Palestrantes

Dra. Jeanete Alves Moreira (UFRN)

"50 Anos do CCET"

Dr. Farinaldo da Silva Queiroz (UFRN)

"Uma Jornada das Galáxias até o Mundo Quântico das Partículas"

Qual o segredo escondido nas estrelas? Elas revelam que a energia escura e a matéria escura são as componentes mais abundantes do universo. No seminário entenderemos o porquê. Posteriormente revisaremos algumas formas de buscar por sinais de Matéria Escura, como no Grande Colisor de Hádrons, em laboratórios subterrâneos localizados a 3 km no subsolo, e em grandes telescópios. Seja bem-vindo e bem-vinda ao mundo de Astropartículas.

Dra. Thaís Cyrino de Mello Forato (UNIFESP)

“História das Ciências: o Passado Construindo um Futuro Mais Justo” 


As Histórias das ciências narradas para o contexto da formação de professores têm se mostrado um recurso  frutifero para tratar conceitos, modelos e teorias das ciências, assim como em explicitar inúmeras dimensões epistemicas e não epistêmicas das práticas científicas.  Este seminário pretende refletir sobre o potencial de tais narrativas em pautar como o passado das ciências pode ter contribuído para a atual injusta organização social planetária.

Dra. Flávia Polati Ferreira (UFRN)

“Relato de Experiências: PIBID"

Equipe Residência Pedagógica (UFRN)

"Residência Pedagógica em Física: Características, Desafios e Possibilidades"


Do ponto de vista formativo, a Residência Pedagógica em Física (RP Física) vem somar esforços ao propiciar a formação de um profissional em educação, sem, contudo, descuidar de uma sólida base de conhecimentos atualizados da Física e do Ensino de Física. Em linhas gerais, visareconhecer as instituições de educação básica como espaços de formação docente inicial e continuada, estimulando o protagonismo dos professores de Física e da comunidade escolar em um processo de ensino-aprendizagem dialógico. Também busca orientar a formação dos residentes e preceptores em Física na perspectiva de uma escola inclusiva e democrática a partir de práticas colaborativas, pautadas em postura ética.

Equipe: Dr. Milton Thiago Schivani Alves, Kevin Gabriel Alves Dantas, Ellen Laianny Torres Targino e Rodrigo Rufino Xavier. 

Dr. João Medeiros de Araújo (UFRN)

"Programa de Pós-Graduação em Física da UFRN"


Apresentaremos o programa de pós-graduação em Física da UFRN (PPGF) onde falaremos um pouco da sua história, áreas de concentração, infra-estrutura de pesquisa e oportunidades para estudantes.

Dr. Gilberto Corso (UFRN)

"Física do Petróleo"


A exploração de petróleo e gás tem atrás de si muita tecnologia e muita física. Esta atividade faz uso de muitos métodos da geofísica, como a sísmica, para inferir a presença de hidrocarbonetos aprisionados em rochas porosas. A sísmica é um exemplo típico de problema inverso, uma explosão mecânica é produzida na superfície da terra, uma onda acústica se propaga pelo meio rochoso, reflete nas camadas profundas da terra e é registrada na superfície. A partir da reflexão da onda nas camadas geológicas é então possível construir uma imagem da subsuperfície.

Dr. Madras Viswanathan Gandhi Mohan (UFRN)

"Complexidade"


O que é um sistema complexo? Quais as características de um sistema complexo? Por que é mais dificil estudá-las? Como medir a complexidade? Qual o menor número inteiro positivo que não pode ser definido em menos de 20 palavras em português? Irei abordar estas e outras perguntas em um nível introdutório. Discutirei a relevância para questões contemporâneas, com perspectiva para o futuro.

Dr. Marco Antonio Morales Torres (UFRN)

"A Espectroscopia Mössbauer e sua Importância na Caracterização de Materiais."


A espectroscopia Mössbauer é uma técnica nuclear, não-destrutiva, utilizada na investigação das propriedades estruturais, magnéticas e química de diferentes materiais sólidos. A técnica é elemento seletivo e revela diferentes caraterísticas dos materiais através do átomo sonda Mössbauer, entre elas: estados de carga, simetria, estado magnético, composição química. Trata-se, portanto, de uma poderosa ferramenta de caracterização de materiais nas áreas de física, química, metalurgia, geologia e biologia. 

Neste seminário serão apresentados os fundamentos da técnica e suas aplicações em diversas áreas de ciência, assim como as facilidades experimentais do espectrômetro instalado no Laboratório de Espectroscopia Mössbauer do departamento de Física da UFRN.

Dra. Giselle Costa de Sousa (UFRN)

"O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do CCET – Mestrado Profissional"

Dr. Jefferson Soares da Costa (UFRN)

“O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da SBF” 

Msc. Pablo Henrique Eugênio Bezerra (UFRN)

"MARTE: Sistema de RPG"


Os jogos de interpretação de papéis, uma tradução livre em português para RPG, funcionam com base em elementos teatrais nos quais os jogadores interpretam diferentes personagens durante a contação de uma determinada história. Todavia, o uso do RPG em sala de aula com fins didáticos específicos, como o de problematizar temas e conceitos científicos, requer cuidados para que o universo de fantasia fantástica não introduza elementos de incongruência ao jogo. Assim, nesta palestra será apresentado e discutido um RPG pedagógico (modelo clássico de mesa) sobre os desafios de uma missão até o planeta Marte (temática frequente em pauta na grande mídia, em filmes e séries). Fundamentado na teoria das Inteligências Múltiplas, o jogo construído permite a criação de personagens com um total de oito atributos: Espacial-Visual, Verbo-Linguística, Lógico-Matemática, Corporal-Cinestésico, Interpessoal, Intrapessoal, Naturalista e Musical. Utilizando apenas o livro de instruções (disponível gratuitamente em repositório institucional), dados simples de seis faces, lápis e papel, a imaginação e a capacidade adaptativa dos estudantes ao inesperado podem ser exercitadas constantemente nas quatro principais etapas da aventura: recrutamento; decolagem e viagem; pouso em solo marciano; missões de campo. Este RPG destaca-se pela versatilidade, podendo ser utilizado em diferentes níveis de ensino e disciplinas escolares, além de possibilitar que os estudantes sejam protagonistas do seu próprio aprendizado e inseridos em situações-problema sobre temas como matrizes energéticas, recursos hídricos, protocolos de biossegurança, análises de solos e rochas, trabalho em equipe na resolução de problemas complexos, dentre outros.


Lançamento de Livros


“Do sonho à realização: jornada de ex-estudantes da UFRN” (Milton Schivani) e “Marte Sistema de RPG” (Pablo Henrique e Milton Schivani).

Dr. Dory Hélio Aires de Lima Anselmo (UFRN)

“Muito Além das Ondas Sonoras”

As ondas sonoras, juntamente com as ondas eletromagnéticas, formam os fenômenos ondulatórios mais estudados na física do ensino médio e nos primeiros anos do ensino superior. No entanto, existem muito mais ondas a explorar! Neste colóquio, irei falar dos fônons, magnons, polaritons, plasmons etc.  Todas são ondas muito interessantes que se propagam no interior da matéria.

Dr. Rodrigo Fernandes Lira de Holanda (UFRN)

"Um Século da Descoberta das Galáxias e suas Implicações para a Cosmologia"



Há pouco mais de 100 anos, não conhecíamos a existência de outras galáxias, o nosso universo era restrito a Via Láctea e considerado, até então, estático. Em 1923, o astrônomo Edwin Hubble, utilizando um telescópio de 2.5 metros, descobriu a existência de outras galáxias para, logo em seguida, descobrir observacionalmente a expansão do universo. Neste seminário, discutiremos as principais características destas estruturas, tais como, classificação morfológica, luminosidade, distribuição espacial, evolução, etc. Em particular, discutiremos a importância para a astrofísica/cosmologia dos aglomerados de galáxias, que são as maiores estruturas ligadas gravitacional, compostas por centenas de galáxias. As mais recentes descobertas observacionais nesta área serão apresentadas.

Dra. Márcia de Carvalho Silva (EBSERH-HUOL)

·         “Física Médica: Formação e Atuação no Mercado de Trabalho”

A Física Médica é o ramo da física aplicada à medicina em áreas como Radiologia, Radioterapia, Medicina Nuclear, Proteção Radiológica entre outras. A importância da atuação do físico médico no desenvolvimento, aplicação e otimização de técnicas e equipamentos de diagnóstico e tratamento de doenças é reconhecida por entidades internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA). Nesta apresentação, será mostrada como é a formação do estudante nesse ramo da Física, suas principais especialidades e credenciamentos necessários, oportunidades no mercado de trabalho além de exemplos do dia a dia do trabalho de um físico em um hospital e suas relações com os outros profissionais do ambiente hospitalar. Pretende-se, portanto, apresentar um panorama geral desta importante e desafiadora profissão.

Dra. Márcia Gorette Lima da Silva (UFRN)

“O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências do CCET – Mestrado e Doutorado” 

Dr. Milton Thiago Schivani Alves  (UFRN)

"Do Sonho à Realização: Jornadas de Ex-Estudantes da UFRN"


Nesta palestra será apresentado um panorama geral do livro homônimo o qual reúne histórias autobiográficas de pessoas na luta para conquistarem os seus sonhos: pessoal e profissional. A jornada de cada autor, todos oriundos da educação básica pública e ex-estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, revela exemplos que servem para desconstruirmos os preconceitos que tendem a limitar ou impedir o nosso caminhar. Questões sobre ser mulher em uma sociedade machista, sobre a solidariedade em contextos sociais cada vez mais capitalista/individualista, sobre o preconceito em razão de situação econômica e/ou em relação à homossexualidade, a luta por uma sociedade inclusiva, dentre outros tantos temas, estão presentes ao longo de toda a obra. Nesse sentido, é também um registro sobre a importância das políticas públicas de inclusão e de acesso à educação. A partir das diversas narrativas é possível observar como a presença dessas políticas ou a falta delas impactam a trajetória de vida das pessoas e, por conseguinte, dos autores.

Dr. Bruno Leonardo Canto Martins (UFRN)

"O Futuro da Astronomia na Era dos Telescópios Gigantes"

O avanço tecnológico na construção de telescópios está abrindo novas perspectivas e possibilitando grandes avanços na área da Astronomia. Os telescópios gigantes, como o Extremely Large Telescope (ELT) e o Giant Magellan Telescope (GMT), são projetados para coletar e analisar dados astronômicos com uma precisão e sensibilidade sem precedentes. Eles serão capazes de captar luz de estrelas e galáxias distantes, permitindo-nos estudar o universo nas escalas mais amplas e aprofundar nosso conhecimento do cosmos. Esses telescópios possuem espelhos primários extremamente grandes, com diâmetros de dezenas de metros, o que lhes confere uma capacidade de coleta de luz muito superior aos telescópios convencionais. Combinados com instrumentos avançados, como espectrógrafos de alta resolução e câmeras de última geração, eles nos permitirão investigar uma ampla gama de fenômenos astronômicos. Entre os principais avanços estão a descoberta e o estudo de exoplanetas, a investigação da formação e evolução de galáxias, a compreensão da matéria escura e da energia escura, a investigação de buracos negros e a busca por sinais de vida extraterrestre. Em resumo, esses instrumentos revolucionários nos permitirão explorar o cosmos de maneiras que antes eram inimagináveis, expandindo nosso entendimento do universo e nos aproximando cada vez mais das respostas para algumas das perguntas mais profundas sobre a natureza do espaço e do tempo.

Dr. Sérgio André Fontes Azevedo (UFPB)

"Métodos Computacionais Aplicados a Nanoestruturas Bidimensionais"

Desde que o grafeno foi sintetizado, em 2004, estruturas bidimensionais têm atraído bastante atenção. Tais nanoestruturas podem apresentar uma extensa variedade de propriedades eletrônicas, estruturais e mecânicas. Entretanto, o grafeno por ter um caráter metálico, não é apropriado para o uso em alguns dispositivos eletrônicos, como por exemplo o transistor. Uma possibilidade, é a substituição total de átomos carbono, pela alternância de átomos de boro ou nitrogênio, formando um nitreto de boro hexagonal, que resulta na abertura do gap de energia levando a estrutura a se comportar como um isolante, com “gap” largo. Uma possibilidade interessante é a substituição parcial de átomos de carbono por átomos de boro ou nitrogênio, levando-os a formação de compostos ternários, chamados de BxCyNz, os quais podem apresentar diferentes estequiometrias. Tais estruturas, em forma de monocamada, foram recentemente sintetizadas. Esses compostos são interessantes, pois permite, em princípio, que as propriedades de condução sejam controladas através da incorporação de átomos de carbono ou BN. Nesta apresentação, pretendemos mostrar resultados recentes obtidos, através de métodos computacionais, das propriedades de condução, mec6anicas e óticas destes sistemas bidimensionais. Além disso, discutiremos possíveis aplicações destas nanoestruturas bidimensionais em dispositivos eletrônicos

Dr. Walmir Thomazi Cardoso (UFRJ)

"Astronomia Cultural: Desafios na Pesquisa e Divulgação"

A Astronomia Cultural é um campo de pesquisa interdisciplinar cujo conteúdo tem interessado pesquisadores de campos das ciências naturais, educadores e divulgadores científicos. Assim como em outras áreas interdisciplinares,  a Astronomia Cultural ou Astronomia nas Culturas pode ser de grande ajuda para ampliar as nossas concepções sobre as investigações de grupos humanos distintos com respeito a tudo que nos cerca e envolve as relações céu-terra (cosmopercepções). Quais são os principais desafios que se apresentam com relação ao estudo científico e difusão desses conhecimentos? 

Dra. Maria Kamylla e Silva Xavier (EEEFM)

"Aspectos Interseccionais do Perfil do Professorado de Física na Educação Básica: Formação, Gênero, Raça e Tipo de Contratação no Brasil"


A apresentação discutirá o perfil do professorado de Física em exercício no Ensino Médio no Brasil, considerando aspectos interseccionais como formação, gênero, raça e contratação no brasil.  A descrição do panorama leva em consideração a análise dos microdados do Censo da Educação Básica de 2020 e os resultados apontam um tipo ou perfil predominante entre os/as professores/as de Física no Ensino Médio no Brasil: masculino, branco, em regime de contratação temporária e lotado na rede pública estadual. Apenas 24,1% dos/as docentes têm formação em Licenciatura em Física. Esta análise nos leva a reconhecer que o perfil do corpo docente de Física no Ensino Médio é moldado pelas consequências do colonialismo, racismo e sexismo interligados. Evidencia-se que as mulheres, especialmente as mulheres negras, e os homens negros são os mais afetados pelo regime de contratação temporária, recebendo os menores salários. A compreensão desse cenário nos confere uma nova perspectiva às necessidades e possibilidades de mudanças em todos os níveis da educação brasileira. Para modificar esse perfil serão necessárias ações estruturais, ao longo dos próximos anos ou décadas, no sentido de formar e contratar mais pessoas com formação em Licenciatura em Física, além de criar mais vagas em concursos públicos e absorver de forma mais equitativa as mulheres, as pessoas não-brancas e grupos minoritários.

Dr. Ezequiel Silva de Sousa (UFRN)

"Um Panorama Histórico do Departamento e do Programa de Educação Tutorial - PET de Física"

Apresentamos um breve histórico da criação e estabilização do Departamento, dos Cursos de Bacharelado, Licenciatura, do Programa de Educação Tutorial - PET e dos Programas de Pós-graduação em Física e temas afins, todos consolidados, reconhecidos nacional e internacionalmente como de qualidade superior e responsáveis na formação de profissionais que contribuíram e contribuem decisivamente para o desenvolvimento da UFRN e do Rio Grande do Norte.

Dr. Carlos Chesman de Araújo Feitosa (UFRN)

"Informações Científicas na Carta de Pero Vaz de Caminha"

Será apresentado quais são as informações científicas da Carta considerada a Certidão de Registro do Brasil pela dinastia Avis da Coroa Portuguesa em 1500. Essas informações foram analisadas fisicamente e levam a conclusões da chegada da esquadra cabralina no litoral norte do RN.

Dr. Luciano Rodrigues da Silva (UFRN)

"Professor Liacir dos Santos Lucena: Uma Vida Dedicada à Universidade e à Ciência"

A história do Prof. Liacir é paralela à história da UFRN. A Universidade foi criada em 1958 e o primeiro vestibular para o curso de Engenharia Civil da UFRN, do qual ele participou e logrou êxito foi realizado em 1960. Nesta apresentação vou destacar inicialmente um resumo dos principais pontos de sua trajetória profissional em sequência cronológica. Eu chamo esta parte de Parte 1. Em seguida (Parte 2) vou contar alguns fatos marcantes, memoráveis e pitorescos da sua história nos corredores da UFRN.