LOOKING BACK


2008

(fotografia | impressão Durst Lambda sobre papel brilhante Premium | dimensões: 8,70cm x 13cm em moldura de 26cm x 35cm)


(fotografia | impressão Durst Lambda sobre papel brilhante Premium | dimensões: 53,5cm x 80cm)

Looking back é uma fotografia tirada num passeio de bicicleta pelos campos em torno de Malmö, na Suécia, cidade onde vivi e estudei em 2007 / 2008.


Esta é uma fotografia sobre a memória. A memória pessoal (a partir do que deixei em Portugal) e a memória colectiva (pelo significado histórico que estes montes construídos há séculos pelo homem têm na cultura sueca e que eu desconhecia, apesar da imediata sedução visual que senti ao vê-los).


O monte colocado artificialmente naquele terreno plano é tão estranho quanto o candeeiro de iluminação pública no meio do nada, num descampado. Entre esses dois elementos estranhos ao seu contexto parece estabelecer-se uma relação. Uma relação distante no tempo e no espaço. Uma relação de observação entre o eu e o outro. Uma relação implícita entre o humano e o natural.


A apresentação da mesma imagem em diferentes escalas, ora pequena, ora grande – 8,70 x 13cm versus 53,5 x 80cm – visa estabelecer-se como metáfora da variação de dimensão que um “looking back” ao passado pode ter. Dependendo do momento, também a percepção da memória de um facto, varia de importância. E conforme a dimensão também varia a percepção desse facto. Pelo que a memória resulta numa coisa dinâmica e em permanente mudança, construção, ajustamento.


A exposição frente a frente das duas fotografias permitirá que o espectador ao olhar para trás – “looking back” – da fotografia maior tenha a mesma imagem mas numa escala menor; assim como ao olhar para trás – “looking back” – da fotografia menor tenha a mesma imagem mas numa escala maior.