O Desafio Marshmallow
A tarefa é simples: em 15 minutos 12 segundos, as equipas devem construir uma estrutura autónoma com 20 fios de esparguete cru, um metro de fita adesiva, 1 metro de cordel e um marshmallow. O marshmallow tem que ficar no topo da estrutura e inteiro.
Objetivos:
ü Estimular a criatividade;
ü Apelar à capacidade de colaboração (trabalho de equipa);
ü Criação de protótipos.
Participantes:
Comunidade escolar: alunos do 1º ao 12º ano (Seção Nacional) e do year 2 ao year 13 (Seção Internacional); docentes, encarregados de educação e funcionários.
Equipas de 3 a 5 participantes.
Material:
ü Esparguete Cru
ü Fita adesiva
ü Cordel
ü Tesouras
ü Marshmallow
ü Cronómetro
ü Fita métrica
Instruções:
1. Construir a estrutura mais alta em monobloco: A equipa vencedora é a que tem a estrutura mais alta medida da superfície da mesa até ao topo do marshmallow. Isso significa que a estrutura não pode ser suspensa a partir de uma estrutura superior, como por exemplo uma cadeira.
2. O Marshmallow inteiro deve estar no topo: O marshmallow inteiro precisa estar no topo da estrutura. Cortar ou comer parte do marshmallow desqualifica a equipa.
3. Use muito ou pouco do Kit: A equipa pode usar tantas ou tão poucas dos 20 fios, muito ou pouco da corda ou fita. A equipa não pode usar o saco onde está o material que é fornecido, como parte da sua estrutura.
4. Partir o esparguete, ou Fita: As equipas são livres para partir o espaguete, cortar a fita e corda para criar novas estruturas.
5. O Desafio tem a duração de 15 minutos e 12 segundos: As equipas não podem continuar a segurar a estrutura quando o tempo se esgotar. Aqueles que tocarem ou apoiarem a estrutura no final do exercício serão desclassificados.
Conclusões:
A lição no Desafio Marshmallow é compreender a necessidade de identificar as condições do nosso projeto, testar as várias possibilidades cedo e muitas vezes, encontrando o melhor caminho para atingir os objetivos. Esse é o mecanismo que leva à inovação eficaz.