Sobre a Semana

A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento no Estado do Pará foi instituída pela Lei 8.841, de 8 de abril de 2019, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 9 de abril de 2019. O objetivo do evento é promover, incentivar e divulgar atividades de ciência, tecnologia e inovação, inclusive seus avanços, no âmbito do Estado do Pará.

Em cumprimento à legislação, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) realizou uma programação no período de 24 a 27 de junho de 2019, com debates, seminários e demais reuniões como mesas redondas e palestras, além de exposições, cursos e oficinas sobre ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento.

A programação teve a parceria das entidades: Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do Estado do Pará, da Universidade do Estado do Pará - Uepa, do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Pará, da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do gabinete do deputado estadual Dirceu Ten Caten, autor da lei de criação do evento.

A abertura foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado e as demais atividades ocorreram nas dependências das entidades parceiras: Sebrae no PA, PCT Guamá e Sudam.

Em tempos de pandemia

Este ano, devido ao isolamento social como medida fundamental para o combate à pandemia da Covid-19, a Sectet, por meio da Diretoria de Ciência e Tecnologia (DCT), em alusão à Semana, irá realizar um ciclo de palestras no período de 23 a 26 de junho, com toda a programação online.

Toda a programação será voltada às ações, inovações, pesquisas e estudos sobre a pandemia, combate ao novo coronavírus e tratamento da Covid-19. Assim, o tema será "Em Tempos de Pandemia”.

As seguintes instituições irão contar com palestrantes no evento: Unirio, UFPR, UFPA, Uepa, Ufra, IFPA, Sebrae no Pará, UFF, Açaí Valley, Conjove, Finep, Observatório MCFC, INPI, RV ARQ, Sírio Libanês, Associação Arapiuns, ParaTic, Interceleri, ACTA, PCT Guamá, Abipti, NDAE, CMC -OAB, SBPC, Associação dos Produtores de Leite e Queijo, Conab, Sedap, Instituto Senai de Inovação em Tecnologia Minerais, Amachains, Redescobrindo Nosso Brasil, Ufam, Anprotec, Ufopa, Fapespa, entre outros.

Para participar não é obrigatório fazer inscrição prévia. Basta conferir a programação e acessar a sala virtual no link que ficará disponível na descrição de cada palestra ou mesa redonda. Quem quiser também pode se inscrever, facilitando a emissão dos certificados a quem solicitar.

A programação conta com renomados estudios@s, pesquisador@s, emprendedor@s do Pará e de outros estados brasileiros. Confira e participe!