O Serviço de Bibliotecas Escolares em parceria com as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Português realizou uma atividade colaborativa nas turmas de 7.º e 8.º ano, da Escola Básica D. António Ferreira Gomes. A atividade, na área da literacia dos media, foi adaptada de uma sugestão do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar da RBE e teve como principal objetivo apresentar o modelo de linguagem de IA Generativa como uma ferramenta de aprendizagem.
Em Cidadania e desenvolvimento e TIC, no âmbito do tema da Multiculturalidade adotado este ano no Agrupamento, os alunos foram desafiados a criar uma letra de rap (ou outro género musical à sua escolha) sobre o tema da multiculturalidade e do país que estavam a explorar no DAC.
Antes de darem asas à criatividade, assistiram a uma pequena introdução sobre os modelos de linguagem de IA generativa, como o "Gemini" e o "Copilot". Em pequenos grupos, elaboraram as "prompts" que depois orientaram estas ferramentas na criação das letras.
Posteriormente, na disciplina de português, os alunos assumiram o papel de críticos literários, analisando as suas criações em termos de estrutura formal: estrofes, métrica, rima e esquema rimático. Identificaram também os recursos expressivos utilizados, explorando o seu significado e importância na construção da mensagem.
Esta experiência revelou-se um verdadeiro sucesso, despertando o interesse e a curiosidade dos alunos, contribuindo para a sua formação nas diferentes disciplinas.
Em fevereiro, a Biblioteca Escolar em parceria com as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) realizou uma aula colaborativa nas turmas de 5.ºano da Escola Básica D. António Ferreira Gomes. A atividade, inspirada numa sugestão do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar da RBE, teve como objetivos a apropriação do significado de Inteligência Artificial (IA) e identificação de situações em que a mesma se manifesta.
Durante a aula, os alunos foram apresentados aos princípios básicos da IA através a projeção de um pequeno vídeo (Artificial intelligence explained in 2 minutes: What exactly is AI?), discutindo como essa tecnologia já faz parte do quotidiano e as suas potenciais implicações futuras. A abordagem da temática incluiu o debate em grande grupo e a sistematização das principais ideias numa apresentação eletrónica, individualmente ou em pequeno grupo.
A iniciativa foi bem recebida pelos alunos, que mostraram grande interesse e curiosidade sobre o tema.
No âmbito das disciplinas de EMRC e de História A e em articulação com a biblioteca escolar, os alunos do 12.º ano realizaram trabalhos de pesquisa subordinados ao tema “Mártires Cristãos do Nazismo”. O processo de recolha, sistematização e organização da informação foi orientado e monitorizado pelos docentes António Machado, que coordenou o projeto, e pelas docentes que lecionam História A do 12.º Ano.
Para a divulgação do produto final deste projeto, foi criado um padlet https://padlet.com/tojo_ocds/projeto-os-m-rtires-crist-os-do-nazismo-uma-abordagem-interd-g2qgacgv8c8umaa1 e organizada uma exposição, patente no espaço da biblioteca.
Na semana dedicada à Alimentação e no âmbito da aplicação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, o SBE desenvolveu um trabalho colaborativo com a disciplina de Ciências Naturais e o PES, em articulação com a professora Ana Ferreira, nas turmas A9.ºA, A9ºB e A9.ºC-
Através desta colaboração proporcionaram-se situações e modos de aprendizagem favoráveis ao desenvolvimento da literacia dos media de forma integrada com o currículo da disciplina e a literacia digital, promovendo o espírito crítico e a autonomia dos alunos. Assim, no contexto da promoção de hábitos alimentares saudáveis, os alunos realizaram inquéritos, com a ferramenta Mentimeter, que depois aplicaram à comunidade escolar.
Aprender coma BE - Ciências Naturais/STEM
No âmbito da aplicação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, o SBE desenvolveu um trabalho colaborativo com as disciplinas de Ciências Naturais e STEM, em articulação com as professoras Ana Ferreira e Conceição Rosa, nas turmas A7.ºA e A7.ºB.
Através desta colaboração proporcionaram-se situações e modos de aprendizagem favoráveis ao desenvolvimento da literacia da informação de forma integrada com o currículo da disciplina e a literacia digital, promovendo o espírito crítico e a autonomia dos alunos. Assim, no contexto do estudo do tema “Terra em transformação”, os alunos realizaram trabalhos sobre minerais, mobilizando diferentes fontes de informação.
Os trabalhos realizados no âmbito desta atividade são agora publicados.