Missão do projeto
Facilitar o aprendizado de finanças de forma interativa com ferramentas focadas em engajamento e aplicabilidade.
Fornecer ferramentas de organização orçamentária que facilitem a vida das pessoas, disseminando o conhecimento financeiro básico de forma acessível e interativa.
Contexto
A insuficiência da educação brasileira é um fato com o qual a população convive desde sempre. Quando se fala de educação financeira, o cenário é ainda mais problemático. Felizmente, tem-se observado um aumento do engajamento da população por soluções digitais na área da educação para ajudar neste problema. Nesse sentido, este projeto propõe uma solução digital que ajudará alunos de cursos de Finanças e Negócios a fixarem o conteúdo visto em sala de aula por meio de exercícios interativos e conceitos de gamificação.
Metodologias
Para realizar esse projeto, foi essencial o uso de metodologias ágeis. Partindo da idealização do projeto, o método da Design Sprint direcionou o público-alvo, ajudou a equipe a selecionar features mais relevantes, para que na etapa final os integrantes pudessem realizar o primeiro protótipo e testá-lo com possíveis usuários. Em seguida, a metodologia Scrum assume maior relevância no projeto. A partir dela, a equipe foi capaz de escrever as histórias de usuário, organizar a rotina de trabalho em sprints para assim desenvolver a plataforma. Em paralelo às metodologias citadas, uma obra muito importante foi base durante todo o processo, a Startup Enxuta. O conceito de realizar ciclos rápidos (construir, medir e aprender), foram essenciais para decisões durante o desenvolvimento da plataforma.
Arquitetura
A equipe optou por soluções de back-end as a service (BaaS) para focar o desenvolvimento no front-end, utilizando o framework Angular.
Assim, toda a infra-estrutura do sistema é suportada por uma única plataforma com mecanismos de autenticação de usuário, banco de dados, funções serverless e hosting, o Firebase.