de acesso e difusão nacionais e internacionais.

3ª estação: Egressos destaque

Apresentação no PowerPoint, sendo projetada continuamente no data show.

Distribuição de pipoca para quem quiser parar para assistir.

Iremos solicitar que alguns egressos enviem fotos e depoimentos em vídeo ou por escrito para compor esta apresentação.

4ª estação: Pesquisa ao final da visita

Ao final do circuito, o visitante será convidado a responder a uma pesquisa anônima e fazer um “check-in” para sabermos a quantidade de visitantes.

Esta pesquisa estará disponível em um computador, mas também haverá um QR Code que, ao mesmo tempo, leva à pesquisa e ao check-in, caso o visitante prefira fazer em seu próprio celular.


BIBLIOTECONOMIA

Distribuição e sorteio de brindes: marcadores de livros, canetas, balinhas, lembrancinhas/livros de divulgação.

Realização de jogos com perguntas em Biblioteconomia e áreas afins, a partir das quais se apresenta o curso, a formação e as atividades do profissional bibliotecário, enfatizando sobretudo as disciplinas e as práticas atrativas do curso e da profissão.

Realizar BookCrossing, dispor livros doados para compartilhamento ou troca.

Propor jogos da Classificação, da Indexação, da Catalogação, de Preservação, da Editoração e de outras áreas da Biblioteconomia.

Perguntas de abordagem: o que te atrai mais em um livro? E na biblioteca?

Atividades interativas.

Presença do GDI Júnior e o Centro Livre Acadêmico, buscando envolver também o Conselho Regional de Biblioteconomia ou a Associação dos Bibliotecários.

Distribuir material de divulgação referente ao curso e locais de atuação do bibliotecário:

- Banners, folderes e cartazes;

- Exibir vídeos em projetor ou exibição de vídeos com canais sobre Biblioteconomia (YouTube);

- Realizar palestras sucintas ou abordagens focadas nas atividades da profissão (por profissionais, professores e alunos).

Divulgar Midiateca Capixaba.

Visita guiada a laboratórios ou demonstrar práticas laboratoriais, no local da mostra.

Integrar ações do curso com a Biblioteca Central.


CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Abordar e receber os estudantes visitantes e apresentá-los ao curso e à profissão (campo de atuação, empregabilidade, remuneração).

Depoimento de alunos e de ex-alunos bem colocados no mercado (firmas de auditoria e outras áreas).

Presença de representante do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) - a confirmar.

Utilização de material do CRC - a confirmar.

Demonstração de algumas atividades desenvolvidas pelo Naf.

Gincana sobre Finanças Pessoais (Projeto Extensão - prof. Rafael) com a participação do Calcic e de demais alunos voluntários com brindes do CRC e/ou outras entidades.


ECONOMIA

Apresentação dos grupos de estudo e pesquisa do curso (como o grupo de Estudos e Pesquisas em Conjuntura), além do PET e da CJA.

Apresentação da representação estudantil, do nosso Centro Acadêmico, de forma breve, e das atividades que são realizadas por estes.

Utilização de material do Corecon, com possível explicação deste e participação de membro(s) do conselho.

Realização de dinâmicas com conteúdo baseado na matéria de primeiro período Introdução à Economia.

Participação dos docentes das Ciências Econômicas, com possíveis dinâmicas e simples amostragem do plano de ensino.

Participação dos alunos do curso, ou até mesmo ex-alunos, para compartilhar a experiência da vivência universitária.

Realização de atividades com grupos de estudo e pesquisa do curso, como o PET Economia/Ufes, sobre a amostragem de reportagens com termos da economia seguido da explanação de seus significados.

Apresentação dos eventos e tradições do curso, como forma de desmistificar o ambiente universitário e aliviar as pressões que todo esse conjunto de informações podem trazer (existem fotos no nosso CA de diversos eventos, de diferentes períodos).

Explicação sobre as experiências de estágio por parte de alunos.

Distribuição de atividades e matérias produzidas por grupos de estudo e pesquisa do curso do e de alunos, como as resenhas econômicas do nosso grupo PET.


GEMOLOGIA

Visita ao estande do Projeto de Jornada Acadêmica “Garimpando a arte”.

Apresentação do curso e visita aos laboratórios práticos (identificação e caracterização dos minerais e gemas; design e fabricação de joias, mineralogia e microscopia óptica).

Oficina de Mineralogia e Desenho (Laboratório de Mineralogia) mediante inscrição.

Materiais de interesse gemológico em exposição e montagem de vídeo da apresentação do curso.


SERVIÇO SOCIAL

Explicação, em três mesas, com no máximo 5 minutos de fala em cada mesa, debatendo questões variadas (sobre o mercado de trabalho, sobre as vagas de trabalho, quais as possibilidades de concurso, quais áreas e espaços nos inserimos, mostrar a nossa dimensão política a partir das lutas que defendemos etc.).

Exibição do vídeo da ocupação de forma corrente e ininterrupta a partir de um data show;

Distribuição de brindes.



Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN)

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

22/11

Local: CCHN, Edifício Lydia Behar, bloco B, laboratório 03

10h-11h – Roda de conversa – A profissão de biólogo.

Local: CCHN, Edifício Luísa Lopes, sala 308

14h-16h – O biólogo na educação – materiais didáticos.


23/11

Local: IC2, sala 108

14h-15h – Roda de conversa – A profissão de biólogo.

Local: CCHN, Edifício Luísa Lopes, sala 308

14h-16h – O biólogo na educação – materiais didáticos.


22 e 23/11

Local: Herbário VIES

9h-11h – O que faz um botânico?

Local: Coleção entomológica

9h-11h e 14h-16h – O trabalho, o papel e a contribuição da coleção entomológica na formação e atuação do biólogo.

Local: Departamento de Ciências Biológicas, Ed. Lydia Behar, Bloco A, sala 204

9h-11h e 14h-16h – Biologia em campo - visitas guiadas aos espaços do campus de Goiabeiras, a fim de possibilitar aos visitantes uma breve vivência da rotina de um biólogo em campo.


CIÊNCIAS SOCIAIS

22 e 23/11

Local: Prédio Anexo, entre IC1 e IC2

9h, 10h, 15h e 16h – Em cada um dos horários, haverá apresentação do curso, depoimento de egressos e sorteio de livros. Na área externa entre o IC1 e o IC2, apresentações culturais com estudantes do curso.


FILOSOFIA

22/11

Local: CCHN, Prédio Luísa Lopes (módulo III da pós-graduação), sala 208

8h-17h – Presença de estudantes do curso e do coordenador no estande da Filosofia para receber visitantes e prestar informações sobre o curso, a carreira e perspectivas.

14h-15h30 – Sobre a descoberta da Filosofia posterior à entrada na universidade: Ciências Sociais e Filosofia (prof. Fernando Pessoa); Direito e Filosofia (profª. Brunela Vincenzi); Economia e Filosofia (profª. Maria Cristina Cardoso); Psicologia e Filosofia (profª. Cláudia Murta); Odontologia e Filosofia (Estela Feitoza).

16h-17h – Filosofia e curadoria de arte. Bate-papo com o prof. Fernando Pessoa.

23/11

8h-17h – Presença de estudantes do curso e do coordenador no estande da Filosofia para receber visitantes e prestar informações sobre o curso, a carreira e perspectivas.

8h-9h20 – Youtuber filósofo? Bate-papo com o prof. Filício Mulinari sobre a Filosofia em canais digitais.


HISTÓRIA

22/11

Local: CCHN, IC3, Sala 212

14h-15h – Presença de estudantes do curso e do coordenador do colegiado de História para receber visitantes e prestar informações sobre a experiência da vivência universitária, os eventos da área de história e as perspectivas profissionais. Tour pelas salas de aula e visita guiada ao IC3.

23/11

Local: CCHN, IC3, Sala 205

14h-15h – Presença de estudantes do curso e do coordenador do colegiado de História para receber visitantes e prestar informações sobre a experiência da vivência universitária, os eventos da área de história e as perspectivas profissionais. Tour pelas salas de aula e visita guiada ao IC3.


LETRAS INGLÊS

22 e 23/11

8h30-11h30 e 13h30-16h30 – Conversa com professores e estudantes do curso sobre a formação em Letras Inglês, os campos de atuação, o currículo da licenciatura, a vida universitária, possibilidades de formação e atuação na Universidade; exibição de materiais relacionados ao curso: vídeo, fotos, projetos de pesquisa e extensão em que estudantes participam, publicações etc.; atividade recreativa.

10h-11h30 e 15h30-17h – Visita guiada ao IC3, à cantina do Onofre e ao Núcleo de Línguas (no Núcleo de Línguas, os visitantes serão recebidos por estagiários e assessoras pedagógicas).


LETRAS LIBRAS

22 e 23/11

9h-11h30 e 14h-16h30 – Bate-papo sobre tradução e interpretação de Libras e língua portuguesa com docentes e estudantes de Letras Libras.


LETRAS NEOLATINAS (português, espanhol, francês e italiano)

22/11

Local: CCHN

8h-10h – Letras e suas atividades multiculturais. Estudante, o que tem para nos contar do que você sabe? Escreva uma carta, declame um poema, faça um desenho, cante uma música, fale dos filmes a que tem assistido, ensine a colegas as brincadeiras que faz ou nem uma coisa nem outra, mas nos ofereça de presente o que sabe.

10h-11h e 16h-17h – Visita ao Núcleo de Línguas


23/11

Local: Anfiteatro 1 do CCHN

8h-10h – A importância dos estudos da linguagem na atualidade. Língua estrangeira: além do idioma. Formação universitária em Letras e o mercado de trabalho. Uma boa conversa com estudantes de Letras.

10h-11h – Visita ao Núcleo de Línguas

14h-16h – Exibição do curta Ilha das Flores. Estudantes estrangeiros e sua experiência de estudos na Ufes.

16h-17h – Visita ao Núcleo de Línguas


PSICOLOGIA

22/11

9h – Roda de conversa: “Conhecendo os projetos de extensão de atendimentos à comunidade”, com professores e estudantes do curso de Psicologia.

14h – Roda de conversa: “Conhecendo o curso de Psicologia da Ufes”, com estudantes do PET Psicologia.

15h – Roda de conversa: “Escolhas profissionais, e agora?”, com o prof. Alexsandro de Andrade e estudantes do projeto de extensão Orientação Profissional e de Carreira.

16h – Roda de conversa: “Conhecendo os projetos de extensão de atendimentos à comunidade”, com professores e estudantes do curso de Psicologia.


23/11

9h – Roda de conversa: “Investigação Científica em Psicologia Social – impactos sociais e teóricos”, com a prof.ª Pollyana Moreira.

14h – Roda de conversa: “Políticas afirmativas e o acesso à universidade: conversando sobre cotas étnico-raciais”, com a profª. Luizane Matheus.

15h – Roda de conversa: “Escolhas profissionais, e agora?”, com o prof. Alexsandro de Andrade e estudantes do projeto de extensão Orientação Profissional e de Carreira.

16h – Roda de conversa: “Conhecendo o curso de Psicologia da Ufes”, com estudantes do PET Psicologia.


Centro de Educação

EDUCAÇÃO DO CAMPO

22 e 23/11

Local: corredor em frente ao prédio MAJE e entre o prédio Paulo Freire e a Secretaria dos Departamentos

Exposição de banners dos trabalhos de conclusão de curso e cartazes da Educação do Campo.

Mesa de exposição dos cadernos da realidade, alguns utensílios e artesanatos da diversidade étnico-cultural que caracteriza os estudantes do curso.

Exposição de produtos típicos do campo.

Árvore de assinaturas digitais que será sorteada entre os cursistas.


PEDAGOGIA

22 e 23/11

Estandes temáticos: O profissional de pedagogia Ufes e a carreira: área da docência na educação infantil; O profissional de pedagogia Ufes e a carreira: área da docência nas séries iniciais; O profissional de pedagogia Ufes e a carreira: área da gestão escolar; O profissional de pedagogia Ufes e a carreira: área da educação em espaços não escolares; O profissional de pedagogia Ufes: perfil profissional e estrutura curricular do curso (com distribuição de panfletos); demonstrações de experiências científicas.

Mostra de projetos de estudantes da iniciação científica: O profissional de pedagogia Ufes e a carreira acadêmica.

Circuito Quizz: Você tem fome de quê? Você tem sede de quê? Reflexão com o PET Educação sobre a potência da formação de professores no curso de licenciatura em Pedagogia e o trabalho colaborativo junto/com/entre as Artes Visuais e a Educação Física para/na educação infantil.


Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)

EDUCAÇÃO FÍSICA

22/11

Local: CEFD, miniauditório

8h30 – Apresentação sobre os cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado).

Local: CEFD, NUPEM

9h15 – Vista guiada ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ciências do Movimento Corporal (NUPEM).

Local: CEFD

10h – Oficina de tiro com arco. Local: campo de tiro com arco CEFD/UFES.

Local: CEFD, pista de atletismo

10h45 – Oficina da atletismo.

Local: CEFD, miniauditório

13h30 – Apresentação sobre os cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado).

Local: CEFD, sala de capoeira.

14h15 – Oficina de Capoeira. Local:

Local: CEFD, campo de futebol society

15h45– Oficina de flag football.


23/11

Local: CEFD, sala 8 de dança

9h15 – Oficina de pole dance.

Local: CEFD, quadra coberta.

10h – Oficina de badminton.

Local: CEFD, campo de tiro com arco.

10h45 – Oficina de tiro com arco.

Local: CEFD, miniauditório.

13h30 – Apresentação sobre os cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado).

Local: CEFD, NUPEM.

14h15 – Vista guiada ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ciências do Movimento Corporal (NUPEM).

Local: CEFD, Laboratório de Análise Biomecânica do Movimento

15h – Visita guiada ao Laboratório de Análise Biomecânica do Movimento.

Local: CEFD, miniauditório

15h45 - Bate papo com o Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA).


Centro Tecnológico (CT)

22 e 23/11

8h, 9h30, 14h, 15h30 – Visitas guiadas de diferentes grupos de estudantes aos laboratórios dos cursos:

- Trilha 1: Engenharia Ambiental - NQUALIAR, LAGESA, LABSAN, LABHIDRO

- Trilha 2: Engenharia Elétrica 01 - LABTEL, NERDS, NTA e Lab. de Instrumentação Dinâmica

- Trilha 3: Engenharia Elétrica 02 - LABVISIO, PET ELÉTRICA, LAI, LCI, LEPAC/LACI

- Trilha 4: Engenharia Civil - GEOTECNIA, LABDEST, LEMAC, L@BCIV, LABESBIM, LABHIDRO

- Trilha 5: Computação - PET Eng. de Computação, ERUS, LCAD, LPRM, NINFA, LAR

- Trilha 6: Engenharia Mecânica - Lameft, LAC, PET Eng. Mecânica, NEMOG , Lab. de Manufatura Aditiva

Exposição de projetos

Os projetos ficarão exibidos nos estandes localizados no estacionamento do CT IV, das 8-17h

- Sensoriamento e Comunicação; Sistemas Fotovoltaicos; Internet das Coisas

- A Internet do Futuro: O que as tecnologias de telecomunicações e de rede têm a contribuir?

- Técnicas sustentáveis para fabricação de fibras ópticas poliméricas; Sensores em fibra óptica para aplicações industriais; Têxteis Fotônicos no desenvolvimento de sensores vestíveis

- Sensoriamento e reabilitação robótica

- A ideia é que o time disponibilize uma mini arena e um robô seguidor de linha que vai ser exibido na mostra (outros mini robôs também podem ser exibidos)

- Inteligência Computacional Aplicada a Veículos da Indústria - IARA

- Mostra Projetos Integrados de Computação

- Projeto: Prótese de Perna e Exoesqueleto de Braço

- Veículo off-road

- CFD: (ComputationalFluid Dynamics) na prática.

- Projetos de IC e pós-graduação que estão na forma de pôsteres e foram apresentados em congressos científicos. Temas: usinabilidade de aços; metalurgia do pó.

- Fóton - Carrinho movido a energia solar, com os módulos fotovoltaicos na parte de cima dele.

- Solares On/Off - Aplicativo de celular desenvolvido pelos integrantes do projeto que traz vários dados sobre instalação de placas solares na sua casa ou empresa apenas com gasto ou conta de energia

- Ensaios não destrutivos para diagnóstico de estruturas de concreto armado

- O NQualiAr pode disponibilizar de monitores (alunos de graduação e pós-graduação) para apresentar as atividades em andamento de ensino, pesquisa e extensão.

Monitoramento de SARS-CoV-2 em águas residuárias

- PAPESOL - Projeto sobre estudo e desenvolvimento de pavimentos permeáveis desenvolvido por professores da Eng. Ambiental e Civil

22/11

Palestras Pocket (duração 20min)

10h – Construção de rodovias com a utilização de resíduos industriais - Prof. Patricio Jose Moreira Pires.

15h – Fontes de Energia Renováveis - Prof. José Joaquim C. S. Santos.

Oficinas envolvendo tecnologias aplicadas às áreas de engenharia e computação

8h, 9h30 – Workshop de Deep Learning (LCAD)

8h, 9h30, 14h – Simulação de Estruturas com Kit Mola (LabDest)

8h, 9h30, 14h, 15h30 – Minicurso de Arduino iniciante (ERUS)

8h, 9h30, 14h, 15h30 – Programando um computador de bolso: Placa Microbit (Introcomp)

8h, 9h30, 15h30 – Pensamento Computacional na Prática (LABOTIM)

9h30, 14h – Construção de website guiada por conceitos da Engenharia de Software (LabES)

9h30, 14h– Projetando em BIM (LabesBIM)

9h30, 14h– TRUCOLARES (Projeto Solares)

9h30, 14h, 15h30 – Monitoramento da Qualidade do Ar em Ambientes Urbanos (NQualiAr)

9h30, 15h30 – Ensaios não destrutivos para diagnóstico em estruturas de concreto armado (Lemac)

9h30, 15h30 – IA para Chrome Dino (Ninfa)

14h – Visualização de dados (Ninfa)

14h, 15h30 – Oficina de Arduino Básico (PET Elétrica)

23/11

Palestras Pocket (duração 20min)

10h – Como a inteligência artificial afeta seu cotidiano - Prof. André Pacheco.

15h – Cyber Segurança - Prof. Magnos Martinello.

Oficinas envolvendo tecnologias aplicadas às áreas de engenharia e computação

8h, 9h30 – Oficina de Arduino Básico (PET Elétrica)

8h, 9h30 – Workshop de Deep Learning (LCAD)

8h, 9h30, 14h – Simulação de Estruturas com Kit Mola (LabDest)

8h, 9h30, 14h, 15h30 – Minicurso de Arduino iniciante (ERUS)

8h, 9h30, 14h, 15h30 – Programando um computador de bolso: Placa Microbit (Introcomp)

8h, 9h30, 15h30 – Pensamento Computacional na Prática (LABOTIM)

9h30 – Construção de website guiada por conceitos da Engenharia de Software (LabES)

9h30, 14h– Projetando em BIM (LabesBIM)

9h30, 14h– TRUCOLARES (Projeto Solares)

9h30, 14h, 15h30 – Monitoramento da Qualidade do Ar em Ambientes Urbanos (NQualiAr)

9h30, 15h30 – A Internet do Futuro: O que as tecnologias de telecomunicações e de rede têm a contribuir? (Labnerds)

9h30, 15h30 – IA para Chrome Dino (Ninfa)

14h – Visualização de dados (Ninfa)


Campus Maruípe, Vitória


  • MOSTRA DE PROFISSÕES: visitas guiadas nos diferentes cursos do campus de Maruípe

22 e 23/11- 8 às 17 horas

Local: Estacionamento do Restaurante Universitário – Campus de Maruípe


Centro de Ciências da Saúde (CCS)

ENFERMAGEM E OBSTETRÍCA

Distribuição de panfleto.

Visita ao departamento de enfermagem.

Demonstração em Estação de atendimento a PCR e simulação.

Demonstração em Estação de saúde reprodutiva.

Atividade do Museu da enfermagem (exposição da história da enfermagem).

Visita aos laboratórios do Básico, conforme disponibilidade dos mesmos.

FARMÁCIA

Local: tenda do curso de Farmácia, localizada no estacionamento próximo ao Restaurante Universitário.

8-17h – Fornecimento de informações sobre o curso por alunos e professores do curso de Farmácia. Será realizado o cadastramento de interessados para a realização de visita guiada ao Departamento de Ciências Farmacêuticas. As visitas acontecerão de uma em uma hora ou conforme demanda. Na visita os alunos poderão assistir ao vídeo Institucional sobre o curso de Farmácia; conhecer os laboratórios de aulas pratica com demonstração de experimentos sobre produção de medicamentos e sobre análises clínicas, toxicológicas e de alimentos.

FISIOTERAPIA

Local: tenda do curso de Fisioterapia, localizada no estacionamento próximo ao Restaurante Universitário.

9-16h – Alunos e professores darão informações para os visitantes sobre o curso e cadastrarão os interessados na Fisioterapia para a visita guiada. De 1h em 1h, ou conforme a demanda, dois alunos do curso sairão com um grupo de até dez visitantes para fazerem a visita guiada nos laboratórios de fisioterapia da Clínica Escola Interprofissional em Saúde (CEIS); lá, haverá um professor do curso para tirar dúvidas. Por fim, os visitantes serão novamente encaminhados para a tenda. Todo o percurso durará cerca de 20 minutos. Enquanto ocorre a visita guiada com um grupo, dois alunos e um professor permanecerão na tenda para fornecer informações sobre o curso.

FONOAUDIOLOGIA

- FestVozFono UFES - Festival Estudantil de Talentos Cantores. Gosta de cantar? Chegou a sua vez! O FestVozFono UFES tem o objetivo de revelar talentos artísticos no Centro de Ciências da Saúde. As inscrições deverão ser realizadas no período de 01/11/2022 a 17/11/2022 através do Formulário de Inscrição on-line disponível na página https://fonoaudiologia.ufes.br/

- Oficina 1: Mitos e Verdades da Fonoaudiologia.

- Oficina 2: Dialogando sobre o Mercado de Trabalho.

- Estande 1: Entrega de panfletos do Conselho Federal de Fonoaudiologia.

- Estande 2: Divulgação dos Modelos Anatômicos de Face e Pescoço.

- Varal de Fotografias das Áreas de Competências do Fonoaudiólogo Será realizado um “Varal de Fotografias” com as 14 Especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Atrás de cada foto será explicado a área de competência do Fonoaudiólogo: Audiologia – Linguagem – Motricidade Orofacial – Saúde Coletiva – Voz – Disfagia – Fonoaudiologia Educacional – Gerontologia – Fonoaudiologia Neurofuncional – Fonoaudiologia do Trabalho – Perícia Fonoaudiológica – Fonoaudiologia Hospitalar - Neuropsicologia – Fluência.

- Visita à Clínica Escola Interprofissional em Saúde – CEIS.

- Visita ao Núcleo da Audição no Centro de Ciências da Saúde.

NUTRIÇÃO

8h-8h30 e 13h-13h30 – Recepção e inscrição dos estudantes na Tenda do CCS.

9h-10h e 14h-15h – Visita guiada (grupos de 10 alunos). Apresentação específica dos laboratórios e instalações do curso (Restaurante Universitário, Programa de Mestrado, Laboratórios do Ciclo Básico, DEIS, Laboratório de Técnica e Dietética, Clínica Escola e Laboratórios específicos).

10h-11h e 15h-16h – Apresentação do curso de Nutrição UFES

ODONTOLOGIA

22/11

Local: Tenda.

9h-10h – Recepção aos estudantes. Inscrições na tenda para visitas.

9h30-11h30 – Palestras e visitas guiadas aos ambulatórios e laboratórios da Odontologia. Informações sobre o curso e distribuição de folders.

Local: Tenda.

13h30-14h30 – Recepção aos estudantes. Inscrições na tenda para visitas.

14h-16h30 – Palestras e visitas guiadas aos ambulatórios e laboratórios da Odontologia. Informações sobre o curso e distribuição de folders.

23/11

Local: Tenda.

9h-10h – Recepção aos estudantes. Inscrições na tenda para visitas.

9h30-11h30 – Palestras e visitas guiadas aos ambulatórios e laboratórios da Odontologia. Informações sobre o curso e distribuição de folders.

TERAPIA OCUPACIONAL

Local: Tenda.

Organização de pequenos grupos, para visita ao curso (serão formados grupos durante todo o dia, de acordo com a demanda).

Local: CCS, Sala 2 – DEIS.

Exposição de banners, cartazes, vídeos e materiais sobre o curso.

Visita aos laboratórios e salas de aula do curso, localizados na Clínica Escola, com exposição das atividades de extensão e pesquisa.

DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA

13h-16h – Visitação aos laboratórios de anatomia do departamento – formação de grupos para visitas guiadas às instalações dos laboratórios de anatomia e contato com peças anatômicas.


Campus Alegre


  • MOSTRA DE PROFISSÕES: visitas guiadas nos diferentes cursos do campus de Alegre

29/11- 8 às 17 horas

Local: campus de Alegre


  • Palestra: Ingresso na Ufes: Sisu e cotas

29/11 - 9h

Local: auditório da pós-graduação, campus de Alegre



Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE)

AGRONOMIA

Levar os alunos nos laboratórios de entomologia, fitopatologia, fisiologia e de solos (em todos os laboratórios terão exposições e experimentos práticos) para que os estudantes vejam um pouco das áreas em que um Agrônomo pode atuar.

Exposições de plantas e banners sobre o polo de fruticultura, sobre a cultura de milho, arroz, feijão e café.

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Levar os alunos nos laboratórios de Tecnologia de Alimentos, Microbiologia de Alimentos, Química de Alimentos, Operações Unitárias e Análise Sensorial.

Exposição, em estande, de produtos e seus processos de produção, além de equipamentos e utensílios utilizados na produção.

Exposição de fotos que remetem ao curso.

Apresentação do CA e empresa júnior do curso de Engenharia de Alimentos.

ENGENHARIA FLORESTAL

Apresentação do curso pelos professores e estudantes de graduação.

Apresentação de materiais e equipamentos florestais diversos, mudas de espécies florestais.

Apresentação de banners, galerias de fotos e vídeos, distribuição de panfletos.

ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA

Apresentação, em estande, de amostras de madeira e produtos oriundos da madeira.

Apresentação de pôsteres relacionados à Engenharia Industrial Madeireira.

ENGENHARIA QUÍMICA

Levar os alunos nos laboratórios do prédio REUNI.

Exposição de experimentos executados por estudantes de graduação e orientados por professores da Engenharia Química.

Apresentação do Centro Acadêmico da Engenharia Química.

MEDICINA VETERINÁRIA

Exposição de materiais como lupa, lâminas e etc, além de equipamentos como o microscópio.

Exposição de esqueletos de animais.

Exposição de materiais usados em exames clínicos, de imagem e cirúrgicos.

Apresentação de banners relacionados ao curso de Medicina Veterinária, além de folders sobre o HOVET.

QUÍMICA

Visitação guiada aos laboratórios do curso.

Apresentação de atividades desenvolvidas pelo projeto Lepea (apresentação ao ar livre com uso de tenda).

Atividade lúdica de Ensino de Química.

ZOOTECNIA

Exposição de temas, em estande, relacionados à produção e nutrição animal.

Visitação guiada ao Laboratório de Bromatologia Animal.

Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS)

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Apresentação sobre o curso e o campo de atuação profissional, o mercado de trabalho, projetos de pesquisa e extensão, etc.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BACHARELADO E LICENCIATURA)

Apresentação sobre o curso e o campo de atuação profissional.

Visitação guiada aos laboratórios do curso: Laboratório de Zoologia, Laboratório de Microscopia, Laboratório de Biotecnologia, Laboratório de Botânica, Laboratório de Morfologia.

As visitas guiadas aos laboratórios contarão com a realização de atividades didáticas/demonstrativas das respectivas áreas.

FARMÁCIA

Serão demonstradas atividades relacionadas às principais áreas de atuação do profissional farmacêutico, como no cuidado ao paciente, na produção e controle de qualidade de medicamentos, cosméticos; nas análises clínicas, toxicológicas e de alimentos. Visitação guiada aos laboratórios do curso.

Visitas guiadas aos laboratórios do curso, com demonstração de procedimentos práticos.

FÍSICA (LICENCIATURA)

Apresentação sobre o curso, o campo de atuação profissional e projetos de ensino pesquisas e extensão.

Visitação guiada aos laboratórios do curso.

GEOLOGIA

Apresentação sobre o curso e o campo de atuação profissional.

Exposição de temas, em estande, relacionados a rochas, minerais, fósseis e escala do tempo geológico.

Visitação guiada aos laboratórios do curso: Laboratório de Microscopia, Laboratório de Macroscopia, Laboratório de Geoquímica, Laboratório de Hidrogeologia, Laboratório de Preparação de Amostras e Geotecnia.

Apresentação do Centro Acadêmico e da Empresa Júnior (TECTUS Jr.) do curso de Geologia.

MATEMÁTICA (LICENCIATURA)

Apresentação sobre o curso e o campo de atuação profissional.

Visitação guiada ao Laboratório de Instrumentação e Ensino de Matemática – LIEMAT, onde serão desenvolvidas as atividades:

- Exposição de objetos e atividades desenvolvidos no curso.

- Apresentação do software Geogebra e algumas atividades desenvolvidas no mesmo por alunos do curso de matemática.

- Jogos Matemáticos: apresentação de jogos e materiais lúdicos da matemática para interação com o público.

- Construções geométricas: manipulação de objetos geométricos utilizados em aulas do curso, bem como exposição de objetos construídos pelos estudantes.

Divulgação da História da Matemática: divulgação de tópicos da história da matemática através de cartazes com QR-codes.

NUTRIÇÃO

Visitação guiada aos laboratórios do curso.

Exposição de temas, em estande, serão desenvolvidas as seguintes atividades:

- Avaliação antropométrica de adolescentes incluindo a avaliação do peso, da estatura, classificação do IMC/idade e %Gordura Corporal; (Para essa atividade será necessária a impressão de 2 banners com classificação de IMC/idade por sexo)

- Mostra “O que há por trás dos alimentos industrializados?” Nesse item a proposta é demonstrar, utilizando medidas caseiras, o teor de açúcar, óleo e sal de alguns alimentos industrializados como refrigerantes, sucos de caixinha, chips, dentre outros;

- Atividade de educação nutricional para o consumo saudável baseada na rotulagem nutricional. (Para essa atividade será necessária a impressão de 1 banner contendo os principais elementos e definições de um rótulo)

- “O prato saudável”: atividade de educação nutricional baseada na montagem do prato saudável com base no Programa 5 ao dia, Guia Alimentar ou outro.

- Estande do GESAN (Grupo de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional)

- Estande do GECA (Grupo de Estudos em Comportamento Alimentar)

QUÍMICA (LICENCIATURA)

Apresentação sobre o curso e o campo de atuação profissional.

Campus São Mateus


  • MOSTRA DE PROFISSÕES: visitas guiadas nos diferentes cursos do campus de São Mateus

01/12- 8 às 20 horas

Local: campus de São Mateus


  • Apresentação Institucional: Infraestrutura do campus, política de cotas e Assistência Estudantil.

Local: Auditório Central • Horários: 9h, 11h, 14h, 16 e 19 (horários sujeitos à alteração)


Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes)

Momentos no Auditório Central para apresentação institucional, dos cursos de graduação, formas de ingresso, assistência estudantil e cotas/reserva de vagas.

Local: Biblioteca

- Receber os visitantes no rol da biblioteca;

- Apresentar a missão e objetivos da biblioteca;

- Apresentar: estrutura, acervo, o auditório, o laboratório de pesquisa;

- Promover uma dinâmica de busca no acervo com alguns livros escolhidos;

- Falar sobre a formação do bibliotecário e o curso de biblioteconomia.

3 visitas pela manhã e 3 visitas à tarde (30 min.). Iniciando a partir das 9h.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BACHARELADO)

Exposição fotográfica de questões socioambientais do Haiti durante a Guerra Civil, e de plantas ritualísticas e medicinais de São Mateus-ES - Profa. Érika Duarte

Visitas aos seguintes espaços, de forma guiada:

- LEB Laboratório de Ecologia Bentônica – Profa. Dra. Karla Costa

- LabSEI Laboratório de Sistemática e Ecologia de insetos – Profa. Dra. Tathiana Guerra Sobrinho

- LABELHAS - Laboratório de Genética, Evolução e Conservação de Abelhas – Prof. Dr. Vander Tosta

- Meliponário-Escola da Fazenda Experimental do CEUNES – Prof. Dr. Vander Tosta

- Laboratório de Botânica – Profa. Dra. Elisa Aoyama

- Herbário SAMES – Prof. Dr. Luis Fernando Menezes

- Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais – Profa. Dra. Andreia Gontijo

- LEA Laboratório de Educação Ambiental – Profa. Dra. Diogina Barata

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA)

- Apresentação do curso no stand da quadra de esportes do CEUNES/UFES;

- Apresentação de atividades e projetos vinculados ao curso;

- Abertura dos laboratórios do curso para visitação.

ENGENHARIA DE PETRÓLEO

- Apresentação do curso;

- Palestras com professores e alunos do Curso de Engenharia de Petróleo.

- Visita guiada aos laboratórios.

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Visitas guiadas a Laboratórios da Engenharia de Produção, coordenada pelo Professor Yuri Walter;

Visita ao Laboratório de Instalações Industriais e Automação, coordenada pela Prof.ª Katia Maria Morais Eiras.

ENGENHARIA QUÍMICA

Tour com visita a laboratório que atende o curso de Engenharia Química (Eixo III, Prédio de Laboratórios), incluindo apresentação do curso na Sala 11 do Eixo III.

FARMÁCIA

Visita ao Stand do curso

Visita à Unidade Demonstrativa de Plantas Medicinais na Fazenda Experimental

Visita aos laboratórios:

- Fisiologia e Farmacologia

- Microbiologia

- Bioquímica

- Parasitologia

- Alimentos

- Controle de Qualidade

- Farmacognosia

- Análises Clínicas

FÍSICA (LICENCIATURA)

- Visita aos laboratórios de Mecânica, Eletromagnetismo e Instrumentação para o Ensino de Física (todos localizados no Eixo III);

- Realização de experimentos coordenados por Professores da Física e Estudantes de Graduação;

- Visita ao Laboratório de Eletromagnetismo com apresentação de trabalho de Iniciação Científica.

MATEMÁTICA (LICENCIATURA)

Apresentação de 3 pôsteres referentes aos resultados de pesquisas na área da licenciatura em Matemática;

Apresentação de banners sobre projetos de ensino e de extensão de professores do curso (Arildo e Valdinei);

Apresentação de um banner sobre as informações gerais sobre o curso;

Entrega de folders impressos para os visitantes;

Demonstração de materiais concretos e jogos (sobre a mesa disponível na quadra);

Demonstração de um vídeo sobre o curso.

Visita guiada ao Laboratório de Ensino de Matemática/LEM.

PEDAGOGIA

Manhã

Exposição de banners e vídeos dos projetos realizados no curso.

Visitas guiadas aos espaços de laboratórios/salas de aulas.

Tarde

Exposição de banners e vídeos dos projetos realizados no curso.

Visitas guiadas aos espaços de laboratórios/salas de aulas.

Rodas de conversas sobre o curso com alunos (as) graduandos (as), professores (as) e coordenadora.

Realização de Oficinas Pedagógicas.

QUÍMICA (LICENCIATURA)

Recepção dos alunos na tenda;

Visita guiada aos laboratórios de Química;

Demonstrações de experimentos.