LAMPS AFFAIR


2008

(fotografia | dimensões: 15,06 cm x 22,66 cm em moldura de 90 cm x 130 cm)


Garbage kiss e Lamps affair (just before the sunrise) são fotografias feitas a partir do bairro onde vivi durante a minha estadia na Suécia.


Garbage kiss toma a escultura de Brancusi (The kiss) simultaneamente como referente e como oposição. Garbage kiss não é uma escultura, é uma fotografia. E o objecto captado (pré-existente) são contentores do lixo e não um bloco de pedra. Apenas se remete para a obra de Brancusi pelo título e posterior associação de formas representadas. É o olhar do artista que projeta a possibilidade amorosa onde menos se espera.


Ao nível da apresentação formal, procurei uma tensão entre a reduzida escala das fotografias Garbage kiss e Lamps affair (just before the sunrise) e a grande escala das suas molduras (com extensos passe-partout’s). Serão as fotografias pequenas demais para as molduras? Serão as molduras grandes demais para as fotografias? E se nesse desencontro de dimensões se potenciar algo? E se for mesmo preciso subir a um escadote para chegar mais perto?


Certo é o convite da grande moldura com a pequena imagem a que o espectador, na impossibilidade de uma boa apreensão à distância, se aproximar fisicamente para poder ver bem a imagem. Imagem essa que, partindo do real, se transforma e ganha novos sentidos conceptuais e formais pelo título e pelo jogo de sedução.


Tanto em Garbage kiss como em Lamps affair (just before the sunrise), o real exterior e envolvente ao artista é captado e transformado para dar lugar à indizível realidade das suas vivências e afectos do momento.



Instalação das fotografias na Sala do Veado - Museu Nacional de História Natural