FERRAMENTAS UTILIZADAS
SAFE FALL
SAFE FALL
O Canvas é uma ferramenta visual que permite planejar e estruturar modelos de negócio de forma simples e organizada, por meio de blocos que representam áreas-chave como proposta de valor, segmentos de clientes, canais, parcerias e recursos. Com essa ferramenta se torna possível alinhar melhor a visão estratégica e transformar a ideia em uma solução viável e bem direcionada.
A Matriz SWOT é uma ferramenta de análise estratégica que avalia os pontos fortes (Strengths), fracos (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) de um projeto. Essa análise foi fundamental para traçar estratégias mais sólidas e alinhadas aos nossos objetivos.
O Diagrama de Ishikawa, ou diagrama de causa e efeito, é uma ferramenta que ajuda a identificar e organizar as possíveis causas de um problema. Essa ferramenta foi fundamental para analisar os fatores que poderiam comprometer o funcionamento da pulseira para idosos e direcionar melhor as soluções e aprimorar o desempenho e a segurança do dispositivo.
A Matriz GUT é uma ferramenta utilizada para priorizar problemas com base em três critérios: Gravidade, Urgência e Tendência. Foi utilizada para definir quais desafios deveriam ser resolvidos primeiro, organizar as demandas de forma estratégica, focando nas questões que tinham maior impacto e necessidade de ação imediata.
O Scrum é uma metodologia ágil de gestão de projetos que se baseia em ciclos curtos de trabalho, chamados sprints, promovendo colaboração, adaptação contínua e entregas frequentes. Foi utilizado para organizar as etapas de desenvolvimento, dividir as tarefas entre os membros da equipe, acompanhar o progresso em reuniões rápidas (daily meetings) e ajustando o planejamento conforme surgiam novas demandas.
Para representação visual das etapas e do funcionamento do projeto foi utilizado o fluxograma, mostrando de forma clara o fluxo de informações e ações desde a detecção de uma queda até o envio do alerta para os contatos cadastrados. Essa ferramenta permitiu a visualização do processo completo e otimizar a estrutura do sistema para torná-lo mais funcional e confiável.