Orador: Guilherme Santos
Data: 12/02/2021
Oradora: Beatriz Curioso
Data: 26/02/2021 às 15:30
Orador: Gonçalo Araújo
Data: 03/03/2021 às 15h
Oradora: Sofia Costa
Data: 24/03/2021 às 15h30
Orador: Vítor Canhão
Data: 31/03/2021 às 15h30
Filiação:
- Vítor Augusto, CMA, Department of Mathematics, NOVA School of Science and Technology, Universidade NOVA de Lisboa
- Miguel Fonseca, CMA, Department of Mathematics, NOVA School ofScience and Technology, Universidade NOVA de Lisboa
- Ana Pires, MARE, Department of Environmental Sciences and
Engineering, NOVA School of Science and Technology, Universidade
NOVA de Lisboa
- Graça Martinho, MARE, Department of Environmental Sciences and
Engineering, NOVA School of Science and Technology, Universidade
NOVA de Lisboa
- Katarzyna Anna Papaj, Department of Environmental Sciences and
Engineering, NOVA School of Science and Technology, Universidade
NOVA de Lisboa
Orador: Stefan Sequeira
Data: 14/04/2021 às 15h
Resumo: Nesta sessão irei falar de algumas formas de ver classes de complexidade.
Se te estás a perguntar "o que é isso de classes de complexidade?", ainda bem que perguntas!
Pensa em qualquer problema matemático que tens de resolver, seja ele trivial ou de bater com a cabeça na parede. Quão difícil é esse problema? Quanto tempo esse problema requer para ser resolvido? Todas estas perguntas são completamente válidas, e todas estas questões intrigantes são respondidas pelas classes de complexidade! Elas, na sua essência, dividem problemas matemáticos de acordo com vários critérios, como o tipo de recursos e a quantidade necessária para resolver esses problemas!
"Mas se eu nem consigo resolver metade dos problemas que tenho, quanto mais saber separa-los!" Não te preocupes porque nesta sessão aprenderás formas muito boas de visualizar estas caixas! Máquinas de Turing, Computabilidade, P vs. NP, e muitas outras coisas vos esperam nesta sessão! Do que estás à espera? Todos são bem vindos!
Vem aprender como visualizar classes de complexidade naquele que é o trabalho que tenho estado a desenvolver no âmbito das bolsas Novos Talentos em Matemática da Gulbenkian!
Orador: José Reis
Data: 28/04/2021 às 15h30
Oradora: Beatriz Salvador
Data: 12/05/2021 às 15h
Resumo: Os Sistemas de partículas surgiram como uma ramificação da Teoria da Probabilidade, tendo-se rapidamente tornado uma área independente e em crescimento. Por fazer uso de técnicas multidisciplinares, frequentemente encontramos ligações desta área a outros campos da matemática. Assim, será que existirá alguma possível relação desta subárea das probabilidades às Álgebras de Lie?
Nesta palestra iremos responder a esta pergunta e explorar uma propriedade, a Dualidade, de um modelo de sistemas de partículas: Processo de Exclusão Simples Simétrico ("Simple Symmetric Exclusion Process - SSEP"). Vamos considerar o caso em que temos fronteiras abertas no espaço microscópico.
Veremos ainda brevemente algumas aplicações da Dualidade ao estudo das probabilidades de absorção e cálculo de correlações. Este trabalho faz parte do meu projeto de tese e bolsa de investigação do Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD) do Instituto Superior Técnico (IST), sob a orientação da Prof.ª Patrícia Gonçalves e Dr.ª Chiara Franceschini.
Orador: Noémia Simões
Data: 16/06/2021 às 15:00
Nesta comunicação apresentamos pistas para uma reflexão crítica sobre o ensino da matemática no nosso país.
Face aos desafios atuais, que nos convocam a repensar a educação matemática nos diferentes níveis de ensino, em particular no ensino secundário, estabelecemos um confronto entre as potencialidades que nascem das possibilidades abertas pela atual legislação e os bloqueios de práticas pedagógicas ainda muito assentes em rotinas, a nosso ver, demasiado disciplinares e/ou tecnocráticas... práticas que se nos afiguram bloqueadoras de projetos mais inovadores e, ao mesmo tempo, humanistas e eco-sustentáveis.
Por outro lado, apresentamos exemplos de práticas concretas que visam reforçar as conexões entre o ensino da matemática e projetos no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular, tendo em vista os horizontes educativos estabelecidos no Perfil do Aluno à Saida do Ensino Secundário (2017), entre outros.
Por último apontamos para as oportunidades que se abrem ao nível da formação de professores de matemática: propostas no sentido de uma gradual e efetiva inovação educativa que potencie caminhos de futuro – tijolos para uma nova casa, no sentido da construção de sociedades mais sustentáveis e democráticas, através de projetos interdisciplinares e participativos.
Orador: Márcio Valente
Data: 23/06/2021 às 15:00
Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84785070073?pwd=YTlMTHc4UDAxTEhXeDdDeW1vSlBDZz09
ID da reunião: 847 8507 0073
Senha de acesso: sam2021