Lucas Nascimento dos Santos é licenciado em Música pela Universidade de Sorocaba (2014), com pós-graduação lato sensu em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Conchas (2016) e licenciatura em Pedagogia pela UNICID (2023). Concluiu também a formação em Violão Erudito pelo Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari, em Salto/SP (2016), e pela Escola de Música do Estado de São Paulo EMESP (2018).
Professor de Arte efetivo na Rede Estadual de Ensino de São Paulo, atuou como Professor Especialista em Currículo na Diretoria de Ensino Região de São Bernardo do Campo (2023 - 2025), sendo responsável pela formação e orientação de gestores educacionais e docentes.
Sua atuação no Núcleo Pedagógico envolveu o desenvolvimento de projetos educacionais, a organização de exposições e iniciativas voltadas à ampliação do acesso dos estudantes ao ensino superior. Entre suas contribuições, destaca-se como um dos responsáveis pela elaboração, diagramação e publicação da Revista DESBC periódico produzido pelo NPE-SBC com o objetivo de compartilhar materiais e boas práticas da Diretoria de Ensino Região de São Bernardo do Campo, de 2023 a 2025 (disponível em: https://cutt.ly/4eWOjEia).
Em 2025, realizou o seu primeiro evento de lançamento da obra "Rumo ao Ensino Superior: Da escola pública para a universidade", que contou com a participação de amigos, familiares e educadores.
Atualmente (2026), integra a equipe da Supervisão de Ensino da Unidade Regional de Ensino Região de São Bernardo do Campo, apoiando as escolas em seu âmbito administrativo e pedagógico, desenvolvendo ações para fortalecer o projeto de vida dos estudantes da rede pública.