I Semana da Consciência Negra:

lutas e (re)existências

16/11/2020 - 20/11/2020


SOBRE O EVENTO

A I Semana da Consciência Negra: lutas e (re)existências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, mpus Avaré, foi idealizada com o objetivo de trazer à visibilidade temas fundamentais atinentes às demandas da população afrodescendente no Brasil. Desse modo, o ciclo de conferências, ministrado e mediado por renomados pesquisadores/as, intelectuais e docentes do país, destaca-se por oferecer aos participantes a oportunidade de refletir acerca de questões candentes, como a representação do negro na arte; as relações étnico-raciais e a educação; a relevância da representatividade negra na política; o tópico do racismo no pensamento social brasileiro; a invisibilidade da mulher negra na esfera jurídica; a saúde da população negra; a relação entre a democracia no país e a luta negra; o direito das crianças e adolescentes negros no Brasil; a contribuição dos negros na ciência e a literatura infanto-juvenil negra.

A diversidade de temas que compõe o evento foi traçada com o propósito de mostrar aos participantes do ciclo de conferências que a experiência sociocultural da população negra no Brasil é complexa, plural e multiforme, de modo que não cabem visões monolíticas e simplistas acerca do que caracteriza a questão do negro. O negro é, aqui, para retomarmos as potentes formulações de Guerreiro Ramos (1957), “vida”, e não “tema”. Assim sendo, o intuito das atividades que integram a programação é alçar a população negra, para além do intuito de debater a sua “agenda”, enquanto sujeito de direitos e de conhecimento, como agente que pensa e faz história.

Ubuntu!




Promoção:

NEABI

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - IFSP

Pró-Reitoria de Extensão


Coordenação e Organização:

Rafaela C. Procknov

Isabel Cristina Correa Cruz

Evânia Maria Vieira


Rafaela C. Procknov

Docente EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP/Avaré). Especialista em Semiótica Psicanalítica Pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestra e Doutoranda pelo Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (DLM/USP).

Isabel Cristina Correa Cruz

Técnica-Administrativa. Membro do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE).

Evânia Maria Vieira

Bacharela em Sociologia e Política pela FESPSP. Especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP, Pós-Graduanda em dor pelo Hospital Albert Einstein e Instrutora de Mindfulness pela UNIFESP. Líder do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras- Marielle Franco, do Fundo Baobá. Docente da Comunidade Kolping São Vicente Férrer.

Comissão Organizadora:

Ana Raquel (aluna do 4º termo da Licenciatura em Letras, Português e Espanhol, do IFSP/Avaré)


Julia Borgo (aluna do 4º termo da Licenciatura em Letras, Português e Espanhol, do IFSP/Avaré)


Kettyla Almeida (aluna do 4º termo da Licenciatura em Letras, Português e Espanhol, do IFSP/Avaré)


Fernanda Lopes (aluna do 6º termo da Licenciatura em Letras, Português e Espanhol, do IFSP/Avaré)


Ronaldo Santos (aluno do 6º termo da Licenciatura em Letras, Português e Espanhol, do IFSP/Avaré)



Apoio:

CALIFSP-A

ACENTUANDO ESTÚDIO