LOOKING FOR SOME SMALL MARKS


2008

(videoinstalação | mini-DV transferido para ficheiro digital, ecrã dividido, cor, s/ som, 7 min 30 s)

Esta videoinstalação é apresentada em dupla projecção. O vídeo Looking for é projectado do lado esquerdo. O vídeo Some small marks é projectado do lado direito. Ambos os vídeos se conjugam e estabelecem ligações estéticas, espaciais e conceptuais entre eles.


Looking for some small marks tem lugar num grande parque de estacionamento de bicicletas construído sobre a água, junto a uma estação de comboios e autocarros - na Suécia - onde frequentemente se pode encontrar gente à procura da sua bicicleta por entre centenas, milhares de outras bicicletas.


Mais uma vez, desenvolvi trabalho artístico a partir da minha experiência pessoal. Eu próprio chegou a andar nesse espaço à procura da minha bicicleta e comecei então a gravar imagens e a realizar entrevistas com vista a descortinar estratégias e experiências de utilizadores locais. Foi exactamente de uma dessas entrevistas que surgiu o título.


Quem usa aquele parque, tem ou cria marcas especiais nas suas bicicletas de forma a identificá-las, reconhecê-las, memorizá-las. Dessa forma, o que inicialmente parece apenas um grande colectivo de veículos estacionados é na realidade habitado por inúmeras pequenas características individuais. São essas pequenas características particulares que cada pessoa procura para poder sair dali e continuar com as suas actividades quotidianas, com as suas vidas.


Ao longo do vídeo, os planos vão-se centrando mais em comportamentos e movimentos de pessoas nesse processo de busca do que é seu. Pela edição, constrói-se então uma espécie de coreografia a partir do quotidiano. As acções – onde as pessoas se encontram por momentos perdidas, confusas, frágeis, à procura de algo importante naquela altura – funcionam como metáfora de sentidos diversos.


Como artista tomei “some small marks” e uma simples acção do real para reflectir sobre identidades e sobre relações entre o individual e o colectivo, o privado e o público, o eu e o outro.