A Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, foi fundada em 27 de janeiro de 1988 e, desde então, por meio do congregação de profissionais da Educação Matemática, contribui para o desenvolvimento da formação matemática no Brasil. É uma sociedade civil, de caráter científico e cultural, sem fins lucrativos e sem qualquer vínculo político, partidário e religioso. Já a Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Sergipe – SBEM-SE, foi criada em 30 de setembro do mesmo ano e teve, em seu cerne, a preocupação com o ensino de matemática no Estado. Sua representatividade nacional já foi muito expressiva, pois em 1995 sediou o V ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, maior e mais importante evento da área no Brasil. No entanto, nos últimos anos, a SBEM-SE teve sua regional desativada.
Assim, esta proposta de reativação da SBEM-SE, elaborada por professores de instituições de Ensino Superior e da Educação Básica, tem como base os princípios democráticos que regem a Sociedade Brasileira de Educação Matemática, ancorados na legalidade e na ética.
O grupo, com o desejo de fomentar o desenvolvimento do ensino da Matemática em Sergipe, tem como meta para o triênio 2020-2023 aproximar as pesquisas com a docência e a formação de professores que ensinam Matemática, de modo a promover a formação matemática de todo cidadão do nosso Estado. Nessa perspectiva, buscar unir a todos - professores, alunos, instituições e sociedade - no mesmo pensamento de valorização do ensino e do professor é a proposta da “Chapa: Revitalizar para incluir”.
Marta Élid Amorim Mateus
Diretora
Denize Souza
Vice-Diretora
Lenira Pereira da Silva
Primeira Secretária
Robson Santana
Segundo Secretário
Rafael Almeida
Primeiro Teroureiro
Danilo Batista
Segundo Tesoureiro
Valdeci Josefa de J. Santos
Primeira Suplente
Silvânia da Silva Costa
Segunda Suplente