Esta página contém instruções para gravar e editar o vídeo de apresentação para a edição online do DSW 2021.
Programação
Para iniciar este guia de instruções, queremos informar que os artigos foram separados em cinco sessões temáticas, para que possamos aproveitar ao máximo o tempo disponível. As sessões são: (1) Documentos, (2) Sociedade, (3) Aplicações diversas, (4) Cultura e (5) COVID-19.
Instrução Número 1: não ultrapasse o tempo.
Verifique na programação em qual sessão o seu trabalho será apresentado, e se atente para o tempo de apresentação. Alguns vídeos terão 8 minutos de apresentação, enquanto outros terão 5 minutos. Dessa forma, ao produzir o vídeo com a apresentação, JAMAIS ULTRAPASSE O LIMITE DE TEMPO, uma vez que (a) o tempo é critério eliminatório para a definição do prêmio de melhor artigo e (b) o seu vídeo será cortado quando chegar no tempo limite (i.e., 8:00 e 5:00), o que provavelmente deixará a plateia da sessão com aquela sensação estranha de que estava faltando uma parte da apresentação (e estava mesmo!).
Instrução Número 2: se atente ao conteúdo do vídeo, e busque "vender o seu peixe", para que outras pessoas da comunidade se convençam a usar seu conjunto de dados em futuras pesquisas.
Como já adiantamos, haverá um prêmio para o melhor trabalho do DSW 2021 que considerará a avaliação realizada por uma banca, a versão final do artigo e o vídeo da apresentação. Portanto, alguns cuidados extras são necessário na produção de um vídeo interessante e atraente para o público.
A comissão de organização do DSW 2021 definiu que o conteúdo das apresentações deve enfatizar os potenciais usos dos seus dados para as mais diversas aplicações. Pedimos, dessa forma, que mostrem (não necessariamente nessa ordem):
O que há de rico e único no seu conjunto de dados e que o faz ter um valor inestimável para futuras investigações;
Como as áreas da ciência da computação e outros campos do conhecimento podem se aproveitar de tais dados;
Quais as fragilidades dos dados, e como outros pesquisadores podem superar essas limitações; e
Quais as fontes dos dados e como eles estão disponíveis.
Instrução Número 3: prepare o vídeo com os cuidados técnicos necessários para engajar a audiência.
Agora vamos falar sobre a qualidade do vídeo. Equipamentos de filmagem e som geralmente são caros, e entendemos que não há como fazer uma produção hollywoodiana com a sua apresentação, mas também sabemos que o trabalho para a coleta dos dados, tratamento e escrita do artigo faz com que o vídeo mereça um capricho especial.
Dessa forma, algumas diretrizes podem ajudar para que o vídeo fique agradável para quem assiste.
Prepare o conteúdo. Escreva o script do vídeo e não tente falar de improviso. Defina os tópicos que serão abordados e estabeleça o tempo que cada um irá gastar. Algumas dicas simples e diretas podem ser encontradas nesse artigo. Apresentações mais curtas geralmente demandam mais tempo de preparação do que longas apresentações.
Prepare cada slide. Prepare a apresentação (se necessário) de forma que a plateia não gaste uma energia desnecessária lendo os slides ao invés de acompanhar o que está sendo dito. Lembre-se: o tempo é curto, e as informações devem ser claras e objetivas.
Agradeça. Lembre-se de acrescentar à apresentação os agradecimentos a agências de fomento ou qualquer outra instituição que tenha auxiliado com apoio financeiro ou de infraestrutura para o desenvolvimento do trabalho.
Grave o vídeo. Procure um horário e um local silencioso. Oriente a câmera na posição horizontal (paisagem). Se for usar a sua imagem, tenha certeza de estar bem enquadrada na imagem. Verifique se a iluminação não está ruim. Isso acontece quando (a) a luz atrás do objeto da filmagem é forte demais ou (b) não há iluminação suficiente à frente do objeto da filmagem. No caso (a), a luz de trás irá escurecer o rosto da pessoa, e o contraste será grande a ponto de não se conseguir discernir a imagem filmada. No caso (b), não se poderá ver as expressões faciais do/a apresentador/a, reduzindo bastante o engajamento do público.
Verifique o som. O som é o grande vilão das apresentações online. Se a imagem estiver ruim, ainda pode-se acompanhar o que a pessoa está falando, como um podcast. Porém, se o som estiver ruim, baixo ou com muito ruído, é certo que ninguém irá entender e desistirá da apresentação logo no início. Assim, tenha certeza que sua voz está em um volume alto o suficiente e ao mesmo tempo confortável para acompanhar. Verifique também se há sons de eco ou de barulhos externos afetando o som. Nesses casos, verifique se não há um ambiente mais adequado para a gravação. Evite AO MÁXIMO usar o microfone do computador ou do celular para captar o som sem o uso de um fone com microfone ou microfone dedicado.
Edite o vídeo. Essa parte é a mais complexa. E não há problema algum se você conseguir fazer o vídeo dentro do tempo adequado sem cortes ou edições. Porém, se entender que é necessário, faça cortes em partes que não ficaram boas, como pausas prolongadas, ou mesmo erros cometidos durante a gravação. Essa prática é excelente porque te permite errar e corrigir, sem interromper todo o processo e começar do zero novamente. Bons softwares de edição são o iMovie, Windows Movie Maker, entre outros vários listados também aqui.
Por último, e não menos importante, os prazos. Envie os vídeos por este link até 28/09/2021.